Pesquisas Inconformadas

segunda-feira, maio 31, 2004

O Futuro já está aí!

Armas com chips que só disparam com o seu "dono", scanners que mostram quem tem as mãos sujas, tecnologias de reconhecimento de "pensamentos"... estão já aí!

Segundo a Exame Informática estas três tecnologias começam agora a dar os seus passos no mundo, como o conhecemos (sim, porque há outros).

A NASA está a trabalhar num sistema que, através de um software específico e dois sensores colocados junto à maça de adão - huuum, será que não testaram nas mulheres? :c) - permite, em 92% dos casos testados, traduzir os impulsos nervosos enviados do cérebro para a garganta, aquando da tentativa de fala. Esta tecnologia será bastante útil a mudos e outras pessoas com problemas de fala, a ventríloquos, fala-baratos e políticos que adorem ouvir o som da sua voz, como o Paulo Tortas! Imagino o que será um ventríloquo enganar-se num espetáculo e pensar "merda, não era isto" :) ou o Tortas ligar-se a 4 ou 5 dispositivos destes para toda a gente o ouvir melhor! E prevejo que dentro de 5 a 10 anos as empresas de telemóveis tenham estes dispositivos a funcionar via wireless :c).

Quanto aos scanners, estes dispositivos emitem uma luz azul que mostra quem tem as mãos sujas e em que zona das mãos. Desta forma os empregados de hotelaria e o pessoal de saúde terá um poderoso auxiliar no combate aos germes. É pena é a luz azul ainda não eliminar os germes por ela própria... isso sim, seria um maravilhoso avanço. E poderia utilizar uma luz vermelha enquanto limpasse os germes e uma verde, no final, para assinalar quando estes estivessem mortinhos da silva :).

Saving the best for last...
Duas empresas, a FN Corporation e a VeriChip (este nome dá aso a trocadilhos giros) conceberam um chip que se coloca no dedo do gatilho e que assim evita que quem não for o dono da arma a possa utilizar. Os polícias e os militares, de acordo com a revista, são os potenciais utilizadores desta tecnologia. Eu diria mais! Diria que as forças de segurança serão os únicos, pelo menos, enquanto os hackers não encontrarem uma forma de "limparem" o chip para que os criminosos as possam "reciclar".

Em relação aos militares, são outros 500! Tenho uma firme convicção de que tudo o que é tecnologia de "inovação mundial" já é do domínio corriqueiro militar há pelo menos 5 ou mais anos. Tudo o que é tecnologia que permite uma vantagem estratégica em combate (físico ou de Inteligentzia) é prontamente "sonegado" para o domínio militar, desenvolvido ao extremo, e restringido o acesso apenas aos militares enquanto essa vantagem for latente. Apenas é divulgada para o público em geral (o tal mundo como o conhecemos) quando a tecnologia já não é uma vantagem clara e as empresas voltam-se então para os ávidos de tecnologia, para tentarem manter as suas receitas durante mais alguns anos.

Ora sendo assim não compreendo então porque é que os militares não fazem já uso desta tecnologia. De certeza que, por exemplo os americanos sitiados no iraque, utilizando-a iriam dificultar a utilização de armas roubadas. Ou as vantagens não são assim tão claras em relação às desvantagens (pois, da mesma forma, um colega de um companheiro caído não poderá fazer uso da arma desse companheiro), ou então estou a assistir a uma raridade, que é a de duas empresas conseguirem furar o lobby da indústria do armamento - eu acredito mais na primeira. Uma vantagem, clara, seria a obrigação de todas as empresas de armamento incluírem nos gatilhos das suas armas tecnologia deste género (chips e/ou biometria) de forma a que todas as armas que viessem para o mercado tivessem esta (verdadeira) medida de segurança (se bem que falar em segurança aliado ao armamento é um conceito algo dúbio - é como falar-se em nirvana e em nitroglicerina :cP).

Sem comentários: