Pesquisas Inconformadas

sexta-feira, maio 18, 2007

Desabafo II

Para o MAI, dado que a inércia da PSP neste caso tem sido mais que muita:


Exmos Senhores,


No vosso site pode ler-se:


INÍCIO DE CITAÇÃO
A Polícia de Segurança Pública (PSP) é uma força de segurança com a natureza de serviço público dotado de autonomia administrativa, que tem por funções defender a legalidade democrática, garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos, nos termos do disposto na Constituição e na Lei. Em situações de normalidade, as suas actividades são desenvolvidas de acordo com os objectivos e finalidades da política de segurança interna, com respeito pelos limites do respectivo enquadramento orgânico. [...]

Filosofia de actuação policial

  • Permanente busca do ponto de equilíbrio nos conflitos de valor sempre presentes no plano da segurança interna, nomeadamente: liberdade versus segurança; e ordem pública versus direitos, liberdades e garantias.
  • A segurança é o primeiro factor de liberdade, pelo que é prioritário garantir a liberdade de circulação dos cidadãos em todo o tecido urbano, erradicar as zonas ditas “perigosas” da cidade e proporcionar aos cidadãos uma sensação de segurança.
  • Compreensão de que o cidadão ocupa um papel central no sistema de segurança interna, pelo que se impõe uma crescente visibilidade da Polícia e uma política de proximidade com os cidadãos, devendo as autoridades estimular a participação destes nas acções de prevenção da criminalidade.
FIM DE CITAÇÃO
Pergunto eu, no email em anexo sobre o estacionamento abusivo na zona do Campo Pequeno (especialmente em dias de espetáculo), onde é que essa filosofia é prosseguida e colocada em prática, no que toca ao garantir e no defender do bem estar dos moradores do Campo Pequeno? Onde é que a ordem pública é mantida, quando o estacionamento selvagem é um hábito, onde é que o direito à circulação pelos passeios é garantido, e a garantia de que, se tiver de circular pela estrada, a integridade do cidadão não é colocada em causa. E qual é a compreensão demonstrada pela divisão de trânsito do Comando da PSP de Lisboa, quando se telefona a participar estes verdadeiros atentados às liberdades e direitos supra mencionados?

Aguardo expectante uma resposta vossa,
Atenciosamente,
Denis

5 comentários:

SK disse...

Pensa na 2ª Circular em dias de jogo de futebol. A ridicularia é a mesma, mas pelos vistos a lei só se cumpre por vezes...

Abraço

Big Brother disse...

Meu caro,como residente da zona sofres o que muitos outros residentes de muitas outras zonas residenciais de Lisboa sofrem há já muitos anos.
As cidades crescem, o trafico aumenta, o numero de veículos e de condutores é cada vez maior e a situação já é incontrolavel! Se a tudo isto somas a ineficacia tradicional das nossas forças da ordem e dos poderes administrativos o resultado está á vista!

L'enfant Terrible disse...

Shit, nem quis ir pela 2ª Circular :). Chegam ao ridículo de a Polícia cortar duas faixas da "via rápida" para escoar melhor quem sai dos jogos! E outro dia, a sair do Colombo em dia de bola, uma gajo a estacionar o seu carro, em pleno relvado público, mesmo nas barbas do PSP? Depois querem respeito pela autoridade... para isso têm de exercê-la correctamente... passeiam-se de carro diariamente, porque não multar as centenas de carros mal-parados em zonas que não estão contíguas à EMELga?

Gran Hermano, eu sei disso, mas isso só me revolta mais porque com o tempo as polícias e as políticas que as regem, não evoluíram... só o paleio com que presenteiam os munícipes :(.

Fuck!

Ana Maia disse...

E respostas?

L'enfant Terrible disse...

A resposta é só uma e é tão simples que me sinto como Colombo perante a evidência de colocar um ovo em pé...

Mudar a cultura das forças de segurança. Refrescar os seus conhecimentos da lei e incitá-los a os colocar à prova todos os dias. Ao invés de se andarem a passear, aproveitem para verificar se não andam ciganos a vender mercadoria contrafeita, se não andam carros estacionados em cima dos passeios (quando não das passadeiras),a autuar os taxistas que insistentemente resolvem criar praça de táxis onde estas não existem (mas existe uma 100 mts depois), regular o trânsito de forma a que os apressadinhos do costume não entalem os outros que agora têm semáforo verde mas não podem avançar porque há alguém que lhes bloqueia o caminho...

A solução é tornar as forças de segurança parte da solução e não parte dos problemas!!!