Pesquisas Inconformadas

sexta-feira, setembro 30, 2005

Como é que eu sei que o Inverno está à porta...

Já vejo o pôr-do-sol, da minha varanda, às 20:00 já está tudo escuro (e, em breve, às 18:00) e já não posso ir à praia, ao final da tarde, só de t-shirt...

Who let da dogz out?

Aí está, o que promete ser o melhor blog da blogosfera e arredores, lol.

RESERVOIR DOGS, o filme, faz 10 anos e aí está um blog com esse nome! Bem, quase...

domingo, setembro 25, 2005

Sem palavras...

É que num cei onde começare... se nas estatisticas que apontaum que em Protugal á menos analfabetos (mas, ainda assim, claramente em grande número)... Ou na lata de quem colocou ali aquele cartaz à laia de "Como isto está, este outdoor não estorva e prometo, se votarem em mim, melhorar este sítio, nem que seja removendo o outdoor (e deixando tudo como está até às próximas autárquicas".

Dedicado ao Animal :)

Fartei-me...

E liguei o Word Verification! Rastaparta o SPAM!

Controversa Felgueiria

O Ivan que me desculpe, mas esta parte do tal "texto indispensável" não passaria no teste do algodão:

"O artigo 204º do Código de Processo Penal prevê quais as circunstâncias que, verificando-se em concreto, poderão fundamentar a decisão de aplicar (entre outras medidas) a prisão preventiva a um arguido. Tais circunstâncias são: a existência de fuga ou de perigo de fuga, e os perigos de perturbação do decurso do inquérito ou da instrução do processo, de perturbação da ordem e da tranquilidade públicas ou de continuação da actividade criminosa.

(...)

Em termos estritamente formais, esta decisão faz todo o sentido; dizer que se verifica, em concreto, perigo de fuga, quando a arguida se apresentou voluntariamente ao Tribunal, é uma profunda estupidez
."

E o teste do algodão é o teste mais simples que possa haver. Volto alguns anos atrás e tenho 6 anos. A minha mãe entra no meu quarto e descobre uma série de malfeitorias e a mim, sozinho, no dito quarto. Ela parte para cima de mim, a deitar fumo pelas ventas, a dizer que me vai por de castigo em conjunto com umas boas palmadas e eu, enquanto me tento esquivar, vou-lhe dizendo que não fui eu, e tal, que aquilo foi obra da minha irmã, do vizinho, do piriquito e de todos-os-santinhos. Mas, ao ver que a coisa não pega, salto pela janela (moro num rés-do-chão, nessa altura) e fujo para casa de um familiar onde peço guarita durante a noite e nas noites seguintes até ela estar mais calma. Ao fim de alguns dias volto para casa, não sem antes ligar ao meu pai para me ir buscar. Garanto que não me livrava de umas boas palmadas e de ter ficado na mesma de castigo. Se não era por ter feito a feitoria era, agora, por ter fugido! E, creio, que isto se passaria com a maioria das mães que, podendo mesmo não dar as tais palmadas, colocariam na mesma os filhos de castigo.

Ora bem, pegando no texto, se o artigo 204 prevê a aplicação de prisão preventiva havendo existência de fuga ou perigo de fuga, então... mas ela não fugiu? Ou o código é explícito dizendo que, havendo fuga mas depois a mesma cesse por decisão do/a fugitivo/a, considera-se que a mesma nunca existiu? E onde é que na lei diz que a apresentação às autoridades elimina o risco de nova fuga? Onde? No pólo-sul, provavelmente! Devo ser muito estúpido, para não perceber isto, mesmo não sendo jurista. Isto deve ser tão claro como água e eu é que tenho cataratas nos olhos e vejo tudo turvo. E, se a continuação de actividade criminosa cessou porque a mesma suspendeu o mandato, se ela é candidata, a continuação da actividade criminosa não é possível e até latente? Isto não é brincar com a lei?

Que, realmente, muita da Comunicação Social e da "classe" política já a condenou, ou fez por isso, é uma realidade. Mas nem toda a gente que critica a forma como a senhora está-se a permitir andar em liberdade, como se nada de mal tivesse feito (porque fugiu do país e à justiça), tem interesses políticos ou mesmo interesses em denegrir a imagem da senhora. Se ela é culpada, ou não, que se decida isso à barra dos tribunais. Aquilo que não pode, não podia, mas aconteceu, foi que agora, todo o cidadão que seja alvo de uma medida coerciva, pode evitar a prisão preventiva escondendo-se o tempo suficiente para que possa inviabilizar as outras acções que ditam a dita medida e assim continuar depois, desde que se apresente às forças de lei, em liberdade como se nada se passasse.

Aliás permito-me até fazer um outro pequeno exercício tão mediático como este. Imagino que a senhora era, não uma autarca, mas uma juíza do tribunal de menores. A polémica que tinha sido instalada era não por causa de um saco azul, mas porque haviam acusações de que alguns menores tinham sido absolvidos, ou tido pena comutada, por alegados favorecimentos sexuais à mesma (logo, pedofilia). Se a mesma, ao juntar 2+2 (e com ajuda de alguns amigos dentro do ramo - da lei, não da pedofilia, claro) percebesse que ia ser alvo de uma prisão preventiva, "emigrasse" para a república dominicana, tókio ou timbuktu, enviando daí uma carta de rescisão e depois voltasse ao país, entregando-se à chegada, seria aceite, sabendo-se que ela poderia voltar a ser juíza novamente - não foi condenada, porque é que a barra havia de a expulsar? - e, com isso, fazer apenas um reset ao aparelho? Mas isto não é gozar com o sistema? Não é gozar com os portugueses? É legal? Que seja, mas que se entenda que não deveria ser e se tomem medidas para que, no futuro imediato (já nem digo próximo), o deixe de o ser, caramba!

Videovigilância II

Tivera eu visto este post antes :)

sábado, setembro 24, 2005

Les Triplettes de Belleville (o CD)

Perplexidade e uma certa alegria foi o que senti ao ouvir o fim da faixa 19, última faixa do CD. A música acaba e ouve-se silêncio. Vejo o tempo da faixa e percebo que vai a pouco mais de meio... espero mais uns segundos... nada... faço um pouco de fastforwarding (FF) e, num tom desafinado acompanhado por um piano que tinha tanto de desafinado, como descoordenado, ouço:

Numa casa portuguesa fica bem,
Pão e vinho sobre a mesa...
...
4 paredes caiadas,
e um cheirinho à'lecrim
...

:D

sexta-feira, setembro 23, 2005

Felgueiras Sempre Presente

A "Fatinha" lá se safou, para já, mas outra coisa não era de se esperar... ela tem tudo calculado desde o momento em que decidiu por-se ao fresco. Aproveitou aquela lacuna na lei. Sim, digo lacuna porque a lei deveria contemplar os casos em que os Srs. Candidatos já estão sobre investigação há, por exemplo, mais do que 12 meses de antecedência à candidatura.

Mas acho piada ao slogan... Felgueiras Sempre Presente. Ora Felgueiras, a região, não sai do sítio pelo que certamente o slogan é alusivo à candidata... mas ???? A candidata não esteve 2 anos ausente no Brasil? Ou é porque o Brasil é um país irmão que não conta? Do estilo, "Ah e tal, estava aqui em casa do teu irmão, pá, mesmo aqui ao lado, era só atravessar o oceano..."

Estou baralhado!

Carmona e Carrilho fazem as pazes

Depois do desaguizado após o debate, os dois candidatos finalmente trocam apertos de mão.

"Fui objecto de uma calúnia violenta em relação a uma matéria infame e a minha reacção na altura teve a ver com isso. Entretanto o Engº Carmona Rodrigues diz-me que não sabia da decisão judicial e que também se deixou envolver", explicou Manuel Maria.

Pois... e que tal explicar isso na altura, após o debate se não o conseguiu durante, ao invés de amuar e sair a deitar fumo pelas ventas? É que um político tem de dar o exemplo, LOL.

Por outro lado Carmona diz "já passou e ainda bem", faltando completar com "não vá o gajo ganhar e assim ainda posso tentar um tacho de vereador" :).

Lisboa sem carros...

Venho quase todos os dias de transportes e ontem, por necessidade mas também por falta de conhecimento, vim de carro! E não é que não notei nada, que era um dia europeu sem carros? Especialmente a tentar sair dos Olivais, em direcção a Benfica, às 17:30...

O Candidato Carrilho afirmou para o Metro:
"Para o ano haverá Dia Europeu sem Carros e eu próprio darei o exemplo andando de transportes públicos. Um político deve dar o exemplo."

Pois é! Um político deve dar o exemplo. E ele foi exemplarmente político... Não cumpriu o que devia mas colmatou essa lacuna com uma PROMESSA de o fazer PARA O ANO que vem (20 valores). Passou com distinção!

É caso para dizer que é um "candidato do carrilho", este homem!

Supermodelo Kate Moss perde vários contratos...

Depois da H&M, vêm agora as Chanel e Burberry anunciar que não renovam o contrato actual (a 1ª) e cancelaram (a 2ª) as campanhas que iriam ser lançadas.

O mais engraçado disto tudo é que é mais do que sabido que os modelos (vários), internacionais ou não, consomem drogas. A Cocaína é a mais apreciada até porque "ajuda a manter a silhueta" já que é excitante. Então porquê só agora todo este escândalo? Porque apareceu num tablóide de grande tiragem! Antes disso, ninguém queria saber...

E agora, José?

Das duas, três :). Ou a Kate se inscreve num programa de reabilitação e cura para a toxicodependência (e ganha uns kilitos) ou os modelos, a partir de agora, arriscam-se a ter de ir fazer xixi para o copo para assinarem e manterem os seus contratos :). Já estou mesmo a ver, no final do Fashion Show de Milano, aparecer um carequinha com uma lista com nomes e começar a chamar para irem ao teste anti-dopping :).

quinta-feira, setembro 22, 2005

Metrossexualidades

Vinha eu hoje a ouvir a prova oral na Antena 3 e o tema de hoje era a Metrossexualidade (ou a interpretação, ou falta de, que as pessoas têm dela).

Confesso que, do que ouvi, foi tudo muito superficial... tinham lá uma esteticista (! posso estar enganado, mas foi a ideia que fiquei pois não ouvi de início) e os temas rondavam à volta da depilação masculina, do uso de cosméticos (perfumes, cremes, esfoliantes), dos cuidados com a pele, com a roupa, etc. Dos "convidados" ao telefone tb tudo andava à roda disso. Uns admitiam depilar-se, outros diziam que não queriam ser metrossexuais se isso implicava ser como o white castle, umas ligavam para lá a dizer que gostavam muito dos seus namorados (uns + outros -) metrossexuais etc... mas não ouvi ninguém discutir a base dos conceitos, ficando apenas nos fait divers...

Primeiro vou tentar colocar aqui as minhas ideias, para depois as poder descrever extensivamente, para não correr o risco de perder a maioria delas: Não gosto de rótulos; Depilo-me em algumas zonas; Não faço a barba todos os dias (felizmente); Tenho cuidados com o meu corpo em geral; Tenho um vestuário e calçado diversificados; Sou heterossexual; O conceito de metrossexual foi criado por gays; Tenho muitos amigos gays com quem gosto de privar; O conceito metrossexual é explorado pela indústria de marketing porque o homem heterossexual é um filão de ouro por garimpar; O marketing feminino está esgotado nele próprio.

Creio que agora já vou conseguir agrupar estas ideias chave em textos intelegíveis:

- (: Não existe nenhum homem com 1m de sexo :). Logo o conceito metrossexual é, em si, como Freud certamente diria, um extensão do desejo masculino de ser maior, mais forte, mais possante. Piadas a parte, dado que o conceito deriva da junção de METROpolitano com heteroSSEXUAL, acredito piamente que, se o conceito se chamasse NANO ou MICROSSEXUAL, a maioria dos homens se desmarcaria inequívocamente. Como é METROssexual, ficam na dúvida e tal... não querem dizer que sim porque, regra geral, o "sufixo" sexual é mais usado com o prefixo homos, mas este prefixo METROs... se calhar é bom e tal, não convém dizer que não...

- Para um hetero que desde sempre foi habituado a ter cuidados básicos de higiene e que, na juventude, descobriu que alguns produtos melhoravam o aspecto borbulhento da pele, o aspecto de palha e a facilidade de pentear o cabelo encaracolado, que foi acompanhando as tendências da moda (masculina e feminina) e adaptando-se às alterações (cíclicas) da mesma, confesso que o conceito de metrossexual peca por ... tardio. Basicamente o homem desde há umas poucas gerações tem evoluído na sua maneira de ser, estar e pensar mas agora alguém descobriu um rótulo para o homem moderno e evoluído (seja ele metropolitano, ou não). Faço a barba quando me apetece. Por vezes gosto de ter a cara "lavada", outras gosto do aspecto da barba por fazer (a chamada barba de 2 dias, que dá aquele aspecto meio-malandro) e no inverno às vezes deixo-a crescer, quando a pachorra não abunda. Felizmente sou pouco peludo (e ainda bem, porque não gosto de pêlos) e, como tal, posso-me dar ao luxo de só ter de fazer a barba a cada 2 ou 3 dias. Coloco um bálsamo after shave e/ou um creme hidratante a seguir. Uso o creme hidratante para manter a pele hidratada e minimizar a ocorrência de pêlos encravados. Tomo banho todos os dias e uso desodorizante e perfumes. Tenho, em quase todos, pelo menos o perfume E o desodorizante e, de alguns meus preferidos, a linha completa (perfume, after shave, gel de banho, desodorizante). Corto as unhas das mãos e dos pés. Depilo algumas zonas por uma questão de gosto pessoal. Tenho cuidado com o meu corpo de uma forma geral. Tenho cuidado com a alimentação, tento fazer desporto regularmente, tenho cuidado com a pele, com o cabelo, tento dormir um mínimo de 5 horas e não mais de 10... Tenho um vestuário suficiente para me permitir vestir de acordo com o que me apetece e, se isso significar ir a um casamento sem gravata ou ir a uma festa de jeans rasgados e blazer, acontece no melhor estilo. Há muito que troquei os slips pelos boxers e deixei os slips para praticar desporto. Só que fazia isto e outras coisas ANTES, muitas delas muito antes, de aparecer o conceito de metrossexual o que me deixa baralhado... então se agora sou um metrossexual, antes era o quê? Ou o conceito de metrossexual é como o da pescada, antes de o ser, já o era (mesmo não sabendo)? Daí que rejeite o rótulo por completo;

- O conceito foi inventado, criado, descoberto, whatever, por gays. The beautifull people como, meritoriamente diria até, são chamados, são quem mais facilmente e comummente são identificados com as roupas fashion, os penteados extravagantes, os cuidados de beleza extremos, etc. São cultos e/ou instruídos e são pessoas com quem é agradável estar em variados eventos, desde festas a discussões sobre temas actuais. Interessam-se pelas novas tendências, sejam elas tecnologicas, políticas, literárias, entre outras. Cuidam do corpo num ginásio e usam vários produtos de beleza, fazem tratamentos de pele, massagens, SPA, etc... a maioria dos gays tem muitas amigas e muitas dessas amigas têm companheiros. Muitas das que têm companheiros começaram a "transpirar" alguns dos cuidados que os gays têm, para os seus companheiros e filhos. E este processo foi lentamente "cozinhando" de há umas duas décadas para cá. Obviamente que, nos EUA - onde apareceu o conceito, a diferença entre o homem metropolitano e o homem rural é maior. O mesmo acontece, acredito, em quase todos os países onde, por força da sua dimensão e/ou por força da disparidade numérica entre as populações urbanas e rurais, não haja um centro homogéneo em torno do qual rode a população masculina. Em todo o lado há a versão neanderthal (a peúga branca, a unhaca comprida, os cabelos no peito bem à mostra junto com o fio d'oiro e os cachuchos) e em todo o lado há a versão drag queen mas, é quando a maioria se encontra afastada destes extremos que se consegue uma maior homogeneidade. Mas faltava uma bandeira, um ícone, um símbolo vivo desta expressão de aspecto cuidado mas "muito macho" por dentro. A maioria dos modelos são gay mas, mesmo que não o sejam, a sua profissão exige que andem sempre na moda, pelo que não seriam o melhor exemplo. Precisava-se de alguém popular, com uma profissão popularmente masculina (nada de cabeleireiros ou bailarinos). Alguns cantores, como o Robbie Williams, eram bons candidatos mas os artistas não são idóneos o suficiente para serem um estandarte (sex, drugs & rock'n'roll não coadunam propriamente com uma imagem saudável), embora sejam um bom suporte para este pela parte do glamour... até que apareceu o David Beckam. É um jogador da bola, desporto "macho" e "viril" (apesar de todas aquelas palmadinhas e festinhas e abracinhos), casado com uma das mulheres mais bonitas (e fashion) do mundo e admite sem preconceitos cuidar de si e insinuar até que é esse o seu segredo com as mulheres. Admitiu até, numa ocasião, usar lingerie da mulher em algumas ocasiões. O conceito metrossexual ergueu a sua estátua e estancou de pedra e cal no mundo masculino.

- Quem são os principais dinamizadores (e benefíciários) de toda esta campanha de metrossexualidade? O mundo da moda (que me remete, novamente, ao ponto dos gays) e as agências de marketing e publicidade! Agora, um Figo, um Nuno Gomes, um Pauleta, um Cristiano Ronaldo, já não servem só para vender combustíveis, hambúrgueres ou queijo, servem para vender relógios, roupas, produtos de beleza masculina, tudo! Os jogadores da bola, em particular, e os desportistas em geral tornaram-se nos ícones da metrossexualidade, ajudados pelos já normais artistas (actores, músicos, artistas plásticos). Ele é vê-los com os seus fatos designer, as malinhas de viagem L-V (que podem ser muito boas, ou não, mas são feias a olho), a sua pele reluzende e luzidia, os dentes perfeitos (ok, há excepções, especialmente em PT), os penteados cuidados e diversos, rodeados de mulheres também elas bem cuidadas e com os carros que todos gostaríamos de ter. Mas, e é aqui que está o verdadeiro filão, o truque é que os estudos de mercado mostram que os homens são "melhores" consumidores que as mulheres. Não andam 5 horas num centro comercial para comprarem 3 peças de roupa, para cada uma dessas peças não andam 1h30m a ver todas as lojas que têm igual, ou parecida e, a cereja no topo, para eles o preço não interessa tanto como o prazer de ter aquela peça ou objecto. O MKT à volta dos produtos femininos anda-se a reinventar a ele próprio há décadas (há séculos, diria milénios, que as mulheres dominam este mercado). Uns milhares de anos têm tendência a fazer isso :). O MKT masculino abriu aqui uma nova janela que, qual poço de petróleo descoberto no próprio quintal, promete muitos e bons anos de rendimentos. As agências de MKT e PUB vendem a metrossexualidade como o ideal do homem perfeito e a indústria de moda (desde a roupa à cosmética, passando pelos acessórios, ginásios e spas) fornece-nos isso... mediante um preço.

quarta-feira, setembro 21, 2005

Ninguém para Sintra II

É pá, fizeram um blog e tudo...

Rompendo com preconceitos...

Um documento divulgado pelo Instituto da Psicologia da Universidade de Brasília (Brasil) revela que crianças talentosas de classes sociais baixas têm mau aproveitamento escolar e que a formação dessas crianças depende da conduta familiar
(...)

A psicóloga Jane Farias Chagas atribui esse dado a factores como dificuldades socioeconômicas, tédio do estudante, má organização do currículo escolar e preparação dos professores. "O superdotado de baixa renda encontra dificuldades muito maiores e têm realidades diferentes daquelas vividas pelos mais abastados, o que reflete directamente no seu rendimento escolar", afirma Jane. Muitos têm de trabalhar e estudar, dependem de vários transportes diariamente e não encontram na escola pública um ambiente rico em recursos sócio-culturais que respondam às suas expectativas. "Eles acabam não tendo condições de explorar seu potencial e ficam frustrados", reforça a pesquisadora.

Precisamente por causa do desempenho acadêmico insatisfatório, muitos sobredotados passam despercebidos. "É necessário um olhar mais apurado para perceber o potencial dessas crianças e dar um acompanhamento correcto", explica Jane. Dos 67 alunos matriculados na turma especial para sobredotados em que Jane foi professora, apenas 14 eram menos favorecidos. "Mais retraídos e com baixa auto-estima, esses talentos podem ser perdidos se pais e professores despreparados não entenderem que notas baixas não significam falta de capacidade", alerta a psicóloga. Já existe um programa daquele instituto voltado para dar orientações a pais de crianças sobredotadas.

O resto da história está aqui.

Rita aumenta de intensidade

O furacão aumentou de intensidade e prevê-se que possa chegar a nível 4...

Espero que o povo americano comece a entender, e a pressionar os seus sucessivos governos, que podemo-nos enganar o tempo que quisermos, mas a natureza não se deixa enganar. Continuo a achar isto irónico...

Extraordinário...

...Grande Ordinário.

Era assim que Carmona Rodrigues definia o facto de Miguel Carrilho não lhe apertar a mão, no final do debate na SIC.

Esta semana de férias foi produtiva :).

Sinceramente, como é que ainda hoje há pessoas assim. Não nutro qq tipo de simpatia por Carmona mas, o Carrilho, conseguiu descer abaixo dos calcanhares deste, com tamanho gesto. Pensou o quê? Que ninguém ia reparar? Que já não estava a ser filmado? Teve azar... Pensou mal, muito mal. Votem nele, votem ...

Já que estou a bater no anormal...

"SEGURANÇA E SAÚDE NAS ESCOLAS" é um dos outdoors deste... muito bonito! Lírico até... só não explica como... vai fazer o quê, concretamente? Colocar enfermeiros à beira da reforma (os tais que o governo quer manter no activo até aos 65 anos)? Aí temos sáude mas não muito segura... Vai aumentar o policiamento? Com que operativos? Ou vai colocar seguranças privados que, legalmente, não têm valor nenhum e, em caso de problemas graves são os primeiros a fugir? Pois... era bom ter uma coisa mais concreta, não? Como "DAR A CARA POR LISBOA"! Ou não :).

O Treinador

Era uma vez um treinador. Um treinador de sucsexo! Tinha uma equipa invejável e ganhadora. Mas esse treinador não estava contente, a sua (equipa) era pequenina. Ainda por cima os outros treinadores, das equipas vizinhas, começaram a reparar nos seus jogadores e começaram a cobiçá-los, indo buscar alguns. Ele não podia fazer nada, não podia ir contra as directivas da SAD e contra a vontade dos jogadores... Então o treinador teve uma ideia. Criar uma equipa grande o suficiente para que possa perder alguns jogadores pelo caminho e ainda assim ganhar jogos. Mas a equipa tinha subido de divisão e começou a perder alguns jogos. O treinador ficou preocupado e continuou a ir buscar mais jogadores. Continuou a perder jogos e começou a meter os suplentes no lugar dos titulares, para que estes (os titulares) estivessem frescos para os jogos "importantes". Não percebeu que todos os jogos são importantes, até o campeonato estar assegurado. A equipa continou a perder e agora o treinador culpa os suplentes por não jogarem tão bem como os (antigos) titulares. Ele tinha de fazer alguma coisa... então começou a dar-lhes treino num campo mais pequeno, só há uma bola para todos, deixou de fazer aquecimentos (o que começou a causar algumas lesões), os médicos, massagistas e fisioterapeutas... só para os antigos titulares que, curiosamente, só jogam de vez em quando!

"SE ELES NÃO JOGAM (bem) A BEM, JOGAM A MAL" - foram as últimas palavras que se ouviram da boca do treinador.

Qualquer semelhança entre este treinador e alguns "chefes" é pura coincidência... ou não!

sábado, setembro 10, 2005

Militâncias

Na tua boca fiz a recruta,
Nos teus seios, a especialização,
Tornei-me Cabo em torno da tua anca,
Tenente,
Nesse teu ondular de serpente,
Do teu ventre,
Capitão.
Fui o Major desse teu pescoço,
Num ápice passei de Coronel a Marechal,
Com muito esforço
e dedicação,
Aos teus pés, entrego a minha rendição,
Agora e sempre, teu General.

Deu-me pra isto :)

Última hora!

Duas personalidades de renome, estrangeiras, confirmaram há pouco o seu apoio total a Soares...

São elas:

Alzheimer e Parkinson.

:)

quinta-feira, setembro 08, 2005

Furacão “Katrina”: UE e NATO recebem pedido de ajuda dos Estados Unidos

Vem tarde mas...

"Em comunicado, o comissário europeu para o Ambiente, Stavros Dimas, indicou que os Estados Unidos solicitaram “kits” de emergência médica, cobertores, camiões com água e 500 mil refeições já preparadas, sendo que está a ser identificado outro tipo de necessidades."

Então mas não havia um senhor, chamado Fidel, que tinha mais de 1000 médicos para enviar para lá, para ajuda? E não aceitaram! Não devem estar a precisar... pelos menos os governantes!

Não gosto de dar o dito por não dito...

Acerca de post Anonymous de SPAM.

Mas sou obrigado a reconhecer... retirar os privilégios dos comments obriga a que apenas utilizadores do Blogger.com possam deixar comentários, o que não agrada nada porque não gosto de monopólios (só o jogo).

Como tal, restou-me apagar o comentário e resta-me, no futuro, utilizar o "trash bin" para outros que venham no futuro! :(

Ninguém para Sintra

No seguimento do post sobre Fernando Seabra e no seguimento de uma falha na comunicação com uma pessoa amiga. Nota-se bem a diferença linguística motivada por uma gralha (neste caso foi auditiva, mas escrita percebe-se bem):

Slogan actual:
"Ninguém pára Sintra"

Slogan real:
"Ninguém para Sintra"

quarta-feira, setembro 07, 2005

A Videovigilância de Carrilho

Não gosto de política, mas sou obrigado a debatê-la e a confrontá-la porque me afecta todos os dias da minha vida.

Não moro, mas infelizmente trabalho em Lisboa. Mas, mesmo que não trabalhasse, considero este assunto como um mau prenúncio e um perigoso precedente que se pode alastrar a outros município, como as bandas sonoras nas estradas (embora considere este assunto muito mais perigoso de lidar).

A videovigilância não resolve nada. Ou melhor, liricamente até será possível dizer que actuará como detentor de algumas acções criminais. Mas, para isso, é necessário conhecerem-se todas as variáveis das equações, todas as equações possíveis e, mais importante, dados estatísticos credíveis que nos permitam dar tamanho passo. Porquê? Porque:

1- Afronta claramente contra a liberdade individual de cada um pois, mesmo em situação passiva, as câmaras registam tudo e todos que por elas passarem, a toda a hora. É o efeito Big Brother sem que, para tal, nos tenhamos inscrito;
2- Não é de descurar a forma como as mesmas vão ser colocadas, nem os locais. Onde e como as mesmas vão ser colocadas? Vai ficar ao cuidado de quem? Sob que pretextos? Nas zonas com maior criminalidade (seria lógico)? E novas câmaras em todas as zonas onde a criminalidade exceda um valor a definir? E que valor é aceitável? Que tipo de crime é aceitável e qual o tipo de crime hediondo o suficiente para colocar lá uma câmara de vigilância? E, depois, quem impede o estado de recorrer à videovigilancia para outros propósitos?
3- Creio não estar em erro quando digo que vão ter de ser feitas alterações à constituição. Dada a forma leviana como as alterações às leis têm sido conduzidas, as minhas reservas são muitas neste campo;
4- Cria um sério precedente em termos de abandono de um estado de direito em favor da criação de um estado policial.

A bandeira da videovigilância está a ser levantada para se mostrar como a solução de males que, há muito, vem corrompendo a sociedade em geral. Mas não soluciona o pior dos males que é o contínuo recurso, por parte da classe política, a medidas avulsas que pecam, em excesso, por notoriedade e grandiosidade e, em defeito, pela aplicação clara, segura, notória e com resultados comprovados das mesmas (tomo como exemplo o novo código da estrada que, praticamente mais nada foi feito além de se aumentar o valor das coimas). A falta de meios (pessoas ou objectos) das forças de segurança resulta numa inoperabilidade suficientemente grande para agirem como detentoras do crime. A escalada da criminalidade traz a necessidade de mais meios e com isso temos a bela da pescadinha de rabo na boca. Se depois juntarmos o tempo que um processo demora a ser julgado e a actual e crescente descridibilização do sistema judicial em PT... a videovigilância pode surgir como a luz ao fim do túnel. Mas essa pequena luzinha vermelha, intermitente, não se revela o final do túnel mas sim um beco onde, escrito em grafitti, se pode ler:

BIG BRODA'S WATCHIN' U

Ainda sobre o Katrina

Porque razão deveria George Bullshit enviar ajuda mais cedo a New Orleans se aquela cidade deve centrar o que o (actual) governo americano mais detesta? A maioria da população é negra, pobre e muitos falam francês!

Negros e pobres, se calhar ainda lá iam... agora falarem francês? Mas que raio, já não chegam os vizinhos canadianos a norte e eles ainda têm de levar com francês na sua própria terra? Assim matam-se uns quantos pobres (literalmente) coitados e arrasa-se uma cidade para depois a volta a construir, dando empregos miseráveis aos mesmo pobres (e que assim continuarão) coitados que ficaram sem casa. Empregos esses que serão na construção das casas que foram arrasadas, estimulando assim a economia dado que a construção é um factor positivo no desenvolvimento da economia americana (fonte - RTP1, telejornal), mas casas essas que já não serão habitadas pelos que agora as constroem, mas antes por uma nata que há muito anseia por aqueles terrenos e está agora na mão dos especuladores imobiliários.

terça-feira, setembro 06, 2005

Another 4 years of Bu(l)sh Administration...

http://www.voanews.com/

God Bless America... coz it'll need He's Blessing 2 survive!

segunda-feira, setembro 05, 2005

Ironias

Entrando na fase de rescaldo do Katrina não consigo evitar pensar que é, no mínimo, irónico que o país mais poluente e que não rectificou o protocolo de Kioto (ou Quioto).

Só é pena é que, como sempre, seja sempre nos mais desafortunados (New Orleans é das zonas mais pobres) que a trajédia se abate. Esperemos que agora comecem a fazer mais pressão no seu (des)governo.

quinta-feira, setembro 01, 2005

My 1st BD!

Estou excitadíssimo. Sendo um adepto de banda desenhada há anos que não comprava nada porque, meio em jeito de desespero, percebi que nunca iria poder ler todos os livros que gostaria e que o preço era cada vez mais upa upa. Bem, nessa altura tb era estudante e depois a mesada não dava para os copos :P.

Hoje, ao fazer as compras, passei na secção de livros e vi um que me chamou à atenção. Sobre o aparecimento de Wolverine, como tudo começou... abri-o, folheei-o e deliciei-me. Gastei os melhores 9€ desde há algum tempo e senti-me como quando era um teenager e comprei a minha primeira ESC (por acaso, a reedição desde o nº1)!

Está lá em casa, em cima da cama, à espera de mim quando me for deitar... agora só temo, qual toxicodependente, ter iniciado uma série de eventos cósmicos que me vão levar a gastar rios de dinheiro em BD! :)