Pesquisas Inconformadas

quinta-feira, abril 15, 2004

Reflexão

Passados pouco mais de 6 meses desde que abri este blog, ou blogue, tenho desde há algum tempo pensado em fazer uma remodelação... arrumar os cantos à casa.

Tenho lido bastantes blogues embora faça aqui referências a muito poucos, pois não quero parecer o Prof. "Martelo" (in Contra-Informação) a recomendar aqueles livros todos que eu duvido que ele tenha lido - por isso coloco aqueles que realmente gostei e que valem a pena empregar o meu tempo a ler! Primeiro foi a remodelação dos links e agora vai a remodelação da própria frase de abertura do blog... se tiver tempo, até o aspecto visual mudo... e coloco um sítio para comentários que ainda não me dei ao trabalho de ver como fazer.

Esta remodelação impõe-se porque sinto que o meu blog precisa de evoluir. Continuo a fazer isto por gozo, mas acho que ele tem de alguma forma reflectir-me. A principal diferença que encontro nos outros blogues é a de que são feitos já com a noção de que vão haver mais pessoas a ver o blog e, portanto, são feitos em grande parte para quem os vai ver. Os textos são feitos para irem ao encontro das pessoas que de alguma forma se identificam com cada blog. Já eu tenho outra postura. Tendo a perfeita noção que o meu blog seria visto por outros, este blog foi escrito para ser meu e, por isso, é escrito para mim. Se os outros o quiserem ler, porreiro, mas ele reflecte os meus pensamentos, os meus estados de espírito, as minhas ansiedades e/ou esperanças e também as minhas frustrações. Não reflecte a minha maneira de ser na vida porque está destinado, desde o princípio e como o nome indica, a dar um destaque apenas aquela minha parte rabugenta. Não diria o meu lado lunar porque esse só mostro quando não há uma réstia de luz do sol, mas aquele lado crítico, que não gosta de ser calado, amordaçado e que gostava de gritar em plenos pulmões, do topo do edifício mais alto da cidade "Mas está tudo a dormir ou está tudo doido? Acordem, caralho!" e depois ver as caras de medo e/ou espanto de quem apenas passava na calçada ou de quem tinha vindo à janela matar a curiosidade. Talvez seja por isso que adoro ler estes dois blogues, por me divertir toneladas com a doce acidez e a suave brutidão dos seus posts.

Espero com este blog aprender (e isso tem vindo a acontecer), aprender comigo mas também com os outros. É por isso que quero inserir a hipótese de os visitantes deixarem os seus comentários. É também por isso, e não só, que visito (quase) diariamente outros blogues e vou, qual turista pelas ruas de alfama, me "perdendo" nas vielas da blogosfera... diria, aliás, da blogosfeira pois isto parece também as feiras da ladra, do relógio, de Carcavelos e outras mais, tudo junto. Há de tudo para todos, cada um pode só vender, bradando aos céus ao bom estilo feirante ou simplesmente expondo e esperando que algum olhar mais interessado descubra o que temos para vender, comprar, apenas passear para ver, ou fazer tudo ao mesmo tempo, dia a dia, apenas com a certeza de que temos um lugar garantido, um espaço só para nós, neste estádio das palavras, onde elas se encontram, agrupadas, por noviços ou por autênticos escultores da língua portuguesa, formando as mais toscas ou sofisticas, imberbes ou maduras frases e textos, gratuitos (até ver), para gáudio de quem assiste, porque assiste porque assim o quer.

E daqui a 6 meses, ou 6 anos, voltar a olhar para trás, para mim, "preso" nestas linhas e verificar a minha evolução, ou a falta dela. Serei eu um inconformado conformado, ou um Inconformado com I grande e pêlo na venta? :)

Sem comentários: