Pesquisas Inconformadas

quarta-feira, março 10, 2004

A idilidade dos anúncios femininos

Ter um blog tem destas coisas... passam-se dias, semanas, sem inspiração nenhuma, para depois os pensamentos jorrarem em catadupa. Este último tem inspiração deste blog, baseado numa pequena frase da autora numa fugaz menção ao dia internacional da mulher!

Cada vez gosto menos de ver anúncios para mulheres... especialmente os dos pensinhos (oh! tão fimininu, tão curidu) higiénicos (por arrasto, os dos tampões), os dos detergentes para a roupa e os dos champôs/amaciadores junto com os dos cremes hidratantes/anti-envelhecimento.

Os primeiros porque criam um mundo perfeitamente utópico, onde praticamente a coisa que mais se quer é que chegue o período, para se poder andar a fazer o pino, saltar em cima da cama, andar a cavalo, ir à praia, ou fazer uma festa com as amigas a celebrar o dia (compreendia-se este último num anúncio de um teste de gravidez - ou não). Os segundos porque desde os tempos do OMO que todos lavam mais branco. Tão branco, tão branco, que até uma camisa branca parece amarela ao lado de uma camisa branca-acabada-de-lavar-com-o-detergente-Skipersilxauomo Fórmula Sabão de Marte (o quê? não sabia que o melhor sabão vem de Marte?)! E todos preservam as cores intactas! E todos removem todas as nódoas difícieis, mesmo a 40º. Estou, aliás como muitos homens e mulheres que vêm estes anúncios, tão certo, mas tão certo, mas mesmo tão certo, que os detergentes são tão bons, que as nódoas já fogem só de ouvirem falar neles! E os terceiros... os terceiros... utilizam fórmulas tão estilizadas como o usar a imagem a preto e branco para mostrar um cabelo espigado (e, logo, sem cor) para depois a opôr a uma imagem, a cores claro, de uma adolescente com longos e sedosos cabelos compridos ou, então, uma imagem em mosaico de uma pele não tratada com o creme niveavonlorealancome, para depois a contraporem com uma imagem excessivamente maquilhada e sobre a qual ha tanta luz a incidir directamente (basicamente quebram-se todas as regras da fotografia) que me admira como é que a maquilhagem não seca e estala (é pá, afinal o creme é mesmo bom! retiro o que "disse" - ou não). Já para não falar nos cremes anti-celulite, que são sempre apresentados por jovens e esculturais modelos que são, obviamente, as mais afectadas por esse problema.

É tudo tão perfeito, tão singelo, tão idílico, tão querido, tão, tão... perfeito (pois) que isto tudo põe-me a pensar... serão as mulheres assim tão fáceis de enganar e lá se vai a minha teoria de que as mulheres são seres inteligentes e capazes de executar multi-tarefas simultaneamente? Ou andarão demasiados homens (com H ou M grande, é indiferente) no meio publicitário? Eu prefiro pensar na 2ª, no mínimo, por uma questão de respeito! Acho que vou ver de novo o "What women want"!

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