Pesquisas Inconformadas

sexta-feira, setembro 30, 2005

Como é que eu sei que o Inverno está à porta...

Já vejo o pôr-do-sol, da minha varanda, às 20:00 já está tudo escuro (e, em breve, às 18:00) e já não posso ir à praia, ao final da tarde, só de t-shirt...

Who let da dogz out?

Aí está, o que promete ser o melhor blog da blogosfera e arredores, lol.

RESERVOIR DOGS, o filme, faz 10 anos e aí está um blog com esse nome! Bem, quase...

domingo, setembro 25, 2005

Sem palavras...

É que num cei onde começare... se nas estatisticas que apontaum que em Protugal á menos analfabetos (mas, ainda assim, claramente em grande número)... Ou na lata de quem colocou ali aquele cartaz à laia de "Como isto está, este outdoor não estorva e prometo, se votarem em mim, melhorar este sítio, nem que seja removendo o outdoor (e deixando tudo como está até às próximas autárquicas".

Dedicado ao Animal :)

Fartei-me...

E liguei o Word Verification! Rastaparta o SPAM!

Controversa Felgueiria

O Ivan que me desculpe, mas esta parte do tal "texto indispensável" não passaria no teste do algodão:

"O artigo 204º do Código de Processo Penal prevê quais as circunstâncias que, verificando-se em concreto, poderão fundamentar a decisão de aplicar (entre outras medidas) a prisão preventiva a um arguido. Tais circunstâncias são: a existência de fuga ou de perigo de fuga, e os perigos de perturbação do decurso do inquérito ou da instrução do processo, de perturbação da ordem e da tranquilidade públicas ou de continuação da actividade criminosa.

(...)

Em termos estritamente formais, esta decisão faz todo o sentido; dizer que se verifica, em concreto, perigo de fuga, quando a arguida se apresentou voluntariamente ao Tribunal, é uma profunda estupidez
."

E o teste do algodão é o teste mais simples que possa haver. Volto alguns anos atrás e tenho 6 anos. A minha mãe entra no meu quarto e descobre uma série de malfeitorias e a mim, sozinho, no dito quarto. Ela parte para cima de mim, a deitar fumo pelas ventas, a dizer que me vai por de castigo em conjunto com umas boas palmadas e eu, enquanto me tento esquivar, vou-lhe dizendo que não fui eu, e tal, que aquilo foi obra da minha irmã, do vizinho, do piriquito e de todos-os-santinhos. Mas, ao ver que a coisa não pega, salto pela janela (moro num rés-do-chão, nessa altura) e fujo para casa de um familiar onde peço guarita durante a noite e nas noites seguintes até ela estar mais calma. Ao fim de alguns dias volto para casa, não sem antes ligar ao meu pai para me ir buscar. Garanto que não me livrava de umas boas palmadas e de ter ficado na mesma de castigo. Se não era por ter feito a feitoria era, agora, por ter fugido! E, creio, que isto se passaria com a maioria das mães que, podendo mesmo não dar as tais palmadas, colocariam na mesma os filhos de castigo.

Ora bem, pegando no texto, se o artigo 204 prevê a aplicação de prisão preventiva havendo existência de fuga ou perigo de fuga, então... mas ela não fugiu? Ou o código é explícito dizendo que, havendo fuga mas depois a mesma cesse por decisão do/a fugitivo/a, considera-se que a mesma nunca existiu? E onde é que na lei diz que a apresentação às autoridades elimina o risco de nova fuga? Onde? No pólo-sul, provavelmente! Devo ser muito estúpido, para não perceber isto, mesmo não sendo jurista. Isto deve ser tão claro como água e eu é que tenho cataratas nos olhos e vejo tudo turvo. E, se a continuação de actividade criminosa cessou porque a mesma suspendeu o mandato, se ela é candidata, a continuação da actividade criminosa não é possível e até latente? Isto não é brincar com a lei?

Que, realmente, muita da Comunicação Social e da "classe" política já a condenou, ou fez por isso, é uma realidade. Mas nem toda a gente que critica a forma como a senhora está-se a permitir andar em liberdade, como se nada de mal tivesse feito (porque fugiu do país e à justiça), tem interesses políticos ou mesmo interesses em denegrir a imagem da senhora. Se ela é culpada, ou não, que se decida isso à barra dos tribunais. Aquilo que não pode, não podia, mas aconteceu, foi que agora, todo o cidadão que seja alvo de uma medida coerciva, pode evitar a prisão preventiva escondendo-se o tempo suficiente para que possa inviabilizar as outras acções que ditam a dita medida e assim continuar depois, desde que se apresente às forças de lei, em liberdade como se nada se passasse.

Aliás permito-me até fazer um outro pequeno exercício tão mediático como este. Imagino que a senhora era, não uma autarca, mas uma juíza do tribunal de menores. A polémica que tinha sido instalada era não por causa de um saco azul, mas porque haviam acusações de que alguns menores tinham sido absolvidos, ou tido pena comutada, por alegados favorecimentos sexuais à mesma (logo, pedofilia). Se a mesma, ao juntar 2+2 (e com ajuda de alguns amigos dentro do ramo - da lei, não da pedofilia, claro) percebesse que ia ser alvo de uma prisão preventiva, "emigrasse" para a república dominicana, tókio ou timbuktu, enviando daí uma carta de rescisão e depois voltasse ao país, entregando-se à chegada, seria aceite, sabendo-se que ela poderia voltar a ser juíza novamente - não foi condenada, porque é que a barra havia de a expulsar? - e, com isso, fazer apenas um reset ao aparelho? Mas isto não é gozar com o sistema? Não é gozar com os portugueses? É legal? Que seja, mas que se entenda que não deveria ser e se tomem medidas para que, no futuro imediato (já nem digo próximo), o deixe de o ser, caramba!

Videovigilância II

Tivera eu visto este post antes :)

sábado, setembro 24, 2005

Les Triplettes de Belleville (o CD)

Perplexidade e uma certa alegria foi o que senti ao ouvir o fim da faixa 19, última faixa do CD. A música acaba e ouve-se silêncio. Vejo o tempo da faixa e percebo que vai a pouco mais de meio... espero mais uns segundos... nada... faço um pouco de fastforwarding (FF) e, num tom desafinado acompanhado por um piano que tinha tanto de desafinado, como descoordenado, ouço:

Numa casa portuguesa fica bem,
Pão e vinho sobre a mesa...
...
4 paredes caiadas,
e um cheirinho à'lecrim
...

:D

sexta-feira, setembro 23, 2005

Felgueiras Sempre Presente

A "Fatinha" lá se safou, para já, mas outra coisa não era de se esperar... ela tem tudo calculado desde o momento em que decidiu por-se ao fresco. Aproveitou aquela lacuna na lei. Sim, digo lacuna porque a lei deveria contemplar os casos em que os Srs. Candidatos já estão sobre investigação há, por exemplo, mais do que 12 meses de antecedência à candidatura.

Mas acho piada ao slogan... Felgueiras Sempre Presente. Ora Felgueiras, a região, não sai do sítio pelo que certamente o slogan é alusivo à candidata... mas ???? A candidata não esteve 2 anos ausente no Brasil? Ou é porque o Brasil é um país irmão que não conta? Do estilo, "Ah e tal, estava aqui em casa do teu irmão, pá, mesmo aqui ao lado, era só atravessar o oceano..."

Estou baralhado!

Carmona e Carrilho fazem as pazes

Depois do desaguizado após o debate, os dois candidatos finalmente trocam apertos de mão.

"Fui objecto de uma calúnia violenta em relação a uma matéria infame e a minha reacção na altura teve a ver com isso. Entretanto o Engº Carmona Rodrigues diz-me que não sabia da decisão judicial e que também se deixou envolver", explicou Manuel Maria.

Pois... e que tal explicar isso na altura, após o debate se não o conseguiu durante, ao invés de amuar e sair a deitar fumo pelas ventas? É que um político tem de dar o exemplo, LOL.

Por outro lado Carmona diz "já passou e ainda bem", faltando completar com "não vá o gajo ganhar e assim ainda posso tentar um tacho de vereador" :).

Lisboa sem carros...

Venho quase todos os dias de transportes e ontem, por necessidade mas também por falta de conhecimento, vim de carro! E não é que não notei nada, que era um dia europeu sem carros? Especialmente a tentar sair dos Olivais, em direcção a Benfica, às 17:30...

O Candidato Carrilho afirmou para o Metro:
"Para o ano haverá Dia Europeu sem Carros e eu próprio darei o exemplo andando de transportes públicos. Um político deve dar o exemplo."

Pois é! Um político deve dar o exemplo. E ele foi exemplarmente político... Não cumpriu o que devia mas colmatou essa lacuna com uma PROMESSA de o fazer PARA O ANO que vem (20 valores). Passou com distinção!

É caso para dizer que é um "candidato do carrilho", este homem!