Pesquisas Inconformadas

quarta-feira, janeiro 26, 2005

Gato de Esquerda? Blog Fedorento?

A ler... está excelente :)

http://gatofedorento.blogspot.com/2005_01_23_gatofedorento_archive.html

Parabéns RAP :). É caso para dizer, que cagaste bem de alto no PPM (o indivíduo, não o colectivo). Este homem é um mestre.

Os Informáticos

Quando ingressei no curso de informática, no complementar, foi por pura carolice. Ou era isso ou era desporto, mas a informática intrigava-me. Quando consegui o meu primeiro emprego, na área de informática, fiquei banzado. Nessa altura a procura era maior que a oferta e os sistemas computorizados, apesar de já estarem instalados há uns anos, ainda estavam numa fase precoce. Era a fase de transição, com o aparecimento da Internet. Nessa altura o informático era um sabe-tudo, um homem-dos-sete-ofícios. Percebia de tudo um pouco e, por isso, era sempre conveniente tê-lo por perto e pagava-se por isso.

Hoje em dia o mundo não pode viver sem informáticos que, apesar de mais especializados, nunca se restringem, como se atletas de alta informatização (i.e. alta competição) fossem, a uma "modalidade". De um programador , a um hacker, passando por um profissional de T.I., todos percebem de programação, de sistemas de segurança, percebem de hardware, de software, todos sabem piratear umas músicas ou uns jogos, etc... Mas, talvez por causa dessa generalização e abundância de informáticos, o informático está-se a tornar, hoje em dia, o operário comum. Cada vez mais são mal pagos para trabalharem em áreas críticas e/ou sensíveis e não há, da parte dos empregadores, uma compreensão de como os avaliar, remunerar e como os potenciar para que, com uma força de trabalho tão boa em mãos, se possa evoluir a empresa e na empresa.

Estamos a caminhar para terrenos pantanosos. Numa era em que a inactividade momentânea de um servidor pode significar prejuízos avultados a várias empresas (e, consequentemente, maiores à empresa responsável pela manutenção do dito servidor/serviço), ter lá um Zé Manel a trabalhar horas a mais, com ordenado a menos, sem formação específica e de qualidade, é jogar à roleta russa e é esta permissividade que me choca. Choca-me porque, se houver borschtta, não é o director de recursos humanos e/ou o director do departamento do Zé Manel que saem prejudicados. Não! Quem sai prejudicado é o Zé, que vai para a rua. E os senhores directores, com o seu no bolso, carro de serviço e outras regalias, metem mais um anúncio em jornais e em empresas de trabalho temporário, à procura de mais um Zé Manel que lhes tape o buraco (salvo seja), por tuta e meia e que se possa tornar um bode expiatório se a coisa der para o torto (shit roles downhill, como dizem os américas). Mas se a coisa der mesmo para o torto, lá estão os senhores directores a abandonar a empresa, quais ratos num navio que se fundeia, para cargos de direcção noutra futuras empresas falidas ou, pior, geridas com dinheiros dos contribuintes.

sexta-feira, dezembro 31, 2004

Despedida do ano...

"Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para frente... tudo vai ser diferente!
Carlos Drummond de Andrade"


Como poderia eu discordar? :)

quarta-feira, dezembro 29, 2004

Tanto tempo assim?

Para o ano que vem...

Parece tanto tempo!

segunda-feira, novembro 22, 2004

Paradoxos

Após um dia de trabalho infernal (tudo estoira numa 2ª de manhã!), veio-me à cabeça algo...

Gosto do CAOS. Ajuda-me a manter as coisas em ORDEM!

quarta-feira, novembro 17, 2004

Errar é humano...

...persistir no erro, isso, é americano!

Frase para os próximos 4 anos.

:)

quarta-feira, novembro 10, 2004

Pirataria

A pirataria informática é coisa que conheço desde que comecei a jogar computador, na altura num ZX Spectrum 68K! Mas o que se resumia a um copiar de cassetes (os jogos eram uma sequência de sons gravados em suporte magnético - fita) e que deu lucros a muitas lojas de electrónica, hoje em dia evoluiu e assumiu contornos assustadores.

Na altura a pirataria era algo de que pouco se ouvia falar, mais que não seja não haviam leis que a regulassem coerentemente. Com o evoluir das máquinas veio o evoluir dos jogos e, consequentemente, um maior cuidado das companhias que os "fabricavam" em garantir que os seus lucros não fossem "desviados" por uma qualquer lojinha de esquina que se limitava a comprar um exemplar e depois vender cópias ilegais a um preço barato, sem manuais nem qualquer suporte (logo prestando nesse aspecto um mau serviço em várias frentes).

Hoje em dia a pirataria organizou-se ao ponto de não raro se ver nas ruas, em "bancadas" improvisadas, até ciganos a venderem cópias de filmes em DVD. Digo "até ciganos" porque até esse momento a actividade comercial do "cigano de rua" (à falta de termo melhor) era (tentar) vender umas máquinas fotográficas, uns relógios ou uns óculos de sol e, nas feiras, roupas "de fábrica".

Qual é o meu problema com a pirataria? Não consumo, eu próprio, títulos variados piratas? O meu problema é que, neste momento, o negócio da pirataria está praticamente a dar mais dinheiro que o negócio da venda legal desses mesmos títulos (estima-se que é mais rentável - seguro é, certamente - que a venda de droga)! O meu problema é que toda a pirataria que consumi e/ou consumo é gratuita. Adquiri-a sem gastar um tostão (excepto se contar com as horas gastas a navegar, os CD/DVD comprados e a electricidade...) e, portanto, não alimento mercados paralelos. Não dou dinheiro a ninguém, ponto final, excepto quando gosto mesmo de determinado jogo/filme e aí perco o amor ao dinheiro e compro uma cópia legal do mesmo. O meu problema é que, o negócio paralelo, está a gerar riqueza em mãos erradas! Em mãos daqueles que tudo fazem para ter um lucro fácil e que, portanto, não são senhores de muitos princípios e/ou escrúpulos. E o meu problema é que, cedo ou tarde, o feitiço vai-se virar contra o feiticeiro e, quem se lixa, é o àvido consumidor. Sim! Porque as grandes companhias não vão sustentar esses mercados para elas próprias terem prejuízos e, os parasitas da pirataria, vão-se virar para outras áreas mais rentáveis assim que lhes apertarem os calos. E sabe-se lá o que é que vão fazer com o dinheiro que entretanto ganharam. Financiar facções terroristas, grupos mercenários para-militares, ou "simplesmente" tentarem formar eles próprios um "clã" mafioso.

Na prática não sou contra a pirataria, até porque as demos de muitos jogos e trailers de muitos filmes muito prometem mas depois o título completo pouco cumpre (como o Windows95 e sucessores). E moralmente reconheço que a mesma é errada, pois parte de um princípio errado. Mas também o é o princípio das grandes companhias que é o de "Não interessa se é realmente bom o que vendemos, temos é de vender... e bem!!!". Nesse aspecto vejo o papel dos hackers e crackers como o dos actuais Robin dos Bosques. Ora e nessa mesma linha, o que vejo actualmente, é que alguns desses "Robin of Sherwood" foram mal aconselhados e tornaram-se eles próprios naquilo, ou pior, que tanto criticavam. Ao invés de roubarem dos ricos para darem aos pobres, roubam dos ricos para venderem aos pobres. Cobram pelos seus serviços e isto, a meu ver, tanto naquela altura como agora é absolutamente inaceitável. Até porque, com eles a ficarem ricos, quem é que vai roubar deles?

Desta vez ele ganhou! Mesmo?

A polémica volta a estalar...

http://www.bluelemur.com/index.php?p=388

É muito estranho que os inquéritos à boca das urnas, por mais incertos que sejam, estejam bastante aproximados nas votações em papel e com bastantes discrepâncias, a favor do EmBushte, na votação electrónica.

Mais estranho ainda é saber que uma das empresas que forneceu as máquinas de votação electrónica é de um dos apoiantes de EmBushte...

sábado, novembro 06, 2004

O código Da Vinci?

Ou é mais uma corrente de como enriquecer facilmente à custa da ignorância alheia?

Dá que pensar:
http://bmotta.planetaclix.pt/

Ainda não li o livro, mas sei quem o tem e vou pedir emprestado. Assim, se o autor deste site tiver razão, não financio intentos gananciosos. Se achar que não tem, e gostar mesmo dele, como gostei da trilogia Conversas com Deus de Neale Donnald Walsh compro-o!

sexta-feira, novembro 05, 2004

O caso Martelo, unplugged...

PS quer "reprivatizar" império mediático da PT
João Pedro Henriques

"O PS vai apresentar um projecto de lei que para obrigar a PT a abrir mão dos meios de comunicação social que detém através da Lusomundo ("JN", "Diário de Notícias", TSF, "24 Horas", entre outros). A intenção foi ontem anunciada pelo secretário-geral do PS, José Sócrates, que assumiu a ligação directa deste anúncio à saída de Marcelo Rebelo de Sousa da TVI. "O caso é grave, chegou o momento de agir", disse."

(...)

"José Sócrates explicou que o projecto visa "proibir" que o Estado "directa ou indirectamente" detenha participações em meios de comunicação social, exceptuando-se esta regra ás empresas que compõem o chamado "serviço público" (RTP, RDP e Lusa)."

Tarefa trabalhosa esta, de mexer com os grandes! Vamos ver se não cai em saco roto...
Parece-me bem... parece...

"O projecto do PS visa directamente o universo da PT, mas pode ter implicações noutros meios. Por exemplo, no "Jornal da Madeira", propriedade do governo liderado por Alberto João Jardim."

Hehehe, esta vai dar luta, de certeza!

"PSD diz que é acto de "mea culpa"

Ouvido pelo PÚBLICO, o líder parlamentar do PSD, Guilherme Silva, considerou que o projecto do PS para "reprivatizar" a Lusomundo representa da parte dos socialistas um "processo de mea culpa" e um "acto de arrependido". No seu entender, os socialistas "estão a voltar atrás na renacionalização" dos media pertencentes à Lusomundo, revelando isto "dois pesos e duas medidas conforme estão no poder ou na oposição". Guilherme Silva escusou-se a afirmar se concorda ou não com a substância dos projectos apresentados por José Sócrates
."

PSD chuta para canto...

"O líder do PS, por seu lado, garantiu: "Se [este pacote legislativo] não for aprovado agora será quando ganharmos as eleições, em 2006." "

E o PS reclama Penalty! O "estádio" aguarda em suspense a decisão final!