Pesquisas Inconformadas

quinta-feira, outubro 07, 2004

Eu é que não sou parvo (Media Markt)!

Portugal é um paraíso cheio de tansos que vão em lérias. É esta a conclusão a que chego quando entro em 3 ou 4 locais, grandes superfícies, e vejo que apesar de um deles ser de pior qualidade que os outros, tem tanta ou mais gente! Não, não estou a falar do IKEA porque, apesar de ser mais caro que os restantes IKEA europeus, ainda é mais barato que as outras lojas (se bem que alguns artigos não têm muita qualidade).

Este caso aconteceu comigo, neste dia de ponte em que eu fui um dos "felizardos" que teve de trabalhar. Já tinha ido ao Media Markt várias vezes e até já lá efectuei compras porque haviam produtos a bons preços. Mas desde que ouvi uma conversa entre um importador e um responsável pelo Media Markt, em pleno corredor público, sobre os preços do artigo desse importador estarem muito baratos (leia-se, abaixo do PVP recomendado) - e que me provou que não só é possível baixar os preços e ainda ter um bom lucro, como existe uma espécie de cartel entre os grandes e entre os importadores - que fiquei de pulga atrás da orelha. Depois veio o dia em que comprei um Kit Home Cinema da LG (era o sítio mais barato) e que descobri que não podia pagar com o cartão de crédito - porque, como está lá afixado, eles recusam-se a aceitar cartões de crédito para poderem fornecer os melhores preços possíveis (lérias, digo eu).

Ora, desta vez, queria comprar uma TV. Inicialmente queria uma LCD, mas como os preços (para uma TV com um ecrã decente) são ainda algo proibitivos e a qualidade é inferior às CRT, resolvi poupar o dinheiro para outras coisas. Mas mesmo dentro das CRT havia muita escolha o que torna difícil, ao comum dos mortais que está fora do ramo, escolher (acho que a ideia é essa, de maneira a levarmos o que nos impingem). Li um artigo na proteste em que tinha exactamente um teste às TV que eu queria, de 70 e 82 cm de ecrã. No teste apontavam 3 TV como escolhas acertadas mas, quando entrei nas lojas da especialidade (Rádio Popular, FNAC, Worten e Media Markt) vi que muitas outras TV "faltaram" ao teste sendo assim "chumbadas" por falta de comparência.

Decidi então restringir a minha escolha, utilizando algumas dicas que apanhei da Proteste, mas escolhendo o meu próprio caminho. Queria uma TV com ecrã acima de 70 cm, tecnologia de 100Hz, estéreo, com saída de som estéreo (para ligar ao home cinema), entradas de vídeo laterais (para ligar uma câmara ou a PS2), dois ou mais Euroconector e, de preferência, barata. Comecei utilizando como referência de comparação a JVC de 28" (72 cm) recomendada pela Proteste. De facto esta, tal como a sua irmã maior (32") eram muito boas escolhas, especialmente a mana grande pois o preço era muito semelhante! Mas não posso dizer que 700€ por uma TV seja propriamente barato pelo que me coloquei à procura. Eis que me deparo no site da Worten com uma Samsung de 28", com tudo o que eu queria (ainda faltava ver ao vivo) por um preço de 480€. Claro que quando a esmola é muita, o santo desconfia e eu sou como S. Tomé - ver para crer. Posto isto decido ir a alguns dos sítios mencionados acima e deixar a Worten para último pois, caso esta TV fosse tudo o que prometia e não houvesse a um preço semelhante (ou mais barato), quando lá fosse sairia de lá feliz comprador da TV que me "enchia as medidas".

Ora por acaso, ou talvez não, encontro a mesma TV no Media Markt. Porreiro, pensei, posso ver a TV ao vivo e compará-la com as outras. Tb tinham, aí, as JVC "de referência" e comecei a comparação. As JVC notavam-se que eram mais modernas, as Sony demasiado caras, as Philips ao nível das JVC (até no preço)... o que me deixou num dilema e vai de pedir ajuda. O empregado da Media Markt foi muito atencioso mas precisava de estudar melhor a lição. Isto porque lhe perguntei várias coisas e foi preciso ver in loco (menos mal), mas porque errou redondamente ao me dizer (com tal segurança) que a Samsung não tinha saída de som estéreo. Quase que acreditei e, com sinceridade, se a diferença entre ambas as TV não fosse de cerca de 200€ tinha trazido a JVC, mas sendo teimoso fui ver com os meus olhos. Desviei a Samsung e vejo que tinha lá as saídas... fiquei decidido a ir à Worten.

Chegando à Worten nem tudo foram peras doces porque todos os empregados estavam ocupados e eu já sabia o que queria, era só pagar e levar (é um pouco frustrante, mas...). Lá consegui um empregado semi-livre e feitas duas perguntas, foi só passar na caixa para pagar. E é aqui que começam as diferenças:

1 - Paguei com VISA - o preço era exactamente o mesmo, mas paguei com VISA. A Worten paga uma comissão à Unicre, o meu dinheiro só vai sair da conta no final do mês, mas todos ficam contentes;

2 - Levaram-me a TV a casa, sem pagar mais por isso. Não tinham a TV na loja, ficaram com os meus dados e levaram-ma a casa - desconheço este serviço por parte da Media Markt - no dia e hora que combinei (já a recebi e estou contente com o serviço);

3 - Não contentes com isso ainda me ligaram hoje a perguntar se correu tudo bem, se tinha alguma coisa a apontar e se estava satisfeito.

Posto isto, e correndo o risco de ser acusado de plágio, digo com toda a confiança... Fazer compras no Media Markt? Eu é que não sou parvo!

6 comentários:

Anónimo disse...

tens razao tens de fazer ver a esses comedores,e q tal a tv ta porreira...hihihi eu tb andei atraz de uma grafica que na megatronica custava 255€ no por 214€ foi a vila ver encomendei e custou 195€ na JP Sá Couto

L'enfant Terrible disse...

A TV ainda bule espetacularmente :)

Anónimo disse...

O cromo.. primeiro de tudo aprende a escrever fds.. e em 2 lugar a jp é um REVENDEDOR não vende ao publico! o que conprares la vai informação para as finanças que daki a uns tempos te perguntam se a vendeste e se não vendeste tens que dar parte dela em STOCK!! bahh é so cromos armados em espertalhoes!

Anónimo disse...

Tu é que nao sabes o que dizes! So tem de ter em stock se for sujeito passivo, particulares já são o produto final porque não deduzem IVA. Obrigado Miguel, já sei onde fazer as minhas compras. Lol.

Anónimo disse...

Cambada de parvos e ignorantes.. na media markt entregam em casa os produtos e ate fazem a montagem.. eheheh

Anónimo disse...

A minha experiência na Media Markt é muito má. Muito mau atendimento, pouco sabem, e se há um problemas: adeus...!!!