Pesquisas Inconformadas

quarta-feira, novembro 10, 2004

Pirataria

A pirataria informática é coisa que conheço desde que comecei a jogar computador, na altura num ZX Spectrum 68K! Mas o que se resumia a um copiar de cassetes (os jogos eram uma sequência de sons gravados em suporte magnético - fita) e que deu lucros a muitas lojas de electrónica, hoje em dia evoluiu e assumiu contornos assustadores.

Na altura a pirataria era algo de que pouco se ouvia falar, mais que não seja não haviam leis que a regulassem coerentemente. Com o evoluir das máquinas veio o evoluir dos jogos e, consequentemente, um maior cuidado das companhias que os "fabricavam" em garantir que os seus lucros não fossem "desviados" por uma qualquer lojinha de esquina que se limitava a comprar um exemplar e depois vender cópias ilegais a um preço barato, sem manuais nem qualquer suporte (logo prestando nesse aspecto um mau serviço em várias frentes).

Hoje em dia a pirataria organizou-se ao ponto de não raro se ver nas ruas, em "bancadas" improvisadas, até ciganos a venderem cópias de filmes em DVD. Digo "até ciganos" porque até esse momento a actividade comercial do "cigano de rua" (à falta de termo melhor) era (tentar) vender umas máquinas fotográficas, uns relógios ou uns óculos de sol e, nas feiras, roupas "de fábrica".

Qual é o meu problema com a pirataria? Não consumo, eu próprio, títulos variados piratas? O meu problema é que, neste momento, o negócio da pirataria está praticamente a dar mais dinheiro que o negócio da venda legal desses mesmos títulos (estima-se que é mais rentável - seguro é, certamente - que a venda de droga)! O meu problema é que toda a pirataria que consumi e/ou consumo é gratuita. Adquiri-a sem gastar um tostão (excepto se contar com as horas gastas a navegar, os CD/DVD comprados e a electricidade...) e, portanto, não alimento mercados paralelos. Não dou dinheiro a ninguém, ponto final, excepto quando gosto mesmo de determinado jogo/filme e aí perco o amor ao dinheiro e compro uma cópia legal do mesmo. O meu problema é que, o negócio paralelo, está a gerar riqueza em mãos erradas! Em mãos daqueles que tudo fazem para ter um lucro fácil e que, portanto, não são senhores de muitos princípios e/ou escrúpulos. E o meu problema é que, cedo ou tarde, o feitiço vai-se virar contra o feiticeiro e, quem se lixa, é o àvido consumidor. Sim! Porque as grandes companhias não vão sustentar esses mercados para elas próprias terem prejuízos e, os parasitas da pirataria, vão-se virar para outras áreas mais rentáveis assim que lhes apertarem os calos. E sabe-se lá o que é que vão fazer com o dinheiro que entretanto ganharam. Financiar facções terroristas, grupos mercenários para-militares, ou "simplesmente" tentarem formar eles próprios um "clã" mafioso.

Na prática não sou contra a pirataria, até porque as demos de muitos jogos e trailers de muitos filmes muito prometem mas depois o título completo pouco cumpre (como o Windows95 e sucessores). E moralmente reconheço que a mesma é errada, pois parte de um princípio errado. Mas também o é o princípio das grandes companhias que é o de "Não interessa se é realmente bom o que vendemos, temos é de vender... e bem!!!". Nesse aspecto vejo o papel dos hackers e crackers como o dos actuais Robin dos Bosques. Ora e nessa mesma linha, o que vejo actualmente, é que alguns desses "Robin of Sherwood" foram mal aconselhados e tornaram-se eles próprios naquilo, ou pior, que tanto criticavam. Ao invés de roubarem dos ricos para darem aos pobres, roubam dos ricos para venderem aos pobres. Cobram pelos seus serviços e isto, a meu ver, tanto naquela altura como agora é absolutamente inaceitável. Até porque, com eles a ficarem ricos, quem é que vai roubar deles?

1 comentário:

L'enfant Terrible disse...

Argumentos:

1- muitos desses DVD não têm o filme que anunciam (não é caso raro)!
2- a qualidade desses "DVD" não é a de DVD. Não é cópia de um DVD. São
filmes gravados no cinema com uma qualquer câmara digital e depois
enviados pela Net. Uma cópia feita de um VHS para um DVD ficava com
melhor qualidade.
3- se conheceres alguém com leitor de DVD no computador (trabalho,
escola, faculdade), provavelmente consegues arranjar os filmes de
borla.. só tens é de comprar os DVD virgem!
4- Ela está a dar 5 euros, possivelmente (embora não directamente), a passadores de droga, traficantes de armas e quem sabe de pessoas.