Pesquisas Inconformadas

segunda-feira, abril 26, 2004

The Passion of the Christ III

Vi o filme tentando não me envolver no drama exacerbado do mesmo. Vi-o como quem vê um documentário no canal história e, visto dessa forma, não me causou grande polémica.

Tem boas cenas de realização, tem também alguns erros, tem drama, tem polémica, tem muito sangue e brutalidade, demasiado até. Não posso dizer que tenha gostado do filme, se calhar porque não me deixei envolver... mas também não posso dizer que não tenha gostado dele, se calhar também porque não me deixei envolver...

Tirando o "pormenor" (que se tornou um pormaior) de que no filme são os próprios Judeus, e não os Romanos, que exigem a sua crucificação, vi o filme como um bom remake do filme que vi várias vezes, no São Jorge em Lisboa, enquanto criança: Jesus da Nazaré.

Mixed feelings... opiniões contraditórias... É um bom filme, mas não creio que seja tão bom que não se possa esperar por ele em DVD. É um bom documentário, na medida em que fornece uma perspectiva diferente (condicionada pela visão do realizador - mas não são todos?), mas documentários podem-se ver na calma do sofá...

The Passion of the Christ II

Ora fui ontem ver o filme e qual não é o meu espanto quando vejo que o título original é mesmo "The Passion of the Christ"!

Ora não desfazendo das afirmações do meu post anterior (embora não se apliquem neste caso, aplicam-se em incontáveis outros casos), isto remete-me para o outro lado das traduções... as que, não sendo uma tradução à letra, igualmente não são fiéis ao original.

Neste caso a tradução correcta seria "A paixão do Cristo" ou, melhor ainda, "A Paixão d'O Cristo" fazendo menção ao facto de ele ser o primeiro e o verdadeiro Jesus Cristo, o Nazareno! É para isto que serve aquele "the" entre os "of" e "Christ". Para que o título fosse traduzido como "A paixão de Cristo" o original deveria ser "The Passion of Christ", o que não é.

Isto para não falar nos títulos como "A minha namorada tem amnésia" quando o original é "My first 50 dates"! Apesar da expressão em inglesa não ter uma correcta tradução por causa da palavra "dates", que tanto pode ser traduzida para "datas" como, neste caso, para "encontros ou saídas com um par".

Preso por ter cão, preso por não ter? Não me parece. O que quero dizer é simples. Nos casos em que o título permite uma tradução literal (e correcta no mesmo sentido que o original), faça-se. Nos casos em que não permite creio que se deve manter o sentido do título original, pois quem são os tradutores para imporem o seu título por cima daquele que o realizador idealizou para o seu filme? No exemplo dado, "A minha namorada tem amnésia", é pouco mais que um título subjectivo e sensacionalista, onde o leitor que ainda não "let's look @ da traila" fica sem saber se o mesmo se refere a um filme cómico ao estilo americano ou um drama ao estilo europeu! "My first 50 dates" é uma comédia romântica e o título original deixa antever isso mesmo por várias razões... está em inglês, as palavras "my (...) dates" indicam um leve travo romântico e as palavras "first 50" incluem a "punch line" cómica (ninguém se lembra dos seus 50 primeiros encontros...) :).

quinta-feira, abril 22, 2004

The Passion of the Christ!

Não, este não é mais nenhum post sobre as virtudes e/ou os defeitos do filme (até porque ainda não o vi)...

Este post é sobre aquelas brincadeiras que se fazem, sobre o nacional desenrascanso, das traduções à letra das línguas estrangeiras... e que são motivo de piadas, anedotas, especulações e sei lá o que mais.

Pois eis que vi uma tradução do nome do filme, num filme em DivX, literal...

Ora de "A paixão de Cristo" resultou "The passion of the Christ"! E prontos! Eles não saberem, então traduzirem assim, tázaver?

É caso para dizer "Perdoai-lhes Senhor, pois eles não sabem o que fazem!"

Então e que tal 1GB (sim, 1GM, não 1MB) de email grátis?

Surpresa! Venho aqui colocar um post e... vejo que o Google GMail (abreviatura de GigabyteMail) já entrou em fase Beta e, como utilizador do blogger.com, tenho direito a ser um dos primeiros a testá-lo, em todo o mundo!

Querem 1GigaByte de Mail GRÁTIS? Então esta é a vossa oportunidade de começarem o vosso próprio blog, com endereço de email personalizado de acordo com o blog...

O meu endereço de gmail é... oinconformado@gmail.com :).

Agora estou curioso para ver a resposta da Microsoft (MSN Hotmail) e da Yahoo :). O futuro adivinha-se de batalhas sangrentas... que bom :)!!!

terça-feira, abril 20, 2004

Frases inventadas II

Esta frase tem alguma origem na expressão inglesa "Cry me a river" (quem não conhece a música?), mas só me apercebi disso depois de a ter escrito (até aí devia estar com a cabeça noutro sítio)!

Chorar o Douro e o Guadiana

Mas além da original não ficar bem numa tradução à letra, tenho de reconhecer que esta é muito mais criativa até porque permite "configurá-la" com os nomes dos rios preferidos de cada um.

Mesmo assim, reconheço que esta não é 100% original :).

Quem quer ficar com este cachorrinho "colocar_aqui_raça_do_cão"?

Pergunto-me se há alguém que tenha internet que não tenha recebido já (pelo menos) um email destes:

"Subject: Fw: Raça_do_cão


Façam um favor a uma amiga ao terem em atenção este mail. É uma ninhada de X raça_do_cão a 2 semanas de serem abatidos!

Quem é que quer um? Pois se ninguém os quiser, daqui a 2 semanas os donos terão que os abater...

Se nao vos interessar, espalhem o mail, por favor.

Quem estiver interessado contactar o/a nome_do/a_imbecil_que_deixou_a_cadela_engravidar:

endereçoemail@

Obrigado."


É que nas primeiras vezes ainda pensei "Bem, azares acontecem!", mas agora já recebo pelo menos um email destes por semana! Ora isto quer dizer que ou anda aí muita gente distraída, ou então há muita gente imbecil que não faz a mínima ideia do que é ter um animal de companhia! E, principalmente, do que é que deve fazer ao animalzinho logo desde que o recebe, para evitar complicações no futuro!

Se não têm condições para os ter, não os tenham! Agora não se venham é depois safar, com chico-espertices, à custa da boa vontade dos outros, porque isto já é abuso! Tenho impressão que se tivesse ficado com um animal por cada email, agora tinha mais cães que a União Zoófila!

Custa muito levar a gata/cadela a esterilizar? Se calhar custa! É certamente mais barato mandar abater os animais, quando nascerem. Isto é de uma crueldade atroz! É verem-se os animais como mercadoria, como uns peluches que se mexem... só que estes "peluches" são seres vivos, com necessidades, com sentimentos e ignorá-los é demonstrar ignorância ao mais básico nível. A estes senhores só me apetece gritar-lhes aos ouvidos, comprem um SONY AIBO!

sábado, abril 17, 2004

Frases novas inventadas

Se bem que sem o mesmo contexto, apenas em conceito, inspirado por esta senhora e a sua Etimologia hebdomadária (volto a escrevê-lo, apenas em conceito - não vá parecer que eu me queira colocar em tão alto patamar), decidi inserir no blog uma parte, a escrever quando houver motivo, de frases ou expressões (que não deixam de ser frases - duh!) inventadas e originais.

Entenda-se inventadas pelo simples facto de que isso apenas significa que nunca as li/ouvi em qualquer lado antes - o que não quer dizer que outra pessoa, numa qualquer outra parte do mundo, as tenha dito - pelo que não reclamo nenhuns direitos de autor, antes pelo contrário. Se as escrevi é porque lhes acho piada e porque certamente as usarei se me lembrar e quando surgir uma oportunidade para o fazer (não me estou a ver a usar alguma expressão pipiana a meio de uma reunião, por exemplo).

E para ser justo, tenho de atribuir também boa parte do crédito ao Pipi pois depois de ler o seu blog, não contente, ainda "gamei emprestado" o livro a um colega meu - diga-se de passagem que é a melhor leitura de casa de banho desde que os livros do tio patinhas deixaram de ser traduzidos em português-BR e começaram a ser para português-PT - e com o qual me tenho rido a bandeiras despregadas, caralho! Pois o livro está cheio de neologismos interessantes. Atrevo-me a dizer que até Bocage o acharia, no mínimo, original!

Ora a frase de hoje foi uma frase que me veio à cabeça do nada enquanto pensava na capa de uma revista masculina deste mês:

(autêntico) Borracho a três cores!

Qual a sua explicação? Primeiro tenho de ir ao 5º ano, às aulas de educação visual, onde, erradamente, ensinaram naqueles anos a mim e a uns milhares de alunos imberbes, que todo o espectro de cores se resumia a 3 cores básicas (hoje sabe-se que não é assim), a saber : Vermelho, Amarelo e Azul (agora tb se diz magenta, amarelo e cião). Ora um borracho a três cores será então um borracho com tudo no sítio, a saber: tem cabeça (com um cérebro funcional), uma carinha de meter inveja às Helena Christiensen, Monica Belluci e Charlize Theron e um corpo capaz de causar vários acidentes de trânsito!

Porque não então "Borracho a 5 cores", para ser mais correcto? Porque não tem tanta piada! E porque o três é um número mágico. Além do três significar a Santíssima Trindade, tem uma série de conotações comuns com as quais as pessoas se acostumaram. Quantas pessoas pensam em actividades "a três", quantos adolescentes não estão já felizes e contentes de terem "perdido os 3" e quantos outros não estão envergonhados (agora que os perdi - os três -, sei que sem razão) por ainda os terem com eles, e muitas coisas mais com que facilmente se pode associar o mágico (em magia, conta-se até três quando não se dizem outras palavras mágicas) número?

:c)

Coragem podre

Estava no café, a tomar o meu café da manhã, sentado junto à máquina do tabaco. Aproxima-se um sr. de alguma idade e demonstra uma manifesta dificuldade em perceber como a máquina funcionava... automaticamente dou por mim a pensar (é bom que não precises de ajuda, queres matar o vício, tudo bem, mas fá-lo sozinho) quando ele me dirige aquele olhar meio inocente, meio desesperado e me pergunta se lhe consigo tirar aquele tabaco (e aponta). Levanto-me, carrego no botão correspondente e aparece o preço - 2,15. "Dois euros e quinze" digo eu, e volto-me a sentar. Ele responde com um "obrigado, não estava a perceber nada disto", coloca as moedas, carrega no botão, saio o tabaco e ele sai porta fora com o maço na mão!

Que posso dizer? Sou um sentimentalóide :cP ! Não resisti aqueles olhinhos tristes e aos cabelos brancos!

quinta-feira, abril 15, 2004

Reflexão

Passados pouco mais de 6 meses desde que abri este blog, ou blogue, tenho desde há algum tempo pensado em fazer uma remodelação... arrumar os cantos à casa.

Tenho lido bastantes blogues embora faça aqui referências a muito poucos, pois não quero parecer o Prof. "Martelo" (in Contra-Informação) a recomendar aqueles livros todos que eu duvido que ele tenha lido - por isso coloco aqueles que realmente gostei e que valem a pena empregar o meu tempo a ler! Primeiro foi a remodelação dos links e agora vai a remodelação da própria frase de abertura do blog... se tiver tempo, até o aspecto visual mudo... e coloco um sítio para comentários que ainda não me dei ao trabalho de ver como fazer.

Esta remodelação impõe-se porque sinto que o meu blog precisa de evoluir. Continuo a fazer isto por gozo, mas acho que ele tem de alguma forma reflectir-me. A principal diferença que encontro nos outros blogues é a de que são feitos já com a noção de que vão haver mais pessoas a ver o blog e, portanto, são feitos em grande parte para quem os vai ver. Os textos são feitos para irem ao encontro das pessoas que de alguma forma se identificam com cada blog. Já eu tenho outra postura. Tendo a perfeita noção que o meu blog seria visto por outros, este blog foi escrito para ser meu e, por isso, é escrito para mim. Se os outros o quiserem ler, porreiro, mas ele reflecte os meus pensamentos, os meus estados de espírito, as minhas ansiedades e/ou esperanças e também as minhas frustrações. Não reflecte a minha maneira de ser na vida porque está destinado, desde o princípio e como o nome indica, a dar um destaque apenas aquela minha parte rabugenta. Não diria o meu lado lunar porque esse só mostro quando não há uma réstia de luz do sol, mas aquele lado crítico, que não gosta de ser calado, amordaçado e que gostava de gritar em plenos pulmões, do topo do edifício mais alto da cidade "Mas está tudo a dormir ou está tudo doido? Acordem, caralho!" e depois ver as caras de medo e/ou espanto de quem apenas passava na calçada ou de quem tinha vindo à janela matar a curiosidade. Talvez seja por isso que adoro ler estes dois blogues, por me divertir toneladas com a doce acidez e a suave brutidão dos seus posts.

Espero com este blog aprender (e isso tem vindo a acontecer), aprender comigo mas também com os outros. É por isso que quero inserir a hipótese de os visitantes deixarem os seus comentários. É também por isso, e não só, que visito (quase) diariamente outros blogues e vou, qual turista pelas ruas de alfama, me "perdendo" nas vielas da blogosfera... diria, aliás, da blogosfeira pois isto parece também as feiras da ladra, do relógio, de Carcavelos e outras mais, tudo junto. Há de tudo para todos, cada um pode só vender, bradando aos céus ao bom estilo feirante ou simplesmente expondo e esperando que algum olhar mais interessado descubra o que temos para vender, comprar, apenas passear para ver, ou fazer tudo ao mesmo tempo, dia a dia, apenas com a certeza de que temos um lugar garantido, um espaço só para nós, neste estádio das palavras, onde elas se encontram, agrupadas, por noviços ou por autênticos escultores da língua portuguesa, formando as mais toscas ou sofisticas, imberbes ou maduras frases e textos, gratuitos (até ver), para gáudio de quem assiste, porque assiste porque assim o quer.

E daqui a 6 meses, ou 6 anos, voltar a olhar para trás, para mim, "preso" nestas linhas e verificar a minha evolução, ou a falta dela. Serei eu um inconformado conformado, ou um Inconformado com I grande e pêlo na venta? :)

Guerras por SMS

in Visão, hoje:

"Militância sem fios
As mensagens escritas e os blogs ajudaram a derrotar o PP espanhol e a divulgar as últimas manifestações contra a guerra, em Portugal."

Só é pena não ter começado no tempo das inspecções da ONU no Iraque! Se calhar tinha-se corrido com o Saddam via SMS...

Se calhar os chefes de estado dos EUA e Irão têm cada um um blogue e linkaram-se um ao outro. Isso explicava a súbita negociação entre ambos os países agora...

Se calhar, se se enviarem SMS suficientes e colocarem-se posts suficientes em blogues, consegue-se acabar com o armamento nuclear na Koreia (1º) e depois no mundo...

Ou não...