Pesquisas Inconformadas

sexta-feira, fevereiro 20, 2004

Fair Play 2004

Não sou grande fã de Futebol mas, quando o meu clube está a jogar bem, de vez em quando lá deixo os meus amigos convencerem-me :) a ir ver alguns jogos.

Apesar disso é por causa do futebol que escrevo estas linhas! Mais concretamente por causa do último grande derbi, o SLB - FCP. Não sou "lampião" mas há que dar a mão à palmatória... aquelas 3 faixas dos Diabos Vermelhos, onde se podia ler:

"Mourinho: Votado na net o vosso relvado também era o melhor da Europa"

"Milhões de Portugueses foram convocados. E tu, Baía?"
e
"Vota Mourinho - Miss T-Shirt Rasgada"

vêm demonstrar que, à semelhança de outras claques portuguesas e não só, é possível mandar bocas com humor e criar picardias saudáveis, sem ser preciso andar a chamar nomes às mães de cada um, nem a meter alhos nem bugalhos pelo meio.

Isto vai ao encontro daquilo que já algumas claques têm demonstrado. Que nem toda a gente vai ao Futebol para andar à porrada. Aliás, as claques eram o pior exemplo que se podia encontrar. Eram e são uma minoria repleta de paradoxos! Se por um lado seguem os clubes para todo o lado, sempre que podem, prestando o seu apoio, por outro muitas das vezes esse apoio é prejudicial à própria imagem do clube (vem-me à mente os casos das estações de serviço vandalizadas por algumas claques e os vários encontros antes, durante ou depois de jogos para "acertos de contas") causando distúrbios muitas vezes graves e que já levaram inclusivamente a que alguns clubes cortassem momentaneamente relações com as próprias claques (mais um paradoxo) e deixassem de as apoiar financeira ou moralmente.

Em Época de pré Euro 2004 é bom ver que também há alguns indí­cios, mesmo que ténues, de que o Hooliganismo também pode definhar. Esperemos que cada Português se lembre disso quando a altura chegar! E entretanto, vão treinando mais exemplos como o acima :).

Sem comentários: