Vem aí o Inverno. Supostamente seria o Outono mas, provavelmente devido ao efeito de estufa, as estações estão esbatidas. A Primavera e o Verão mesclam-se, da mesma forma que isso acontece com o Outono e Inverno.
Por isso vem aí o inverno! E com ele vem o aumento do trânsito nas estradas e os acidentes causados por quem não sabe conduzir. Mas as culpas, essas, são do excesso de velocidade. O facto de os instrutores de muitas escolas "ensinarem a passar no exame", ao invés de ensinarem a conduzir, só facilita este aspecto. O facto de as pessoas, no trânsito, aflorarem a sua falta de civismo, também não é tomado em conta.
E quem ganha com isso? Bem, em primeira mão... os mecânicos! Eles esfregam as mãos de contentes certamente. Mas, para já, coloco a hipótese de que haja um lobby dos mecânicos em acção junto do governo e/ou das escolas de condução, de parte. Não que não seja possível, mas não me parece verosímil.
Não, a culpa é do excesso de velocidade e pronto, estão tiradas as conclusões para que o governo possa justificar a caça à multa de modo a engordar os bolsos dos políticos. Sim porque os cofres do país, esses, estão sempre vazios! Ao menos, em tempos de crise, o país não perde dinheiro. Para o perder era preciso te-lo. E para te-lo era preciso uma boa gestão. E uma boa gestão começa por ter à frente pessoas interessadas em levar o país para a frente, o que não acontece. O que acontece é que o país é liderado por actores que só se interessam com a sua carreira como políticos. A política devia ser uma arte nobre, mas não o é. A arte de, através do diálogo, se exporem ideias e se chegar a um consenso útil a todas as partes é, por si só, escusada de explicações ou floreados. Mas isso não é o que acontece. A política é a mais vil das actividades e das cobardias. But i degress...
Voltando ao excesso de velocidade a culpa, a haver, está na mentalidade. Na mentalidade de quem, por falta de civismo, não se adequar ao meio onde vive e na mentalidade de quem governa pois, para haver mudança de mentalidades (que são as mais difícies de implementar) tem de haver vontade política e esta só se manifesta em duas ocasiões. Quando não se está a ganhar dinheiro (e há muito dinheiro a ganhar), ou quando se está a perder dinheiro (especialmente se for muito)! Ora como a maioria dos veículos novos pagam 60% ou mais de IA, os arranjos nos mecânicos pagam 19% de IVA, a gasolina baixa 0,01€ para subir 0,02€ e esta tem uma parte do preço total de lucro para o estado, está-se mesmo a ver. O imposto municipal, que supostamente serve para manter as estradas em boas condições (limpas e sem buracos), ninguém sabe para o que serve, apenas que não serve o seu propósito. Isto é uma mina de ouro logo, a mudança de mentalidade (a vir), será quando a UE declarar o fim do IA (ou da mudança dos termos em que este se aplica).
Até lá é ter cuidado com a caça à multa... e usar o voto para que não fiquem sempre os mesmos no poleiro. O parlamento é um cesto de maçãs... se não se mudam as que lá estão, apodrecem...
quarta-feira, outubro 01, 2003
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário