Pesquisas Inconformadas

quinta-feira, novembro 25, 2010

Intervenção política - Novas oportunidades

Este é da minha inteira autoria...

Estou a ver que Portugal vai pelo mesmo caminho que o programa de Novas Oportunidades criado pelo governo do Inginheiro Fócrates. Podíamos aproveitar a oportunidade e usá-la realmente em nosso proveito, mas não, vamos simplesmente fazer um face lift, à lá Lili Caneças... não deixa de ter 99 anos, mas parece ter 49. Tal como o programa Novas Oportunidades veio dar (sim a palavra é DAR) o "canudo" do 9º ou 12º anos a quem realmente (não digo todos) não tem mais do que, nem merecia, a 4ª classe, ou 6º ano, agora as "sondagens" mostram que vamos substituir Sócrates por Passos Coelho... desenganem-se todos aqueles que se fiam nas boas maneiras LUPINAS daquele "senhor". Dali, só vêm 2 coisas, a ausência de ideias próprias (é só um pretty-boy para combater a imagem política pouco ortodoxa do Sócrates - antes dele eram só velhos e gordos) e uma testa de ferro para os verdadeiros donos do país, os senhores "empresários" do PSD.

Se o PS ganhar, vamos ter mais do mesmo, mas se o PSD ganhar, nem as privadas se safam, pois vão ser os donos das privadas com assento parlamentar e vamos todos piar bem fino.

A solução? VOTEM! Vão às URNAS, mas VOTEM! Não metam votos em branco, nem nulos, VOTEM A SÉRIO. Dizer que não gosto do Paulo Portas é uma declaração minimalista, só a voz do "menino" me irrita da coluna ao ... cóxis! Mas se ele, mais o Bloco de Esquerda e os Comunistas tiverem de subir 5% cada para demonstrar aos partidos "grandes" (podiam ser grandes partidos) que começam a perder poder e que vão ter de mudar a política, que assim seja. Se não quiserem votar nestes, votem no Garcia Pereira, coitado, dêem-lhe um assento parlamentar, ou dêm o voto a um dos pequeninos... de que nos vale ter 50% de abstentção e 30% de votos nulos? Significa que somos governados pelo poder de voto de 20% da população e esses 20% são PS-PSD (bloco central, ao que parece). Mas da última vez que vi, 20% era a minoria! Então vamos votar, mas nos que contam. Nos que não contavam, mas, com o nosso voto, podem poder contar. E, mais que não seja, passam a contar para as estatísticas... ao invés de termos uma nota de rodapé, em letras minúsculas, a dizer que a abstenção foi 48% e houve 23% de brancos/nulos (como se votar em branco fosse o mesmo que o nulo), passa a haver um aumento de intenções de voto em partidos que antes, ninguém contava com eles.

Vamos dar uma nova oportunidade real ao país... mas temos de puxar por ele e exigir!

in http://oinconformado.blogspot.com

Intervenção Política I

É escusado... há demasiados interesses instalados. Se não colocarmos a boca no trombone e se não nos envolvermos, isto não vai mudar nunca. Assim sendo, vou começar a fazer uma série de intervenções políticas para tentar ajudar a esclarecer um pouco o estado das coisas:

Aqui vai o 1º (relatado por outro, alguns comentários meus):

Estive a ouvir, na SkyNews, notícias sobre o orçamento apresentado pelo David Cameron. (Ele ainda não conheceu o socratino)

Entre militares e funcionários do Ministério da Defesa são 45.000 que vão para casa.

Renovação da frota de submarinos atrasada 5 anos. (alguém tem o telefone do Portas?)

Desactivado um porta-aviões.

Na Força Aérea os Harriers acabam. (só davam despesa)

Fecham 2 bases na Escócia.

Cancelados novos aviões de reconhecimento.

No Exército, 20% dos tanques e blindados para o lixo. (aqui compram-se blindados ESSENCIAIS para A SEGURANÇA de uma cimeira... mas não chegam a tempo e a cimeira decorre sem problemas... quero ver se os vão devolver)

Gigantescas reduções de despesa em todos os sectores do Estado. (Aqui são algumas, pronto)

Poupança de mais de 20 mil milhões por ano, durante os próximos 5. (tal e qual aqui... espera, estava distraído... 20 mil milhões? SADOF)

No total, uma redução na ordem dos 25%. (aqui também, à custa dos trabalhadores)

Não ouvi uma única referência a aumento de impostos ou corte de salários e pensões!!!

in http://oinconformado.blogspot.com

quarta-feira, setembro 15, 2010

Subway gals

As rápidas, mas repetidas viagens de metro pelas ruas da capital, fazem-nos pensar em como melhor ocupar o tempo. Uno ou paciência no (not so) smartphone, não dá quando se viaja em hora de ponta (desculpe, esse pé é meu, desculpe, vou tentar mover o cotovelo), pelo que resta o poder de observação.

E aqui, o melhor que encontro, é tentar classificar o sexo oposto conforme estas 4(?) categorias:

1- Já me arrependi de ter olhado - se olhar outra vez é pura curiosidade mórbida e tenho de ir ao psic;
2- Ok, olhei, no problemo, mas não vale a pena insistir;
3- Olhei e provavelmente vou olhar outra vez;
4- Ah, as viagens assim ainda são mais curtas - oh, já acabou?

Escusado será dizer que as de categoria 1 (sou do contra) são tão bonitas como um autocarro da Carris depois de um acidente em que desfez a frente... e as de categoria 4 são de tirar a respiração (pelo menos enquanto não as ouvimos falar). Um bocado como a escala de Richter e Mercali, ou Saffir-Simpson, podemos chamar-lhes mulheres terramoro, ou mulheres-furacão :).

E pronto, é assim que por vezes vou ocupando as minhas manhãs :).

in http://oinconformado.blogspot.com

segunda-feira, julho 12, 2010

Real vs Virtual

Reconstituição da famosa anedota picante, mas com muito menos sumo (daatoria do Your's Trully):

- Ó Pai, o que é a realidade virtual?
(o pai pensa 1 pouco)
- Então, é fácil. Vou pegar no futebol. No europeu fomos eliminados pelos Campeões Europeus. Agora, no mundial, fomos eliminados pela mesma equipa, que se tornou Campeã Mundial, certo?
- E...?
- Então, virtualmente somos vice-campeões, tanto Europeus, como Mundiais!
- Mas...?
- Na realidade somos umas putas vendidas a interesses que não se coadunam com as expectativas que se criam da selecção nacional.

Mais tarde o flho pergunta ao pai: Ó pai, mas de quem é a culpa? É do Treinador?
O pai, paciente, explica: Filho, a culpa nunca é só de 1. Essa mania de que a culpa morre sozinha é um disparate tremendo que só serve para criar bodes expiatórios...
- Bodes expi-a-quê?
O pai sorri: Filho, a culpa é de todos aqueles que, não conseguindo defender o seu ponto de vista com humildade e verdade, não conseguem chegar a um compromisso. E daqueles que, podendo fazer mais e melhor, não o fizeram.

Parabéns à Espanha!

in http://oinconformado.blogspot.com

quarta-feira, junho 09, 2010

T'is is a men's world, Hun

Este não é um post machista nem misógino, ou pelo menos não tem nenhum fundamento nessas bases...

É a minha realidade, a minha análise da situação que eu encontro nas mulheres que ao longo da minha vida se cruzaram comigo e das outras que não conheço, mas sobre quem a informação viaja por todos os meios ao seu alcance.

Vou tentar ir por partes, como o estripador:

Parte 1 - Falta de Homens

O facto de haver menos nascimentos de bebés do sexo masculino alimenta todas estas e as outras situações (razão pela qual movi esta frase para o início) que vou relatar.

Claro que há muitos elementos do sexo masculino, mas desde a emancipação da mulher que esta evoluiu socialmente muito mais que os homens. Talvez isso explique algumas coisas como o facto de, nos últimos anos, ter havido um aproveitamento (momentâneo, falhado), especialmente da parte das indústrias de Marketing (MKT) da tentativa de alguns homens (os filhos e netos das emancipadas) acompanharem essa evolução da mulher, para tentar estabelecer um padrão masculino - estou a falar do metrossexual - apenas para se perceber aquilo que muitos homens a duras penas aprenderam ao longo da vida. Que a mulher é um bicho tão complexo que não quer um homem padrão, não quer um homem que passe mais tempo em frente ao espelho que ela, por muito bonitos que possam parecer (não sei se são, se não) um David Beckam, ou Miguel Veloso... quer um homem "patrão", seguro de si e que lhe consiga transmitir alguma dessa segurança. E, condição das condições, si ne qua non, que a ame, com todos os seus (dela) defeitos e feitios, acima das virtudes. Posso, portanto, afirmar que "o mercado", usando linguagem financeira, funcionou em pleno, havendo muitos elementos do sexo masculino e poucos Homens (homossexualidade à parte - para quem me entende), a cotação dos Homens subiu e dos bonitos e elegantes então, upa, apenas para estabilizar à medida que a decalage entre o comportamento (social) entre homens e mulheres ia diminuindo. Os papéis já não são tão distintos, para além de já não haver a história de a mulher ficar em casa a tomar conta dos filhos (embora eu entenda que socialmente tivemos um retrocesso demasiado - mas adiante), há alguns (aqui o escriba incluído) que resolveram experimentar o prazer de acompanhar a evolução da prole pelo tempo máximo que a Lei o permite (e mais houvesse). Aqueles que não acompanham a evolução que o tempo impera, terão de encontrar uma mulher à antiga, com os valores do tempo das nossas (bis)avós... ou fingir e mentir, aumentando a cotação dos que são the real deal.

Parte 2 - As diferenças invisíveis

Todos queremos encontrar o amor, não é contra esta situação que vou atentar... a ver se me consigo explicar sem perder este "Norte".

Numa situação igual, os homens lidam melhor com a ausência de companheiro que as mulheres. Não falo de manipulações, de pessoas que entregaram fortunas a troco de alguma companhia (novamente, por amor, não falo - ainda - de prostituição), pois isso é uma característica própria de algumas pessoas e uma predisposição noutras. A verdade é que o homem é um animal, à semelhança do resto da Natureza, muito mais carnal e menos emocional, que a mulher. Ao homem o amor chega em doses mais pequenas do que à mulher. Mesmo a cena de arranjar parceiros de ocasião (engates), amizades "coloridas", recorrer a prostituição, ou mesmo a mais grave, de assumir uma relação com alguém com quem não se está à partida predisposto a partilhar uma vida, é entendida com muito mais ligeireza, leviandade até, pelo homem, que pela mulher (havendo claras excepções, sempre). Sem quere recorrer, ou sequer inventar chavões, a verdade é que não é incomum ver um homem nos seus 40's, ou mais, bem apresentado, bem vestido, com uma boa moral (não no sentido eclesiástico) e com uma bela mulher ao seu lado e sem se stressar muito se ela é namorada, amiga, ou algo mais, mas na mulher a coisa pia mais fino. Para o homem é mais fácil conquistar a companhia de uma parceira mais nova, ou bonita, que o contrário. Sendo quase certo que o pedido de casamento parte do homem (há coisas que ainda são tradicionais), o certo é que todo o processo que leva até esse momento é maestralmente conduzido pela mulher, especialmente quando elas dizem que não querem casar já :). A predisposição natural das mulheres para juntar trapos (seja pelo matrimónio, ou não) e constituir família é maior, de resto em linha também com a generalidade das fêmeas da Mãe Natureza.

Parte 3 - Finalmente, as mulheres

E a culpa de tudo isto é de quem? Não, não é dos homens, é das próprias mulheres - novamente, não é misoginia. Com o mercado a funcionar em pleno, as formas de encontrar e manter um Homem em sua companhia são variadas e as estratégias, inconscientemente aprendidas durante o crescimento da pessoa. Na falta de um Homem, um elemento do sexo masculino que corresponda a alguns (mesmo que poucos) dos predicados, serve. A resignação nas mulheres é maior o que explica também a disparidade dos números, quando falamos em percentagem dos homens que atinge o orgasmo numa relação sexual, vs as mulheres. No homem o orgasmo é quase mecânico, nas mulheres, para-citando o Californication, é como desactivar uma bomba mental, com centenas de fios ligados a diferentes "componentes". Um passo em falso e a bomba detona, focando a cabeça da mulher naquele pormenor em específico e já não a deixando mais livre para gozar o momento.

Qual é o passo mais fácil? Ser bonita! Ou melhor, ser mais e mais e mais bonita! Mais bonita que as amigas, mas especialmente que as "enimigas". E esta é a preocupação principal de 99% das mulheres, tudo o resto vem em segundo plano. Em algumas isto depois altera-se na parentalidade, noutras piora! Digam o que disserem, na minha análise (e sublinho, minha) a preocupação constante com a beleza externa é passada de mães para filhas, mesmo nas formas mais indeléveis. O dinheiro que as mulheres gastam em cosmética é exorbitante e isso não me assusta, mas não há um limite a não ser o quanto se ganha ao fim do mês, ou o quanto os progenitores dão de mesada! Não há um descernimento eficaz do que é trigo e joio e, na ânsia, vão a correr atrás do prejuízo, só se preocupando (especialmente em PT) com a beleza quando ela começa a falhar (e aí já é tarde, por muito que o creme Je Ne Sais Quais, dos laboratórios L'Argent apregoe que o seu creme consegue fazer a pele, as estrias, ou a celulite, voarem 10 anos para trás na máquina do tempo). Também quero ser sincero... esta geração das netas das emancipadas foi apanhada numa encruzilhada. Com sorte nas próximas o problema resolve-se. As mulheres passaram, de uma forma estável e geral (não falo de princesas que se tornaram raínhas), de donas de casa e mães de filhos até perder conta, a CEO's de multinacionais (e, em muitos casos, sem filhos, ou com apenas 1 ou 2) num período relativamente curto no que confere à história do homem moderno. Como tal há uma certa tendência natural em rejeitar os ensinamentos antigos das suas avós. Mas, como eu costumo afirmar, nada é 100% mau e nada é 100% bom. O que se perdeu foi que a mudança repentina de papéis criou um vazio que foi preenchido com refugo. A única coisa que permaneceu, que colou, digamos assim, foi a preocupação com a imagem. E, como tudo onde não há concorrência, essa preocupação é exacerbada e exagerada. A quantidade de mulheres que decide fazer cesariana, só para dar um exemplo, contra todos os incovenientes para ela e para a criança, por imperativos falsos (muita vezes aliciada por interesses financeiros privados) e contrários ao bom desenvolvimento do ser humando, é preocupante. A falta de exercício físico (costumo dizer que só se olham ao espelho de frente), que permite manter o tónus muscular é substituída por refeições leves, para eliminarem a gordura, mesmo aquela que necessitamos para proteger as articulações, por cremes e por operações plásticas e injecções de botox. É uma coisa atrás da outra e da outra, numa avalanche que depois não há como parar. A falta de educação também está na ordem do dia. Uma mulher não pode ser educada sem ser submissa? Mas que raio? Claro que sim! Mas não o é, ou melhor, assume que a primeira implica a segunda, então vai de ser (des)propositada. Mas desenganem-se aquelas que acham que a beleza é tudo, que é o passaporte para a fama e fortuna. Mesmo naquelas para quem é, se depois não houver inteligência, ou pelo menos esperteza, por trás, essa fama e fortuna vai pelo ralo abaixo, geralmente no pior momento, que é aquele em que precisamos... no avançar da idade! A beleza é o chamariz, claro, sem atracção física o ser humano não se interessa rapidamente, leva uma eternidade até conhecer e a deixar-se levar pelo sentimento. Mas, pasme-se, tão rápido quanto chegaram,vão-se embora aqueles que, depois de verem, provarem, experimentarem e, muitas vezes, fazerem das tripas coração essas mulheres lindas por fora. Porque elas não são interessantes, esvaziaram-se de conteúdo em prol da forma. Mas, no expoente máximo, se a beleza é ser como um manequim (e não uso a palavra modelo propositadamente) então o futuro é numa qualquer montra de loja! Acho que isto exprime bem o rídiculo de toda a situação. Só de um manequim se exije apenas forma. E quando o interesse se perde em conjunto com a tesão, a companhia esvai-se.

Neste ponto quero honrar a minha actual companheira. Embora considere que pudesse fazer um pouco mais de exercício físico, o facto é que a sua companhia é, tem sido e espero que continue a ser, uma Rosa (obviamente, com os seus espinhos - mas não temos todos?).

in http://oinconformado.blogspot.com

quinta-feira, maio 13, 2010

Passeio Livre

A partir de hoje este escriba será um fiel seguidor do blogue http://passeiolivre.blogspot.come está a pensar seriamente em encomendar uns quantos autocolantes!

in http://oinconformado.blogspot.com

sexta-feira, abril 23, 2010

At the end of the day

U get up early,
ignore the sleep that shuts u'r eyes
and numbs u'r limbs...
U drink a nice nespresso and hope
to drown that little bastrd that keeps singing
"why don't u stay in bed?"
Take a nice shower,
dress up, go to work,
(...)
(8 hours later)
U go home tired,
sometimes mentally exausted,
but u'r dog welcomes u,
like u'r the best gift in the world (what low expectations)
and u can't help but smile,
"Ok, let's go 4 a walk!"
U don't know how,
but u'r legs can still take a 20 minute beating,
running and playing with u'r 4 legged mate.
U arrive @home and sit on the sofa,
turn on the TV, or grab u'r laptop,
and enjoy some minutes of rest.
Then u'r life partner arrives,
with u'r kid sleeping on her lap.
U talk softly but she wakens up anyway
and wants some of u'r love.
When u'r arms start to feel heavy
u put her down on the sofa,
u give her the best seat, right beside her mom.
U just need 2 grab a pillow,
put it on the ground next to the sofa
and sit over it
(that does it)
And then, 4 u'r surprise,
she laughs and jumps to u'r lap again,
she looks around and looks @u with those
"where's MY pillow" eyes :c|.
U grab another pillow,
put it next to yours,
and watch as she climbs down onto it
feeling all important.
Then she looks @u and smiles!
Just a simple smile,
nothing fancy,
but,
for some strange reason,
that smile warms u up from head to toe,
and u feel that she's made u'r day.

in http://oinconformado.blogspot.com

quarta-feira, abril 21, 2010

O "pormenor" de saber falar/escrever em Português


O Destak abre com um tema de capa (ipsis verbis) interessante, assinado por esta senhora:

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA
pferreira@destak.pt
www.destak.pt

"Dois reclusos fogem das prisões todos os meses"

Perante isto pensei que se tratasse de uma alegre sátira ao sistema prisional português no qual 2 reclusos fugissem todos os meses e depois retornassem, ao género de um bom filme de capa e espada em que o herói se deixa estar na prisão, mas apenas porque sabe que pode sair em qualquer altura...

Mas eis que nada está mais longe desta minha verborreia mental, desta divagação nostálgica e até uma certa dose voluntária de ingenuidade... a notícia era sobre o facto de, ao longo de um ano, cerca de 28 reclusos fugirem das cadeias em PT, o que, em números redondos transita em 2(,2) por mês.

Ora então, o cabeçalho não deveria ser "Fogem, por mês, 2 reclusos das prisões"?
in http://oinconformado.blogspot.com

terça-feira, abril 13, 2010

To Vatican, or not to Vatican...


O choque de realidades é evidente...

in http://oinconformado.blogspot.com

Poison Heart - Ramones

Sometimes I feel this way... not very often, but sometimes I do...

"Poison Heart"
No one ever thought this one would survive
Helpless child, gonna walk a drum beat behind
Lock you in a dream, never let you go
Never let you laugh or smile, not you.
Well, I just want to walk right out of this world,
'Cause everybody has a poison heart
I just want to walk right out of this world,
'Cause everybody has a poison heart.
Making friends with a homeless torn up man
He just kind of smiles, it really shakes me up.
There's danger on every corner but I'm okay
Walking down the street trying to forget yesterday.
Well, I just want to walk right out of this world,
'Cause everybody has a poison heart.
I just want to walk right out of this world,
'Cause everybody has a poison heart, a poison heart, a poison heart, a poison heart ... yeah!
You know that life really takes its toll
And a poet's gut reaction is to search his very soul
So much damn confusion before my eyes,
But nothing seems to phase me and this one still survives.
I just want to walk right out of this world,
'Cause everybody has a poison heart.
I just want to walk right out of this world,
'Cause everybody has a poison heart,
Well, I just want to walk right out of this world,
'Cause everybody has a poison heart.
a poison heart, a poison heart, a poison heart
.a poison heart, a poison heart, a poison heart.