Pesquisas Inconformadas

quarta-feira, maio 05, 2004

Isto é que é jornalismo?

Vi a "reportagem" da SIC/SIC-Notícias, sobre o Carlos Cruz ter sido remetido para a detenção no domicílio, deixando para trás longos meses do "Serviço de Hotelaria do Estado".

A "reportagem" foi o mais triste espetáculo de jornalismo que eu já vi nos últimos tempos... fazendo uma comparação com o canal National Geographic, ou o Odisseia, pareciam um bando de abutres de volta de um elefante moribundo!

Isto é que é jornalismo? Atropelam-se os direitos de quem teve permissão para deixar a cadeia e ir para sua casa, praticamente sequestrando o seu veículo, tudo para tirar aquela foto, a tal que amanhã vai aparecer na publicação X, Y ou Z? Só faltou abrirem a porta e entrarem lá para dentro para conseguirem um ângulo melhor! Onde está o direito à dignidade do arguido? E a dignidade dos repórteres em tais actos? Vendeu-se, qual Judas por 30 dinheiros, em prol de obcessões pessoais (deles, ou de algum editor de jornal)? Até as prostitutas têm mais dignidade! Nem nas imagens da Unicef, AMI e outras organizações de ajuda humanitária, vi tanto desespero e ganância nos olhos de uma multidão, nem entre os mortos de fome na Etiópia ou Iraque.

Eu acho que não tinha tido tanta paciência... e tinha atropelado alguns!

Sem comentários: