Pesquisas Inconformadas

quarta-feira, outubro 05, 2005

Passeio dos tristes.

As IC19 e 2ª circular são das estradas com mais trânsito (congestionamento e número de veículos/hora/via)a nível europeu. Gostava de saber porque razão, aos fins-de-semana e feriados milhares de tristes escolhem passear para sitios onde terão inevitavelmente de circular pelas mesmas (especialmente a IC19). Não apanham trânsito durante a semana e, portanto, não se importam de esperar 60, 90, 120 minutos para chegarem a Sintra/Cascais e outro tanto para sair? São masoquistas e gostam de sofrer? Não são masoquistas mas a vida corre-lhes demasiado bem e procuram motivos para reclamar? Ou são tristes, pobres de espírito, conduzidos pelo espírito de manada?

Sinceramente gostava de compreender...

3 comentários:

Lisa disse...

Pronto, descobriste-me a careca. Sou uma triste e adoro sofrer, por isso, ao fim de semana e feriados vou martirizar-me em passeios pela serra de Sintra e beira mar de Cascais, ou, ainda pior, passo a ponte em direcção ao Sul.
Com este comportamento francamente demente afasto-me daqueles 'contentes' e pessoas de senso que optam pela sombra refrescante dos centros comerciais, Ikea e hipermercados ao fim de semana.
Vou tentar ganhar juízo e ir ao colombo no próximo fim de semana. Prometo.

L'enfant Terrible disse...

Aha! Uma cobaia! :)

Eu explico! Eu moro para os lados onde tu costumas ir e, felizmente, regra geral venho de comboio para Lisboa. Mas há gente que, dia sim, dia sim, traz o carro para Lisboa e passa metade do dia no veículo (cheguei a demorar 3 horas de Sintra até Entrecampos!). Ao fim-de-semana, se preciso sair com o carro, apanho sempre trânsito na p*ta da IC19 por causa do pessoal que, ou está a ir para Sintra/Cascais, ou está a sair e depois aproveita o passeio para ver como vão as obras.

Então onde te encaixas? Naqueles que durante a semana não apanham trânsito e, portanto, não se importam de apanhar um "bocadinho" (livra) que é compensado pela visita ao sítio em questão? Gostava sinceramente de perceber esta questão porque o tempo e o dinheiro (carro a trabalhar sem avançar) que se gasta dá certamente para ir a outras paragens que, não sendo tão agradáveis, serão certamente agradavelmente diferentes :).

Eu sei que a zona é bonita e tem muito para ver, mas o trânsito descomunal que invariavelmente assisto é criado por diferentes pessoas? É que se assim é, ainda entendo... mas se são sempre as mesmas pessoas, todos os fds/feriados, caramba, devem ter um motivo muito bom que me escapa :). Além de que muito boa gente fica-se logo ali pela recta do autódromo, no Cascais ou no Beloura Shopping :(.

É que eu, para passear por ali, só de duas rodas :). Centros comerciais, ao fds, só para ir ao cinema à noite. De resto, faço o que tenho a fazer durante a semana.

Lisa disse...

Bom, explicando:
Vivi num suburbio mais de vinte anos, sei bem o cancro que é o trânsito automóvel ao início e fim do dia, levava com eles quando andava de autocarro.

Agora vivo e trabalho em Lisboa, e ando de metro ou de carro, conforme a necessidade, mas mais de metro. Vá lá, tenho essa sorte.

Agora ao fim de semana gosto muito de dar as minhas voltas e, enquanto o tempo o permite, apanhar ar. Bom, no inverno também vou para a praia, ainda é melhor sem ninguém e sem filas de trânsito... mas lá está, triste é enfiarmo-nos nos centros comerciais e, apesar de gostar de passear em Lisboa (ao domingo o Chiado está vazio e dá para aproveitar a fnac e uma esplanada).

Se as estradas engarrafam a culpa é não só do uso descontrolado de carros, mas também do mau serviço dos transportes colectivos. O IC 19, p. ex. tb é uma estrada muito mal feitinha... aquilo é não só insuficiente como perigoso.

Como em tudo, não há respostas taxativas: o povo gosta de passear, e ao fim de semana vai-se melhor de carro para os locais longe da residência, ou devia ir, não é?