Pesquisas Inconformadas

quarta-feira, fevereiro 18, 2004

Estupidez sem limites

"A estupidez é infinitamente mais interessante que a inteligência. A inteligência tem limites, a estupidez não"

É com esta frase, cuja real autoria desconheço, que defino a minha aventura no trânsito, ontem à noite! Infelizmente o trânsito é um assunto recorrente no meu blog porque é com cada situação que encaro, que me custa a acreditar que alguém passe por isto... mas passa!

Vinha eu na minha "carroça", a caminho do treino, quando chego ao fim da circular de benfica, em direcção ao eixo N-S, quando um senhor vindo de Campolide ou Sete-Rios (não sei precisar mas que tem um sinal de perda de prioridade) decide que a minha carroça é que deveria perder a prioridade e avança, começando a bloquear-me o caminho! Os actos a seguir por mim desempenhados não ficaram, excepto pelo "bólide" utilizado, a dever nada ao mais recente jogo de computador, do qual sou grande fã, Need For Speed Underground! Perante este cenário a primeira reacção que tive foi, obviamente, travar. Como aquela curva é bastante apertada e tem relevo o carro ficou descompensado começando eu a perder o controlo do mesmo. Quando vi que travar não seria suficiente para evitar o embate, buzinei enquanto largava o travão e apontava o "nariz" do carro para o espaço de estrada que ainda me permitiria passar. Por sorte o condutor abrandou e desviou o carro, para cima do traço contínuo, para a outra faixa (arriscando-se a causar OUTRO acidente se por acaso viesse lá alguém, mas enfim), mas o descontrolo do meu carro ainda continuava e desta vez, reagindo à guinada violenta do volante, o mesmo aponta para o rail no interior da curva... mudei apenas o alvo, mas o risco de bater ainda era grande! Nova guinada, uma ligeira aceleração e o carro endireitou e "agarrou" a estrada debaixo das rodas!

Nesta altura o meu coração tinha mais pulsações que o de um rato almiscarado, e a adrenalina e a incredulidade começavam a transformar-se em raiva... mas eis que dou o benefício da dúvida e olho para o condutor do outro veículo, na esperança de ver um pedido de desculpas fruto de uma acção descuidada (todos cometemos erros). Mas não! O condutor passa por mim a rir-se, provavelmente porque achou piada ao facto de me ter visto "aos papéis". É aqui que entra a estupidez em acção! O que o condutor não percebeu é que se riu, única e exclusivamente, da sua estupidez! Da estupidez de, numa via sem prioridade, ter atravessado o seu carro numa curva que liga duas vias rápidas, da estupidez de, com esse acto, não ter percebido que, se não fosse o meu sangue frio e o ter conseguido evitar o acidente, o desfecho podia muito bem ser ele e/ou a filha (que seguia no branco atrás de si) poderem muito bem irem parar às urgências ao Hospital Sª Maria fruto de um embate lateral certeiro (como era o cenário inicial - "entrava" pela lateral do carro a dentro)!

Obviamente a raiva aumentou e a minha vontade foi a de dar uns tabefes neste biltre inconsciente e atirar-lhe a chave do carro para dentro do canil da União Zoófila ou para o Jardim Zoológico, para ver se lhe induzia alguma relexão enquanto a sua cara arrefecia e esperava pelo reboque... mas quando o vejo a entrar no eixo N-S a todo o gás, nitidamente tentado fugir da merd@ que fez, percebi que não valia a pena deixar de ir treinar-me a mim para "treinar" aquela aventesma e resta-me esperar que, se houver uma próxima vez, no meu lugar não esteja um TIR porque ele pode não ter uma segunda oportunidade de esboçar aquele sorriso idiota, inconsciente, ignóbil e estúpido!

Sem comentários: