A "Fatinha" lá se safou, para já, mas outra coisa não era de se esperar... ela tem tudo calculado desde o momento em que decidiu por-se ao fresco. Aproveitou aquela lacuna na lei. Sim, digo lacuna porque a lei deveria contemplar os casos em que os Srs. Candidatos já estão sobre investigação há, por exemplo, mais do que 12 meses de antecedência à candidatura.
Mas acho piada ao slogan... Felgueiras Sempre Presente. Ora Felgueiras, a região, não sai do sítio pelo que certamente o slogan é alusivo à candidata... mas ???? A candidata não esteve 2 anos ausente no Brasil? Ou é porque o Brasil é um país irmão que não conta? Do estilo, "Ah e tal, estava aqui em casa do teu irmão, pá, mesmo aqui ao lado, era só atravessar o oceano..."
Estou baralhado!
sexta-feira, setembro 23, 2005
Carmona e Carrilho fazem as pazes
Depois do desaguizado após o debate, os dois candidatos finalmente trocam apertos de mão.
"Fui objecto de uma calúnia violenta em relação a uma matéria infame e a minha reacção na altura teve a ver com isso. Entretanto o Engº Carmona Rodrigues diz-me que não sabia da decisão judicial e que também se deixou envolver", explicou Manuel Maria.
Pois... e que tal explicar isso na altura, após o debate se não o conseguiu durante, ao invés de amuar e sair a deitar fumo pelas ventas? É que um político tem de dar o exemplo, LOL.
Por outro lado Carmona diz "já passou e ainda bem", faltando completar com "não vá o gajo ganhar e assim ainda posso tentar um tacho de vereador" :).
"Fui objecto de uma calúnia violenta em relação a uma matéria infame e a minha reacção na altura teve a ver com isso. Entretanto o Engº Carmona Rodrigues diz-me que não sabia da decisão judicial e que também se deixou envolver", explicou Manuel Maria.
Pois... e que tal explicar isso na altura, após o debate se não o conseguiu durante, ao invés de amuar e sair a deitar fumo pelas ventas? É que um político tem de dar o exemplo, LOL.
Por outro lado Carmona diz "já passou e ainda bem", faltando completar com "não vá o gajo ganhar e assim ainda posso tentar um tacho de vereador" :).
Publicada por
L'enfant Terrible
às
09:38
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Lisboa sem carros...
Venho quase todos os dias de transportes e ontem, por necessidade mas também por falta de conhecimento, vim de carro! E não é que não notei nada, que era um dia europeu sem carros? Especialmente a tentar sair dos Olivais, em direcção a Benfica, às 17:30...
O Candidato Carrilho afirmou para o Metro:
"Para o ano haverá Dia Europeu sem Carros e eu próprio darei o exemplo andando de transportes públicos. Um político deve dar o exemplo."
Pois é! Um político deve dar o exemplo. E ele foi exemplarmente político... Não cumpriu o que devia mas colmatou essa lacuna com uma PROMESSA de o fazer PARA O ANO que vem (20 valores). Passou com distinção!
É caso para dizer que é um "candidato do carrilho", este homem!
O Candidato Carrilho afirmou para o Metro:
"Para o ano haverá Dia Europeu sem Carros e eu próprio darei o exemplo andando de transportes públicos. Um político deve dar o exemplo."
Pois é! Um político deve dar o exemplo. E ele foi exemplarmente político... Não cumpriu o que devia mas colmatou essa lacuna com uma PROMESSA de o fazer PARA O ANO que vem (20 valores). Passou com distinção!
É caso para dizer que é um "candidato do carrilho", este homem!
Supermodelo Kate Moss perde vários contratos...
Depois da H&M, vêm agora as Chanel e Burberry anunciar que não renovam o contrato actual (a 1ª) e cancelaram (a 2ª) as campanhas que iriam ser lançadas.
O mais engraçado disto tudo é que é mais do que sabido que os modelos (vários), internacionais ou não, consomem drogas. A Cocaína é a mais apreciada até porque "ajuda a manter a silhueta" já que é excitante. Então porquê só agora todo este escândalo? Porque apareceu num tablóide de grande tiragem! Antes disso, ninguém queria saber...
E agora, José?
Das duas, três :). Ou a Kate se inscreve num programa de reabilitação e cura para a toxicodependência (e ganha uns kilitos) ou os modelos, a partir de agora, arriscam-se a ter de ir fazer xixi para o copo para assinarem e manterem os seus contratos :). Já estou mesmo a ver, no final do Fashion Show de Milano, aparecer um carequinha com uma lista com nomes e começar a chamar para irem ao teste anti-dopping :).
O mais engraçado disto tudo é que é mais do que sabido que os modelos (vários), internacionais ou não, consomem drogas. A Cocaína é a mais apreciada até porque "ajuda a manter a silhueta" já que é excitante. Então porquê só agora todo este escândalo? Porque apareceu num tablóide de grande tiragem! Antes disso, ninguém queria saber...
E agora, José?
Das duas, três :). Ou a Kate se inscreve num programa de reabilitação e cura para a toxicodependência (e ganha uns kilitos) ou os modelos, a partir de agora, arriscam-se a ter de ir fazer xixi para o copo para assinarem e manterem os seus contratos :). Já estou mesmo a ver, no final do Fashion Show de Milano, aparecer um carequinha com uma lista com nomes e começar a chamar para irem ao teste anti-dopping :).
Publicada por
L'enfant Terrible
às
09:16
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
quinta-feira, setembro 22, 2005
Metrossexualidades
Vinha eu hoje a ouvir a prova oral na Antena 3 e o tema de hoje era a Metrossexualidade (ou a interpretação, ou falta de, que as pessoas têm dela).
Confesso que, do que ouvi, foi tudo muito superficial... tinham lá uma esteticista (! posso estar enganado, mas foi a ideia que fiquei pois não ouvi de início) e os temas rondavam à volta da depilação masculina, do uso de cosméticos (perfumes, cremes, esfoliantes), dos cuidados com a pele, com a roupa, etc. Dos "convidados" ao telefone tb tudo andava à roda disso. Uns admitiam depilar-se, outros diziam que não queriam ser metrossexuais se isso implicava ser como o white castle, umas ligavam para lá a dizer que gostavam muito dos seus namorados (uns + outros -) metrossexuais etc... mas não ouvi ninguém discutir a base dos conceitos, ficando apenas nos fait divers...
Primeiro vou tentar colocar aqui as minhas ideias, para depois as poder descrever extensivamente, para não correr o risco de perder a maioria delas: Não gosto de rótulos; Depilo-me em algumas zonas; Não faço a barba todos os dias (felizmente); Tenho cuidados com o meu corpo em geral; Tenho um vestuário e calçado diversificados; Sou heterossexual; O conceito de metrossexual foi criado por gays; Tenho muitos amigos gays com quem gosto de privar; O conceito metrossexual é explorado pela indústria de marketing porque o homem heterossexual é um filão de ouro por garimpar; O marketing feminino está esgotado nele próprio.
Creio que agora já vou conseguir agrupar estas ideias chave em textos intelegíveis:
- (: Não existe nenhum homem com 1m de sexo :). Logo o conceito metrossexual é, em si, como Freud certamente diria, um extensão do desejo masculino de ser maior, mais forte, mais possante. Piadas a parte, dado que o conceito deriva da junção de METROpolitano com heteroSSEXUAL, acredito piamente que, se o conceito se chamasse NANO ou MICROSSEXUAL, a maioria dos homens se desmarcaria inequívocamente. Como é METROssexual, ficam na dúvida e tal... não querem dizer que sim porque, regra geral, o "sufixo" sexual é mais usado com o prefixo homos, mas este prefixo METROs... se calhar é bom e tal, não convém dizer que não...
- Para um hetero que desde sempre foi habituado a ter cuidados básicos de higiene e que, na juventude, descobriu que alguns produtos melhoravam o aspecto borbulhento da pele, o aspecto de palha e a facilidade de pentear o cabelo encaracolado, que foi acompanhando as tendências da moda (masculina e feminina) e adaptando-se às alterações (cíclicas) da mesma, confesso que o conceito de metrossexual peca por ... tardio. Basicamente o homem desde há umas poucas gerações tem evoluído na sua maneira de ser, estar e pensar mas agora alguém descobriu um rótulo para o homem moderno e evoluído (seja ele metropolitano, ou não). Faço a barba quando me apetece. Por vezes gosto de ter a cara "lavada", outras gosto do aspecto da barba por fazer (a chamada barba de 2 dias, que dá aquele aspecto meio-malandro) e no inverno às vezes deixo-a crescer, quando a pachorra não abunda. Felizmente sou pouco peludo (e ainda bem, porque não gosto de pêlos) e, como tal, posso-me dar ao luxo de só ter de fazer a barba a cada 2 ou 3 dias. Coloco um bálsamo after shave e/ou um creme hidratante a seguir. Uso o creme hidratante para manter a pele hidratada e minimizar a ocorrência de pêlos encravados. Tomo banho todos os dias e uso desodorizante e perfumes. Tenho, em quase todos, pelo menos o perfume E o desodorizante e, de alguns meus preferidos, a linha completa (perfume, after shave, gel de banho, desodorizante). Corto as unhas das mãos e dos pés. Depilo algumas zonas por uma questão de gosto pessoal. Tenho cuidado com o meu corpo de uma forma geral. Tenho cuidado com a alimentação, tento fazer desporto regularmente, tenho cuidado com a pele, com o cabelo, tento dormir um mínimo de 5 horas e não mais de 10... Tenho um vestuário suficiente para me permitir vestir de acordo com o que me apetece e, se isso significar ir a um casamento sem gravata ou ir a uma festa de jeans rasgados e blazer, acontece no melhor estilo. Há muito que troquei os slips pelos boxers e deixei os slips para praticar desporto. Só que fazia isto e outras coisas ANTES, muitas delas muito antes, de aparecer o conceito de metrossexual o que me deixa baralhado... então se agora sou um metrossexual, antes era o quê? Ou o conceito de metrossexual é como o da pescada, antes de o ser, já o era (mesmo não sabendo)? Daí que rejeite o rótulo por completo;
- O conceito foi inventado, criado, descoberto, whatever, por gays. The beautifull people como, meritoriamente diria até, são chamados, são quem mais facilmente e comummente são identificados com as roupas fashion, os penteados extravagantes, os cuidados de beleza extremos, etc. São cultos e/ou instruídos e são pessoas com quem é agradável estar em variados eventos, desde festas a discussões sobre temas actuais. Interessam-se pelas novas tendências, sejam elas tecnologicas, políticas, literárias, entre outras. Cuidam do corpo num ginásio e usam vários produtos de beleza, fazem tratamentos de pele, massagens, SPA, etc... a maioria dos gays tem muitas amigas e muitas dessas amigas têm companheiros. Muitas das que têm companheiros começaram a "transpirar" alguns dos cuidados que os gays têm, para os seus companheiros e filhos. E este processo foi lentamente "cozinhando" de há umas duas décadas para cá. Obviamente que, nos EUA - onde apareceu o conceito, a diferença entre o homem metropolitano e o homem rural é maior. O mesmo acontece, acredito, em quase todos os países onde, por força da sua dimensão e/ou por força da disparidade numérica entre as populações urbanas e rurais, não haja um centro homogéneo em torno do qual rode a população masculina. Em todo o lado há a versão neanderthal (a peúga branca, a unhaca comprida, os cabelos no peito bem à mostra junto com o fio d'oiro e os cachuchos) e em todo o lado há a versão drag queen mas, é quando a maioria se encontra afastada destes extremos que se consegue uma maior homogeneidade. Mas faltava uma bandeira, um ícone, um símbolo vivo desta expressão de aspecto cuidado mas "muito macho" por dentro. A maioria dos modelos são gay mas, mesmo que não o sejam, a sua profissão exige que andem sempre na moda, pelo que não seriam o melhor exemplo. Precisava-se de alguém popular, com uma profissão popularmente masculina (nada de cabeleireiros ou bailarinos). Alguns cantores, como o Robbie Williams, eram bons candidatos mas os artistas não são idóneos o suficiente para serem um estandarte (sex, drugs & rock'n'roll não coadunam propriamente com uma imagem saudável), embora sejam um bom suporte para este pela parte do glamour... até que apareceu o David Beckam. É um jogador da bola, desporto "macho" e "viril" (apesar de todas aquelas palmadinhas e festinhas e abracinhos), casado com uma das mulheres mais bonitas (e fashion) do mundo e admite sem preconceitos cuidar de si e insinuar até que é esse o seu segredo com as mulheres. Admitiu até, numa ocasião, usar lingerie da mulher em algumas ocasiões. O conceito metrossexual ergueu a sua estátua e estancou de pedra e cal no mundo masculino.
- Quem são os principais dinamizadores (e benefíciários) de toda esta campanha de metrossexualidade? O mundo da moda (que me remete, novamente, ao ponto dos gays) e as agências de marketing e publicidade! Agora, um Figo, um Nuno Gomes, um Pauleta, um Cristiano Ronaldo, já não servem só para vender combustíveis, hambúrgueres ou queijo, servem para vender relógios, roupas, produtos de beleza masculina, tudo! Os jogadores da bola, em particular, e os desportistas em geral tornaram-se nos ícones da metrossexualidade, ajudados pelos já normais artistas (actores, músicos, artistas plásticos). Ele é vê-los com os seus fatos designer, as malinhas de viagem L-V (que podem ser muito boas, ou não, mas são feias a olho), a sua pele reluzende e luzidia, os dentes perfeitos (ok, há excepções, especialmente em PT), os penteados cuidados e diversos, rodeados de mulheres também elas bem cuidadas e com os carros que todos gostaríamos de ter. Mas, e é aqui que está o verdadeiro filão, o truque é que os estudos de mercado mostram que os homens são "melhores" consumidores que as mulheres. Não andam 5 horas num centro comercial para comprarem 3 peças de roupa, para cada uma dessas peças não andam 1h30m a ver todas as lojas que têm igual, ou parecida e, a cereja no topo, para eles o preço não interessa tanto como o prazer de ter aquela peça ou objecto. O MKT à volta dos produtos femininos anda-se a reinventar a ele próprio há décadas (há séculos, diria milénios, que as mulheres dominam este mercado). Uns milhares de anos têm tendência a fazer isso :). O MKT masculino abriu aqui uma nova janela que, qual poço de petróleo descoberto no próprio quintal, promete muitos e bons anos de rendimentos. As agências de MKT e PUB vendem a metrossexualidade como o ideal do homem perfeito e a indústria de moda (desde a roupa à cosmética, passando pelos acessórios, ginásios e spas) fornece-nos isso... mediante um preço.
Confesso que, do que ouvi, foi tudo muito superficial... tinham lá uma esteticista (! posso estar enganado, mas foi a ideia que fiquei pois não ouvi de início) e os temas rondavam à volta da depilação masculina, do uso de cosméticos (perfumes, cremes, esfoliantes), dos cuidados com a pele, com a roupa, etc. Dos "convidados" ao telefone tb tudo andava à roda disso. Uns admitiam depilar-se, outros diziam que não queriam ser metrossexuais se isso implicava ser como o white castle, umas ligavam para lá a dizer que gostavam muito dos seus namorados (uns + outros -) metrossexuais etc... mas não ouvi ninguém discutir a base dos conceitos, ficando apenas nos fait divers...
Primeiro vou tentar colocar aqui as minhas ideias, para depois as poder descrever extensivamente, para não correr o risco de perder a maioria delas: Não gosto de rótulos; Depilo-me em algumas zonas; Não faço a barba todos os dias (felizmente); Tenho cuidados com o meu corpo em geral; Tenho um vestuário e calçado diversificados; Sou heterossexual; O conceito de metrossexual foi criado por gays; Tenho muitos amigos gays com quem gosto de privar; O conceito metrossexual é explorado pela indústria de marketing porque o homem heterossexual é um filão de ouro por garimpar; O marketing feminino está esgotado nele próprio.
Creio que agora já vou conseguir agrupar estas ideias chave em textos intelegíveis:
- (: Não existe nenhum homem com 1m de sexo :). Logo o conceito metrossexual é, em si, como Freud certamente diria, um extensão do desejo masculino de ser maior, mais forte, mais possante. Piadas a parte, dado que o conceito deriva da junção de METROpolitano com heteroSSEXUAL, acredito piamente que, se o conceito se chamasse NANO ou MICROSSEXUAL, a maioria dos homens se desmarcaria inequívocamente. Como é METROssexual, ficam na dúvida e tal... não querem dizer que sim porque, regra geral, o "sufixo" sexual é mais usado com o prefixo homos, mas este prefixo METROs... se calhar é bom e tal, não convém dizer que não...
- Para um hetero que desde sempre foi habituado a ter cuidados básicos de higiene e que, na juventude, descobriu que alguns produtos melhoravam o aspecto borbulhento da pele, o aspecto de palha e a facilidade de pentear o cabelo encaracolado, que foi acompanhando as tendências da moda (masculina e feminina) e adaptando-se às alterações (cíclicas) da mesma, confesso que o conceito de metrossexual peca por ... tardio. Basicamente o homem desde há umas poucas gerações tem evoluído na sua maneira de ser, estar e pensar mas agora alguém descobriu um rótulo para o homem moderno e evoluído (seja ele metropolitano, ou não). Faço a barba quando me apetece. Por vezes gosto de ter a cara "lavada", outras gosto do aspecto da barba por fazer (a chamada barba de 2 dias, que dá aquele aspecto meio-malandro) e no inverno às vezes deixo-a crescer, quando a pachorra não abunda. Felizmente sou pouco peludo (e ainda bem, porque não gosto de pêlos) e, como tal, posso-me dar ao luxo de só ter de fazer a barba a cada 2 ou 3 dias. Coloco um bálsamo after shave e/ou um creme hidratante a seguir. Uso o creme hidratante para manter a pele hidratada e minimizar a ocorrência de pêlos encravados. Tomo banho todos os dias e uso desodorizante e perfumes. Tenho, em quase todos, pelo menos o perfume E o desodorizante e, de alguns meus preferidos, a linha completa (perfume, after shave, gel de banho, desodorizante). Corto as unhas das mãos e dos pés. Depilo algumas zonas por uma questão de gosto pessoal. Tenho cuidado com o meu corpo de uma forma geral. Tenho cuidado com a alimentação, tento fazer desporto regularmente, tenho cuidado com a pele, com o cabelo, tento dormir um mínimo de 5 horas e não mais de 10... Tenho um vestuário suficiente para me permitir vestir de acordo com o que me apetece e, se isso significar ir a um casamento sem gravata ou ir a uma festa de jeans rasgados e blazer, acontece no melhor estilo. Há muito que troquei os slips pelos boxers e deixei os slips para praticar desporto. Só que fazia isto e outras coisas ANTES, muitas delas muito antes, de aparecer o conceito de metrossexual o que me deixa baralhado... então se agora sou um metrossexual, antes era o quê? Ou o conceito de metrossexual é como o da pescada, antes de o ser, já o era (mesmo não sabendo)? Daí que rejeite o rótulo por completo;
- O conceito foi inventado, criado, descoberto, whatever, por gays. The beautifull people como, meritoriamente diria até, são chamados, são quem mais facilmente e comummente são identificados com as roupas fashion, os penteados extravagantes, os cuidados de beleza extremos, etc. São cultos e/ou instruídos e são pessoas com quem é agradável estar em variados eventos, desde festas a discussões sobre temas actuais. Interessam-se pelas novas tendências, sejam elas tecnologicas, políticas, literárias, entre outras. Cuidam do corpo num ginásio e usam vários produtos de beleza, fazem tratamentos de pele, massagens, SPA, etc... a maioria dos gays tem muitas amigas e muitas dessas amigas têm companheiros. Muitas das que têm companheiros começaram a "transpirar" alguns dos cuidados que os gays têm, para os seus companheiros e filhos. E este processo foi lentamente "cozinhando" de há umas duas décadas para cá. Obviamente que, nos EUA - onde apareceu o conceito, a diferença entre o homem metropolitano e o homem rural é maior. O mesmo acontece, acredito, em quase todos os países onde, por força da sua dimensão e/ou por força da disparidade numérica entre as populações urbanas e rurais, não haja um centro homogéneo em torno do qual rode a população masculina. Em todo o lado há a versão neanderthal (a peúga branca, a unhaca comprida, os cabelos no peito bem à mostra junto com o fio d'oiro e os cachuchos) e em todo o lado há a versão drag queen mas, é quando a maioria se encontra afastada destes extremos que se consegue uma maior homogeneidade. Mas faltava uma bandeira, um ícone, um símbolo vivo desta expressão de aspecto cuidado mas "muito macho" por dentro. A maioria dos modelos são gay mas, mesmo que não o sejam, a sua profissão exige que andem sempre na moda, pelo que não seriam o melhor exemplo. Precisava-se de alguém popular, com uma profissão popularmente masculina (nada de cabeleireiros ou bailarinos). Alguns cantores, como o Robbie Williams, eram bons candidatos mas os artistas não são idóneos o suficiente para serem um estandarte (sex, drugs & rock'n'roll não coadunam propriamente com uma imagem saudável), embora sejam um bom suporte para este pela parte do glamour... até que apareceu o David Beckam. É um jogador da bola, desporto "macho" e "viril" (apesar de todas aquelas palmadinhas e festinhas e abracinhos), casado com uma das mulheres mais bonitas (e fashion) do mundo e admite sem preconceitos cuidar de si e insinuar até que é esse o seu segredo com as mulheres. Admitiu até, numa ocasião, usar lingerie da mulher em algumas ocasiões. O conceito metrossexual ergueu a sua estátua e estancou de pedra e cal no mundo masculino.
- Quem são os principais dinamizadores (e benefíciários) de toda esta campanha de metrossexualidade? O mundo da moda (que me remete, novamente, ao ponto dos gays) e as agências de marketing e publicidade! Agora, um Figo, um Nuno Gomes, um Pauleta, um Cristiano Ronaldo, já não servem só para vender combustíveis, hambúrgueres ou queijo, servem para vender relógios, roupas, produtos de beleza masculina, tudo! Os jogadores da bola, em particular, e os desportistas em geral tornaram-se nos ícones da metrossexualidade, ajudados pelos já normais artistas (actores, músicos, artistas plásticos). Ele é vê-los com os seus fatos designer, as malinhas de viagem L-V (que podem ser muito boas, ou não, mas são feias a olho), a sua pele reluzende e luzidia, os dentes perfeitos (ok, há excepções, especialmente em PT), os penteados cuidados e diversos, rodeados de mulheres também elas bem cuidadas e com os carros que todos gostaríamos de ter. Mas, e é aqui que está o verdadeiro filão, o truque é que os estudos de mercado mostram que os homens são "melhores" consumidores que as mulheres. Não andam 5 horas num centro comercial para comprarem 3 peças de roupa, para cada uma dessas peças não andam 1h30m a ver todas as lojas que têm igual, ou parecida e, a cereja no topo, para eles o preço não interessa tanto como o prazer de ter aquela peça ou objecto. O MKT à volta dos produtos femininos anda-se a reinventar a ele próprio há décadas (há séculos, diria milénios, que as mulheres dominam este mercado). Uns milhares de anos têm tendência a fazer isso :). O MKT masculino abriu aqui uma nova janela que, qual poço de petróleo descoberto no próprio quintal, promete muitos e bons anos de rendimentos. As agências de MKT e PUB vendem a metrossexualidade como o ideal do homem perfeito e a indústria de moda (desde a roupa à cosmética, passando pelos acessórios, ginásios e spas) fornece-nos isso... mediante um preço.
quarta-feira, setembro 21, 2005
Ninguém para Sintra II
É pá, fizeram um blog e tudo...
Publicada por
L'enfant Terrible
às
11:30
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Rompendo com preconceitos...
Um documento divulgado pelo Instituto da Psicologia da Universidade de Brasília (Brasil) revela que crianças talentosas de classes sociais baixas têm mau aproveitamento escolar e que a formação dessas crianças depende da conduta familiar
(...)
A psicóloga Jane Farias Chagas atribui esse dado a factores como dificuldades socioeconômicas, tédio do estudante, má organização do currículo escolar e preparação dos professores. "O superdotado de baixa renda encontra dificuldades muito maiores e têm realidades diferentes daquelas vividas pelos mais abastados, o que reflete directamente no seu rendimento escolar", afirma Jane. Muitos têm de trabalhar e estudar, dependem de vários transportes diariamente e não encontram na escola pública um ambiente rico em recursos sócio-culturais que respondam às suas expectativas. "Eles acabam não tendo condições de explorar seu potencial e ficam frustrados", reforça a pesquisadora.
Precisamente por causa do desempenho acadêmico insatisfatório, muitos sobredotados passam despercebidos. "É necessário um olhar mais apurado para perceber o potencial dessas crianças e dar um acompanhamento correcto", explica Jane. Dos 67 alunos matriculados na turma especial para sobredotados em que Jane foi professora, apenas 14 eram menos favorecidos. "Mais retraídos e com baixa auto-estima, esses talentos podem ser perdidos se pais e professores despreparados não entenderem que notas baixas não significam falta de capacidade", alerta a psicóloga. Já existe um programa daquele instituto voltado para dar orientações a pais de crianças sobredotadas.
O resto da história está aqui.
(...)
A psicóloga Jane Farias Chagas atribui esse dado a factores como dificuldades socioeconômicas, tédio do estudante, má organização do currículo escolar e preparação dos professores. "O superdotado de baixa renda encontra dificuldades muito maiores e têm realidades diferentes daquelas vividas pelos mais abastados, o que reflete directamente no seu rendimento escolar", afirma Jane. Muitos têm de trabalhar e estudar, dependem de vários transportes diariamente e não encontram na escola pública um ambiente rico em recursos sócio-culturais que respondam às suas expectativas. "Eles acabam não tendo condições de explorar seu potencial e ficam frustrados", reforça a pesquisadora.
Precisamente por causa do desempenho acadêmico insatisfatório, muitos sobredotados passam despercebidos. "É necessário um olhar mais apurado para perceber o potencial dessas crianças e dar um acompanhamento correcto", explica Jane. Dos 67 alunos matriculados na turma especial para sobredotados em que Jane foi professora, apenas 14 eram menos favorecidos. "Mais retraídos e com baixa auto-estima, esses talentos podem ser perdidos se pais e professores despreparados não entenderem que notas baixas não significam falta de capacidade", alerta a psicóloga. Já existe um programa daquele instituto voltado para dar orientações a pais de crianças sobredotadas.
O resto da história está aqui.
Publicada por
L'enfant Terrible
às
10:52
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Rita aumenta de intensidade
O furacão aumentou de intensidade e prevê-se que possa chegar a nível 4...
Espero que o povo americano comece a entender, e a pressionar os seus sucessivos governos, que podemo-nos enganar o tempo que quisermos, mas a natureza não se deixa enganar. Continuo a achar isto irónico...
Espero que o povo americano comece a entender, e a pressionar os seus sucessivos governos, que podemo-nos enganar o tempo que quisermos, mas a natureza não se deixa enganar. Continuo a achar isto irónico...
Extraordinário...
...Grande Ordinário.
Era assim que Carmona Rodrigues definia o facto de Miguel Carrilho não lhe apertar a mão, no final do debate na SIC.
Esta semana de férias foi produtiva :).
Sinceramente, como é que ainda hoje há pessoas assim. Não nutro qq tipo de simpatia por Carmona mas, o Carrilho, conseguiu descer abaixo dos calcanhares deste, com tamanho gesto. Pensou o quê? Que ninguém ia reparar? Que já não estava a ser filmado? Teve azar... Pensou mal, muito mal. Votem nele, votem ...
Já que estou a bater no anormal...
"SEGURANÇA E SAÚDE NAS ESCOLAS" é um dos outdoors deste... muito bonito! Lírico até... só não explica como... vai fazer o quê, concretamente? Colocar enfermeiros à beira da reforma (os tais que o governo quer manter no activo até aos 65 anos)? Aí temos sáude mas não muito segura... Vai aumentar o policiamento? Com que operativos? Ou vai colocar seguranças privados que, legalmente, não têm valor nenhum e, em caso de problemas graves são os primeiros a fugir? Pois... era bom ter uma coisa mais concreta, não? Como "DAR A CARA POR LISBOA"! Ou não :).
Era assim que Carmona Rodrigues definia o facto de Miguel Carrilho não lhe apertar a mão, no final do debate na SIC.
Esta semana de férias foi produtiva :).
Sinceramente, como é que ainda hoje há pessoas assim. Não nutro qq tipo de simpatia por Carmona mas, o Carrilho, conseguiu descer abaixo dos calcanhares deste, com tamanho gesto. Pensou o quê? Que ninguém ia reparar? Que já não estava a ser filmado? Teve azar... Pensou mal, muito mal. Votem nele, votem ...
Já que estou a bater no anormal...
"SEGURANÇA E SAÚDE NAS ESCOLAS" é um dos outdoors deste... muito bonito! Lírico até... só não explica como... vai fazer o quê, concretamente? Colocar enfermeiros à beira da reforma (os tais que o governo quer manter no activo até aos 65 anos)? Aí temos sáude mas não muito segura... Vai aumentar o policiamento? Com que operativos? Ou vai colocar seguranças privados que, legalmente, não têm valor nenhum e, em caso de problemas graves são os primeiros a fugir? Pois... era bom ter uma coisa mais concreta, não? Como "DAR A CARA POR LISBOA"! Ou não :).
Publicada por
L'enfant Terrible
às
09:15
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
O Treinador
Era uma vez um treinador. Um treinador de sucsexo! Tinha uma equipa invejável e ganhadora. Mas esse treinador não estava contente, a sua (equipa) era pequenina. Ainda por cima os outros treinadores, das equipas vizinhas, começaram a reparar nos seus jogadores e começaram a cobiçá-los, indo buscar alguns. Ele não podia fazer nada, não podia ir contra as directivas da SAD e contra a vontade dos jogadores... Então o treinador teve uma ideia. Criar uma equipa grande o suficiente para que possa perder alguns jogadores pelo caminho e ainda assim ganhar jogos. Mas a equipa tinha subido de divisão e começou a perder alguns jogos. O treinador ficou preocupado e continuou a ir buscar mais jogadores. Continuou a perder jogos e começou a meter os suplentes no lugar dos titulares, para que estes (os titulares) estivessem frescos para os jogos "importantes". Não percebeu que todos os jogos são importantes, até o campeonato estar assegurado. A equipa continou a perder e agora o treinador culpa os suplentes por não jogarem tão bem como os (antigos) titulares. Ele tinha de fazer alguma coisa... então começou a dar-lhes treino num campo mais pequeno, só há uma bola para todos, deixou de fazer aquecimentos (o que começou a causar algumas lesões), os médicos, massagistas e fisioterapeutas... só para os antigos titulares que, curiosamente, só jogam de vez em quando!
"SE ELES NÃO JOGAM (bem) A BEM, JOGAM A MAL" - foram as últimas palavras que se ouviram da boca do treinador.
Qualquer semelhança entre este treinador e alguns "chefes" é pura coincidência... ou não!
"SE ELES NÃO JOGAM (bem) A BEM, JOGAM A MAL" - foram as últimas palavras que se ouviram da boca do treinador.
Qualquer semelhança entre este treinador e alguns "chefes" é pura coincidência... ou não!
Publicada por
L'enfant Terrible
às
07:37
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Subscrever:
Mensagens (Atom)