Após um dia de trabalho infernal (tudo estoira numa 2ª de manhã!), veio-me à cabeça algo...
Gosto do CAOS. Ajuda-me a manter as coisas em ORDEM!
segunda-feira, novembro 22, 2004
Paradoxos
Publicada por
L'enfant Terrible
às
16:07
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quarta-feira, novembro 17, 2004
quarta-feira, novembro 10, 2004
Pirataria
A pirataria informática é coisa que conheço desde que comecei a jogar computador, na altura num ZX Spectrum 68K! Mas o que se resumia a um copiar de cassetes (os jogos eram uma sequência de sons gravados em suporte magnético - fita) e que deu lucros a muitas lojas de electrónica, hoje em dia evoluiu e assumiu contornos assustadores.
Na altura a pirataria era algo de que pouco se ouvia falar, mais que não seja não haviam leis que a regulassem coerentemente. Com o evoluir das máquinas veio o evoluir dos jogos e, consequentemente, um maior cuidado das companhias que os "fabricavam" em garantir que os seus lucros não fossem "desviados" por uma qualquer lojinha de esquina que se limitava a comprar um exemplar e depois vender cópias ilegais a um preço barato, sem manuais nem qualquer suporte (logo prestando nesse aspecto um mau serviço em várias frentes).
Hoje em dia a pirataria organizou-se ao ponto de não raro se ver nas ruas, em "bancadas" improvisadas, até ciganos a venderem cópias de filmes em DVD. Digo "até ciganos" porque até esse momento a actividade comercial do "cigano de rua" (à falta de termo melhor) era (tentar) vender umas máquinas fotográficas, uns relógios ou uns óculos de sol e, nas feiras, roupas "de fábrica".
Qual é o meu problema com a pirataria? Não consumo, eu próprio, títulos variados piratas? O meu problema é que, neste momento, o negócio da pirataria está praticamente a dar mais dinheiro que o negócio da venda legal desses mesmos títulos (estima-se que é mais rentável - seguro é, certamente - que a venda de droga)! O meu problema é que toda a pirataria que consumi e/ou consumo é gratuita. Adquiri-a sem gastar um tostão (excepto se contar com as horas gastas a navegar, os CD/DVD comprados e a electricidade...) e, portanto, não alimento mercados paralelos. Não dou dinheiro a ninguém, ponto final, excepto quando gosto mesmo de determinado jogo/filme e aí perco o amor ao dinheiro e compro uma cópia legal do mesmo. O meu problema é que, o negócio paralelo, está a gerar riqueza em mãos erradas! Em mãos daqueles que tudo fazem para ter um lucro fácil e que, portanto, não são senhores de muitos princípios e/ou escrúpulos. E o meu problema é que, cedo ou tarde, o feitiço vai-se virar contra o feiticeiro e, quem se lixa, é o àvido consumidor. Sim! Porque as grandes companhias não vão sustentar esses mercados para elas próprias terem prejuízos e, os parasitas da pirataria, vão-se virar para outras áreas mais rentáveis assim que lhes apertarem os calos. E sabe-se lá o que é que vão fazer com o dinheiro que entretanto ganharam. Financiar facções terroristas, grupos mercenários para-militares, ou "simplesmente" tentarem formar eles próprios um "clã" mafioso.
Na prática não sou contra a pirataria, até porque as demos de muitos jogos e trailers de muitos filmes muito prometem mas depois o título completo pouco cumpre (como o Windows95 e sucessores). E moralmente reconheço que a mesma é errada, pois parte de um princípio errado. Mas também o é o princípio das grandes companhias que é o de "Não interessa se é realmente bom o que vendemos, temos é de vender... e bem!!!". Nesse aspecto vejo o papel dos hackers e crackers como o dos actuais Robin dos Bosques. Ora e nessa mesma linha, o que vejo actualmente, é que alguns desses "Robin of Sherwood" foram mal aconselhados e tornaram-se eles próprios naquilo, ou pior, que tanto criticavam. Ao invés de roubarem dos ricos para darem aos pobres, roubam dos ricos para venderem aos pobres. Cobram pelos seus serviços e isto, a meu ver, tanto naquela altura como agora é absolutamente inaceitável. Até porque, com eles a ficarem ricos, quem é que vai roubar deles?
Na altura a pirataria era algo de que pouco se ouvia falar, mais que não seja não haviam leis que a regulassem coerentemente. Com o evoluir das máquinas veio o evoluir dos jogos e, consequentemente, um maior cuidado das companhias que os "fabricavam" em garantir que os seus lucros não fossem "desviados" por uma qualquer lojinha de esquina que se limitava a comprar um exemplar e depois vender cópias ilegais a um preço barato, sem manuais nem qualquer suporte (logo prestando nesse aspecto um mau serviço em várias frentes).
Hoje em dia a pirataria organizou-se ao ponto de não raro se ver nas ruas, em "bancadas" improvisadas, até ciganos a venderem cópias de filmes em DVD. Digo "até ciganos" porque até esse momento a actividade comercial do "cigano de rua" (à falta de termo melhor) era (tentar) vender umas máquinas fotográficas, uns relógios ou uns óculos de sol e, nas feiras, roupas "de fábrica".
Qual é o meu problema com a pirataria? Não consumo, eu próprio, títulos variados piratas? O meu problema é que, neste momento, o negócio da pirataria está praticamente a dar mais dinheiro que o negócio da venda legal desses mesmos títulos (estima-se que é mais rentável - seguro é, certamente - que a venda de droga)! O meu problema é que toda a pirataria que consumi e/ou consumo é gratuita. Adquiri-a sem gastar um tostão (excepto se contar com as horas gastas a navegar, os CD/DVD comprados e a electricidade...) e, portanto, não alimento mercados paralelos. Não dou dinheiro a ninguém, ponto final, excepto quando gosto mesmo de determinado jogo/filme e aí perco o amor ao dinheiro e compro uma cópia legal do mesmo. O meu problema é que, o negócio paralelo, está a gerar riqueza em mãos erradas! Em mãos daqueles que tudo fazem para ter um lucro fácil e que, portanto, não são senhores de muitos princípios e/ou escrúpulos. E o meu problema é que, cedo ou tarde, o feitiço vai-se virar contra o feiticeiro e, quem se lixa, é o àvido consumidor. Sim! Porque as grandes companhias não vão sustentar esses mercados para elas próprias terem prejuízos e, os parasitas da pirataria, vão-se virar para outras áreas mais rentáveis assim que lhes apertarem os calos. E sabe-se lá o que é que vão fazer com o dinheiro que entretanto ganharam. Financiar facções terroristas, grupos mercenários para-militares, ou "simplesmente" tentarem formar eles próprios um "clã" mafioso.
Na prática não sou contra a pirataria, até porque as demos de muitos jogos e trailers de muitos filmes muito prometem mas depois o título completo pouco cumpre (como o Windows95 e sucessores). E moralmente reconheço que a mesma é errada, pois parte de um princípio errado. Mas também o é o princípio das grandes companhias que é o de "Não interessa se é realmente bom o que vendemos, temos é de vender... e bem!!!". Nesse aspecto vejo o papel dos hackers e crackers como o dos actuais Robin dos Bosques. Ora e nessa mesma linha, o que vejo actualmente, é que alguns desses "Robin of Sherwood" foram mal aconselhados e tornaram-se eles próprios naquilo, ou pior, que tanto criticavam. Ao invés de roubarem dos ricos para darem aos pobres, roubam dos ricos para venderem aos pobres. Cobram pelos seus serviços e isto, a meu ver, tanto naquela altura como agora é absolutamente inaceitável. Até porque, com eles a ficarem ricos, quem é que vai roubar deles?
Desta vez ele ganhou! Mesmo?
A polémica volta a estalar...
http://www.bluelemur.com/index.php?p=388
É muito estranho que os inquéritos à boca das urnas, por mais incertos que sejam, estejam bastante aproximados nas votações em papel e com bastantes discrepâncias, a favor do EmBushte, na votação electrónica.
Mais estranho ainda é saber que uma das empresas que forneceu as máquinas de votação electrónica é de um dos apoiantes de EmBushte...
http://www.bluelemur.com/index.php?p=388
É muito estranho que os inquéritos à boca das urnas, por mais incertos que sejam, estejam bastante aproximados nas votações em papel e com bastantes discrepâncias, a favor do EmBushte, na votação electrónica.
Mais estranho ainda é saber que uma das empresas que forneceu as máquinas de votação electrónica é de um dos apoiantes de EmBushte...
Publicada por
L'enfant Terrible
às
01:26
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
sábado, novembro 06, 2004
O código Da Vinci?
Ou é mais uma corrente de como enriquecer facilmente à custa da ignorância alheia?
Dá que pensar:
http://bmotta.planetaclix.pt/
Ainda não li o livro, mas sei quem o tem e vou pedir emprestado. Assim, se o autor deste site tiver razão, não financio intentos gananciosos. Se achar que não tem, e gostar mesmo dele, como gostei da trilogia Conversas com Deus de Neale Donnald Walsh compro-o!
Dá que pensar:
http://bmotta.planetaclix.pt/
Ainda não li o livro, mas sei quem o tem e vou pedir emprestado. Assim, se o autor deste site tiver razão, não financio intentos gananciosos. Se achar que não tem, e gostar mesmo dele, como gostei da trilogia Conversas com Deus de Neale Donnald Walsh compro-o!
Publicada por
L'enfant Terrible
às
10:02
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
sexta-feira, novembro 05, 2004
O caso Martelo, unplugged...
PS quer "reprivatizar" império mediático da PT
João Pedro Henriques
"O PS vai apresentar um projecto de lei que para obrigar a PT a abrir mão dos meios de comunicação social que detém através da Lusomundo ("JN", "Diário de Notícias", TSF, "24 Horas", entre outros). A intenção foi ontem anunciada pelo secretário-geral do PS, José Sócrates, que assumiu a ligação directa deste anúncio à saída de Marcelo Rebelo de Sousa da TVI. "O caso é grave, chegou o momento de agir", disse."
(...)
"José Sócrates explicou que o projecto visa "proibir" que o Estado "directa ou indirectamente" detenha participações em meios de comunicação social, exceptuando-se esta regra ás empresas que compõem o chamado "serviço público" (RTP, RDP e Lusa)."
Tarefa trabalhosa esta, de mexer com os grandes! Vamos ver se não cai em saco roto...
Parece-me bem... parece...
"O projecto do PS visa directamente o universo da PT, mas pode ter implicações noutros meios. Por exemplo, no "Jornal da Madeira", propriedade do governo liderado por Alberto João Jardim."
Hehehe, esta vai dar luta, de certeza!
"PSD diz que é acto de "mea culpa"
Ouvido pelo PÚBLICO, o líder parlamentar do PSD, Guilherme Silva, considerou que o projecto do PS para "reprivatizar" a Lusomundo representa da parte dos socialistas um "processo de mea culpa" e um "acto de arrependido". No seu entender, os socialistas "estão a voltar atrás na renacionalização" dos media pertencentes à Lusomundo, revelando isto "dois pesos e duas medidas conforme estão no poder ou na oposição". Guilherme Silva escusou-se a afirmar se concorda ou não com a substância dos projectos apresentados por José Sócrates."
PSD chuta para canto...
"O líder do PS, por seu lado, garantiu: "Se [este pacote legislativo] não for aprovado agora será quando ganharmos as eleições, em 2006." "
E o PS reclama Penalty! O "estádio" aguarda em suspense a decisão final!
João Pedro Henriques
"O PS vai apresentar um projecto de lei que para obrigar a PT a abrir mão dos meios de comunicação social que detém através da Lusomundo ("JN", "Diário de Notícias", TSF, "24 Horas", entre outros). A intenção foi ontem anunciada pelo secretário-geral do PS, José Sócrates, que assumiu a ligação directa deste anúncio à saída de Marcelo Rebelo de Sousa da TVI. "O caso é grave, chegou o momento de agir", disse."
(...)
"José Sócrates explicou que o projecto visa "proibir" que o Estado "directa ou indirectamente" detenha participações em meios de comunicação social, exceptuando-se esta regra ás empresas que compõem o chamado "serviço público" (RTP, RDP e Lusa)."
Tarefa trabalhosa esta, de mexer com os grandes! Vamos ver se não cai em saco roto...
Parece-me bem... parece...
"O projecto do PS visa directamente o universo da PT, mas pode ter implicações noutros meios. Por exemplo, no "Jornal da Madeira", propriedade do governo liderado por Alberto João Jardim."
Hehehe, esta vai dar luta, de certeza!
"PSD diz que é acto de "mea culpa"
Ouvido pelo PÚBLICO, o líder parlamentar do PSD, Guilherme Silva, considerou que o projecto do PS para "reprivatizar" a Lusomundo representa da parte dos socialistas um "processo de mea culpa" e um "acto de arrependido". No seu entender, os socialistas "estão a voltar atrás na renacionalização" dos media pertencentes à Lusomundo, revelando isto "dois pesos e duas medidas conforme estão no poder ou na oposição". Guilherme Silva escusou-se a afirmar se concorda ou não com a substância dos projectos apresentados por José Sócrates."
PSD chuta para canto...
"O líder do PS, por seu lado, garantiu: "Se [este pacote legislativo] não for aprovado agora será quando ganharmos as eleições, em 2006." "
E o PS reclama Penalty! O "estádio" aguarda em suspense a decisão final!
Publicada por
L'enfant Terrible
às
16:11
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Desta vez ele ganhou!
Bush ganhou! Desta vez sem polémicas, embora os USofA estejam claramente divididos sobre a sua sucessão. Há quem diga que ele deve aproveitar estes 4 anos para "fazer as pazes" com os americanos e o mundo! Eu só acredito vendo...
Publicada por
L'enfant Terrible
às
11:42
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Livros inúteis I
Publicada por
L'enfant Terrible
às
10:54
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
terça-feira, novembro 02, 2004
Nunca é demais rever...
Publicada por
L'enfant Terrible
às
18:06
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
segunda-feira, novembro 01, 2004
And now for something completely different...
Gato fedorento! Quando é que sai o DVD?
Publicada por
L'enfant Terrible
às
23:40
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Subscrever:
Mensagens (Atom)