Pesquisas Inconformadas

quinta-feira, agosto 19, 2004

Gosto disto, porra!

Uma das razões de eu gostar tanto de blogs é porque gosto de artigos de opinião. Especialmente de ilustres desconhecidos que não tem de medir palavras e preocuparem-se com o politicamente (in)correcto! Porque é da diversidade que nasce a evolução, mesmo que não concorde com as opiniões, permite-me avaliar, conhecer, adquirir, novos pontos de vista, alguns bastante invulgares ao ponto de, se fossem posições sexuais, teriam destaque no Kamasutra.

É caso para dizer "gosto disto, porra!".

sábado, agosto 14, 2004

Pensando em Sócrates.

Um indivíduo que tudo sabe, nada sabe na realidade pois voltou exactamente ao ponto de partida - o ponto da total ignorância. É como se fizesse a circum-navegação e voltasse ao mesmo ponto. Do ponto de vista da navegação o feito é assente mas, como tal, finito e igualável. Mas do ponto de vista objectivo, de que interessa ter feito toda aquela viagem se voltou ao ponto de partida? Do ponto de vista inteligível mais inteligente será aquele que conseguir parar antes de voltar ao ponto de partida, dando assim uma margem para aprender algo novo. E mais inteligente será aquele que, voltando ao ponto de partida, não fique por ali e se remeta a novos métodos, novos caminhos, novos mapas. Porque o importante não é chegar-se ao fim, pois, esse, é crasso e fulminante. E o final da inteligência chega quando se admite que nada mais se tem para aprender. O apogeu da inteligência é atingido quando, contra todas as circunstâncias, decidimos "fazermo-nos de novo à estrada" pois certamente há algum pormenor que nos escapou, um ponto de vista que ficou por vislumbrar, um caminho por descobrir... algo mais por aprender.

E assim apercebo-me de que Sócrates, o qual só "conheci" no 10º ano nas aulas de Filosofia, foi um dos homens mais inteligentes da história humana.

quarta-feira, agosto 11, 2004

Voltei!

De nha terra. Muita diversão, muito sol, muitos amigos novos e alguns já (quase des)conhecidos. O stress acho que nem chegou lá... perdeu-se algures durante as cerca de 03:00 de viagem.

Com a cabeça fresca consigo concentrar-me melhor nos meus objectivos pessoais e profissionais, e com a viragem de mais uma década entendo que está na altura de encarar alguns agora, ou para sempre me esquecer deles.

terça-feira, agosto 10, 2004

Há diferença...

... entre não acreditar e acreditar que não é possível?