Dubai. País árabe, regime dictatorial, islão integral mas com todas as comodidades do mundo ocidental. Os xeques e emires são tão ricos que dedicam as muitas horas livres aos caprichos da imaginação. Só um deles por exemplo , possue mais de 2000 cavalos de puro sangue árabe e que são utilizados para as provas mundias de hípica pelos melhores ginetes.
Aí só há practicamente areia como cenário decorativo e poca caça, mas os emires do Dubai adoram soltar os falcões para caçar lebres e pombas. É uma forma de exibição masculina entre companheiros. Tudo isto foi a parar em que um espanhol que é treinador de falcões foi aí a trabalhar para um xeque. Veste-se de árabe e já aprendeu e tudo a dizer algumas frases en árabe.
...
Um dia, depois de admirar a beleza do voo e a actitude de um falcão, expressou a sua admiração ao dono da criatura voadora, dizendo; que esse falcão era uma das mais belas aves que tinha visto voar.
E o emir respondeu-lhe : os teus olhos sim que são belos!
Ficou atrapalhado o homem porque não sabia exactamente o que é que lhe queria dizer com isso. Então, outro emir que se apercebeu da cara de estupor do espanhol, explicou-lhe:
A verdadeira beleza não está nas coisas mas sim nos olhos de quem as vê como belas.
...
Esta é a maior das faculdades do ser humano: transformar o mundo só com um olhar.
As vezes basta ver as coisas de uma forma diferente ao que estavamos habituados para encontrar a solução a uma realidade melhor e a um mundo melhor.
Por favor, esqueçam tudo o que aprenderam e voltem a ver as coisas como quando eram crianças e sereis mais felizes.
Lembro-me que de pequeno adorava as formigas e os pequenos insectos e nunca os achava repugnantes...
Nada é certo e nada é verdadeiro no mundo que desfila ante os teus olhos incrédulos.
Se assim o desejas será belo e se não, feio será. Nem uma coisa nem outra será a verdade
mas dependendo de como a vejas, serás mais ou menos feliz.
quinta-feira, junho 07, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário