Pesquisas Inconformadas

sábado, abril 17, 2004

Frases novas inventadas

Se bem que sem o mesmo contexto, apenas em conceito, inspirado por esta senhora e a sua Etimologia hebdomadária (volto a escrevê-lo, apenas em conceito - não vá parecer que eu me queira colocar em tão alto patamar), decidi inserir no blog uma parte, a escrever quando houver motivo, de frases ou expressões (que não deixam de ser frases - duh!) inventadas e originais.

Entenda-se inventadas pelo simples facto de que isso apenas significa que nunca as li/ouvi em qualquer lado antes - o que não quer dizer que outra pessoa, numa qualquer outra parte do mundo, as tenha dito - pelo que não reclamo nenhuns direitos de autor, antes pelo contrário. Se as escrevi é porque lhes acho piada e porque certamente as usarei se me lembrar e quando surgir uma oportunidade para o fazer (não me estou a ver a usar alguma expressão pipiana a meio de uma reunião, por exemplo).

E para ser justo, tenho de atribuir também boa parte do crédito ao Pipi pois depois de ler o seu blog, não contente, ainda "gamei emprestado" o livro a um colega meu - diga-se de passagem que é a melhor leitura de casa de banho desde que os livros do tio patinhas deixaram de ser traduzidos em português-BR e começaram a ser para português-PT - e com o qual me tenho rido a bandeiras despregadas, caralho! Pois o livro está cheio de neologismos interessantes. Atrevo-me a dizer que até Bocage o acharia, no mínimo, original!

Ora a frase de hoje foi uma frase que me veio à cabeça do nada enquanto pensava na capa de uma revista masculina deste mês:

(autêntico) Borracho a três cores!

Qual a sua explicação? Primeiro tenho de ir ao 5º ano, às aulas de educação visual, onde, erradamente, ensinaram naqueles anos a mim e a uns milhares de alunos imberbes, que todo o espectro de cores se resumia a 3 cores básicas (hoje sabe-se que não é assim), a saber : Vermelho, Amarelo e Azul (agora tb se diz magenta, amarelo e cião). Ora um borracho a três cores será então um borracho com tudo no sítio, a saber: tem cabeça (com um cérebro funcional), uma carinha de meter inveja às Helena Christiensen, Monica Belluci e Charlize Theron e um corpo capaz de causar vários acidentes de trânsito!

Porque não então "Borracho a 5 cores", para ser mais correcto? Porque não tem tanta piada! E porque o três é um número mágico. Além do três significar a Santíssima Trindade, tem uma série de conotações comuns com as quais as pessoas se acostumaram. Quantas pessoas pensam em actividades "a três", quantos adolescentes não estão já felizes e contentes de terem "perdido os 3" e quantos outros não estão envergonhados (agora que os perdi - os três -, sei que sem razão) por ainda os terem com eles, e muitas coisas mais com que facilmente se pode associar o mágico (em magia, conta-se até três quando não se dizem outras palavras mágicas) número?

:c)

Sem comentários: