Pesquisas Inconformadas

sexta-feira, outubro 07, 2005

O direito de me peidar(*) em público

Ao entrar hoje num restaurante para jantar e, estando o mesmo cheio de fumadores (normal num qualquer restaurante), senti-me deveras incomodado mas, alas, não tive outra escolha que não encolher os ombros e sentar-me para comer.

Foi então que uma intervenção divina, ou a coisa mais parecida com ela, me atingiu os "neurónis" ao mesmo tempo que me segurava para não me peidar(*)...

Se os fumadores têm direito a fumar em público e, com isso incomodar quem fuma, porque razão não hei de eu reservar o meu direito de me peidar em público? Obviamente que no cinema, ou na ópera, não será aconselhável, mas que melhor forma de liderar um protesto contra o fumo poluente e cancerígeno do tabaco com o colocar-me mesmo ao lado de um fumador e PIMBA, lá vai alho? As utilidades são imensas, por exemplo, no dito restaurante, com um senhor atrás de mim a fumar (não era o caso, mas isso não interessa nada agora):
  • (peido nº1)
  • Snif, snif...
  • (peido nº2)
  • snif, cof, AHAM!
  • (peido nº3)
  • snif, cof, cof, pffuuuu, que cheiro!
  • (peido nº4, monumental, a cheirar a ovos podres)
  • Desculpe! O senhor vai continuar a soltar traques durante quanto tempo?
  • Depende de quanto tempo o senhor demorar a fumar esse cigarro!
  • (cigarro apagado quase instantaneamente)

Ou numa discoteca? Quer melhor maneira de arranjar espaço e me livrar de bêbados que acotovelam e molham e de pontas de cigarros, quais lanças reluzentes, empunhadas contra as minhas vestes e, não raro, a pele? Uma boa feijoadazita à transmontana, ou uma catchupa, antes de ir sair e a pista é minha... literalmente!

(*)peidar
Conjugar
do Lat. pedere, com mudança de conjugação
v. int. e refl., pleb.,
expelir ventosidades, com estrépito, pelo ânus.

Sem comentários: