Pesquisas Inconformadas

quinta-feira, setembro 28, 2006

Seja herói por um dia... ou então não!

Será que o IPS e o facto de se dar sangue são incompatíveis?

Mês de Agosto, chego de férias mais a minha companheira. Passados 15 dias lembro-me que já não dou sangue há 2 anos e vai de arrastá-la (literalmente) para o IPS para dar sangue:
- Eu não dou, vou só ver como é, amor;
- Ok, vês e depois logo se vê se dás ou não.
Entro, não trouxe o cartão de dador?, ficou na outra carteira, não faz mal actualizamos na próxima espere aí na salinha que já chamamos.
15 minutos de espera...
Senhor Denis o Pimentinha, gabinete 1 - aí vou eu.
- Ora então como está, tudo bem, não trocou de parceira, não teve actividades de risco, operações, mesmo no dentista, nada, e onde esteve de férias?
- Nha terra di Cabo Verde :).
- Então não pode dar sangue agora, só daqui a um mês...
- Desculpe?
- Pois, Cabo Verde é um país de destino de férias com alguns problemas.
- Desde quando? Eu vou para Cabo Verde non-stop desde há 5 anos!
- Quer que lhe mostre?
- Quero!
- Aqui está, riscos de paludismo na ilha de Santiago entre Setembro e Novembro!
- Pois, mas há aqui umas coisitas a elucidar:
  1. Estamos em Agosto (só me apeteceu dizer duh!)!
  2. Estive na ilha do Sal que é na outra ponta do arquipélago relativamente a Santiago!
- Ah, pois, mas vou-lhe pedir que volte daqui a um mês, na mesma.
- Vocês é que sabem, mas isto não faz sentido nenhum. Eu quero dar sangue (o contrário da generalidade da população) e vocês não querem aceitar o meu sangue com medo que ele esteja contaminado por eu não ter estado no sítio onde esse contágio pode ocorrer e nem na altura em que o contágio pode ser feito! Se fosse no arquipélago dos Açores e eu tivesse estado em Sª Maria e o risco de paludismo fosse nas Flores?
- Ah e tal (desculpas incoerentes).
- Você é que sabe! Tenha um bom dia.

E depois vêm-se queixar para a TV, com campanhas de um gajo ser herói... isto só me faz lembrar a regra de quando era puto... armas-te em herói, cai-te tudo em cima! Foda-se...

1 comentário:

B. disse...

Vá, valeu a intenção... E eu a pensar que só na Segurança Social, nas Finanças e nos Centros de Saúde é que havia destas burocracias...