Pesquisas Inconformadas

sábado, dezembro 31, 2005

Um sorriso pela manhã

Um sorriso pela manhã
é como o canto d'um rouxinol...
encanta-nos pela sua beleza
e embala-nos no seu branco lirismo.

Pudéramos todos cedo sorrir
e os dias cinzentos tornar-se-iam mais claros
e as tardes solarentas mais calorosas
e as noites escuras não tão solitárias...


Uma continuação de Boas Festas.

terça-feira, dezembro 20, 2005

As últimas folhas do Outono

Ontem de manhã, enquanto passeava a minha bichinha, fui brindado com um espetáculo que só aparece em documentários feitos por pessoas que têm a pachorra de se fincarem num sítio durante horas, armados com uma câmara, à espera que algo similar aconteça...

Ao passar entre as árvores de folha caduca do jardim, uma brisa mais forte sacudiu os ramos e resultou numa chuva de estrelas (eram folhas de 5 pontas) na direcção da minha cara! Fitando apenas a "chuva" contra o céu azul senti uma sensação indescritível de estar em paz com a Mãe Natureza e de agradecimento por estes pequenos momentos inesperados que ela nos proporciona quando estamos receptivos. São visivelmente as últimas folhas do Outono tentando agarrar-se para, quem sabe, poder aplaudir a entrada do Inverno antes de se resignarem ao seu futuro.

Ainda saquei do telemóvel para tentar filmar mas o que o momento teve de lindo, teve de breve.

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Festas Felizes

A todos os meus amigos,

Aos que me telefonam, aos que não telefonam mas pensam em fazê-lo apenas para se esquecerem no minuto a seguir. Aos que enviam emails aos quais respondo e aos que enviam emails que (ainda) não respondi porque deixei para depois, para ler com mais calma. Aos que me convidam para as suas festas de aniversário, apesar de nunca irem às minhas, aos que foram às minhas e nunca me convidaram para as deles. Aos que não fazem festas de aniversário. Aos que me convidaram para o seu casamento e que eu espero poder convidar no dia do meu, se ele chegar. A todos os que me amam e que, espero, sejam no mínimo o mesmo número daqueles a quem amo de volta. Aos cristão, aos judeus, aos muçulmanos, ateus, agnósticos ou crentes de outras formas de divindade. A todos os que eu não disse que os amo apesar de o sentir, porque vivemos numa sociedade em que dizer eu amo-te, em voz alta, pode ser mal interpretado (como é que um sentimento tão puro pode ser mal interpretado?). À minha família em constante crescimento. Aos amigos de infância que se perderam quando esta deu lugar à adolescência, aos amigos de infância que permanecem até hoje. O mesmo para os amigos da adolescência e aos que fiz já em idade adulta. Aos meus amigos endinheirados e aqueles a quem o dinheiro não lhes sorri, apesar dos esforços. Ao meu amigo Alex "franciú", que é o meu amigo mais antigo e do qual tenho muitas saudades porque não sei dele desde a Expo98...

Porque,

Acredito que só assim é que as amizades funcionam, quando há amor e não interesse. Que o Natal é o tempo de estar com a família e com todos os amigos que nos puderem fazer companhia, mesmo que por 5 minutos. O Natal não é o natal dos hospitais, não é oferecer aquela prenda porque nos sentimos obrigados, mas sim porque achámos que iriam gostar e, mais importante, que a mereceram. E, quando não encontrámos aquela prenda (seja porque razão for), um bom abraço, forte, quente, sentido e umas palavras de apreço vai perdurar durante muitos anos na memória tanto de quem o deu como de quem o recebeu. E como sabe bem ser abraçado numa noite fria! O Natal não é o consumismo instantâneo e se no Natal a economia sofre um alívio isso deve ser um efeito da necessidade de partilha e não a causa da mesma. De hoje para amanhã muda-se de casa, muda-se de cara, de pele, de número de télélé, de vida... morre-se... e ficaremos sempre presos a uma realidade que já não existe, com palavras que não dissemos, com gestos que não fizemos. E porque não tenho na memória todos os contactos de todos os meus amigos e, como não tenho, não acho justo que contacte uns e não outros recorrendo assim a esta forma democrática de os informar a todos, sem excepção, mesmo que nunca leiam estas linhas...

Quero-vos dizer que vos amo.

terça-feira, dezembro 06, 2005

Porque é preciso relembrar estas coisas...

Aministia Internacional

É preciso relembrar que, o país que se autointitula o polícia do mundo, mata os seus próprios habitantes! Já para não falar que, para eles, o conceito de liberdade de expressão não passa de um "memo" na constituição...

domingo, dezembro 04, 2005

Merda de gripe

Hoje ia matando um pombo que estava meio estranho na estrada... acho que o c*brão devia estar com gripe e vingou-se :).

domingo, novembro 20, 2005

A história repete-se...


Neste caso com demasiada frequência para o meu gosto :(.

quinta-feira, novembro 17, 2005

Os (aumentos dos) impostos

O IA vai voltar a subir. Más notícias para quem estava a pensar comprar o carro só no ano que vem, para ver se saía mais barato (um carro de gama média custa menos 5000€ em Espanha do que em PT). Mas o problema, para mim, não é o IA subir, ou o ISP, ou o IVA, ou qualquer outro imposto.

O problema é eles terem só um sentido... não descem! A acreditar nos sucessivos desgovernos deste país todos os aumentos de impostos eram temporários e medidas necessárias para combater os sucessivos desmazelos com as contas públicas. Só que, pelo andar da carruagem, não é neste desgoverno que qualquer imposto vai voltar a baixar, por pouco que seja. Nem que seja só para alargarem um bocadinho o nó da forca!

segunda-feira, novembro 07, 2005

Melhor dos MTV Europe Awards

"We are the best band, and we don't even exist!"
Gorillaz

Gripe das aves

Revivalismo's really back!

http://www.pavilhaoatlantico.pt/site/pavatl_agenda_01.asp?eventoid=99

Vou calçar as minha botas bicudas,
Vestir as calças à boca de sino,
Vou vestir as camisas de golas pontiagudas,
Deixar crescer o afro, colocar o soul glow,
Dançar até perder o tino!

:)

Quem é o novo Senhor PT?

Já sabemos, é Rodrigo Costa, vice da Microsoft...

Mais importante acho que é... "quanto é que ele vai ganhar?"! Sim, porque um Vice-Presidente da Microsoft (empresa mãe, não falo da Ms-PT) não troca a Ms pela PT por, como eles dizem nos USofA, peanuts!

Eu, Sportinguista, confesso...

... que aquele fiscal de linha que não validou o golo do Leiria deveria ir arbitrar os jogos dos infantis durante uns tempos...

Não quero que o "meu" clube ganhe assim. Será que foi o mesmo do Porto - Benfica da época passada? :).

sexta-feira, novembro 04, 2005

A minha primeira...

...piada aqui no blogui :).

À saída de um estádio de futebol, em Lisboa, um adepto do Sporting armou-se em engraçado com uma mulher-policia a cavalo:
"Eh, sabe que o seu cavalo está a espumar da boca?"
Rápida como uma seta ela responde-lhe:
"Também você estava, se estivesse seis horas entre as minhas pernas."

terça-feira, novembro 01, 2005

Revivalismo's back!

Está garantido! O revivalismo está de volta. Quais Acabado Silva e Mário Só Ares a voltarem ao activo... isso são apenas 10 anos de regresso ao passado! Não! Anda aí uma publicidade, sobre o quê ainda não consegui descortinar, mas isso é que é revivalismo à séria... Bonney M e Village People juntos! Não sei se em concerto, se em CD, se no que for. Mas seja lá como, são 20 anos, perdão, mais de 20 anos de regressão, aos tempos em que a escola era aquela seca entre os recreios, as camisas de golas de pontas bicudas, abertas até ao umbigo, as fartas cabeleiras, os sapatinhos disco night... olé!

Assim posto até tiro 10 anos aos senhores acima mencionados. Ra, ra, Rasputine, russian's greatest love machine, ra, ra, Rasputine, russian's greatest love machine... Y, M, C, A... olé! This brings back some memories :).

quinta-feira, outubro 27, 2005

Übersexual... women

À beira do mar encontrei este artigo que me fez pensar.

Fez-me pensar no futuro no masculino mas também no futuro no feminino. Esta senhora (Marian Salzman) apregoa a "nova sexualidade" masculina com a mesma facilidade como quem decide comprar uma garrafa de Sumol, sabor tradicional mas requintado, ao invés da nova Diet Pepsi, com 0 calorias e amiga da linha.

Mas e a übersexualidade feminina? Não terão as mulheres mudado também o seu papel nas últimas décadas? Não passaram elas de "meras" donas de casa a empresárias e CEO's de sucesso? Não terá a mulher comum abandonado o avental, os rolos no cabelo (e a rede a segurá-los) e os chinelos pelos vestidos, madeixas e sapatos de salto (já para nem falar nos jeans)? E não estará a sociedade em geral e as mulheres especificamente, a perceber que a natalidade está a ser afectada por ser incompatível com carreiras de sucesso? Não estará na altura de a mulher voltar a ter um papel mais familiar mas, ao mesmo tempo mais evoluído? Reinvidicar tempo suficiente para pelo menos amamentar os filhos, reinvindicar tempo igual ao seu parceiro (caso haja) para que ambos possuam as mesmas oportunidades (e contrariedades) na educação dos filhos? Que é tempo dela retomar o controlo da vida familiar sem que isso signifique abandonar a carreira e voltar aos chinelos, avental e rolos no cabelo? Sem que isso implique ter de ir cedo para casa para fazer o jantar? Não estamos no tempo da mulher exigir à sociedade e aos seus parceiros a verdadeira igualdade no tratamento e não apenas a igualdade que lhe serve (rejeitando a que não lhe serve)?

Creio que sim. Creio que a übermulher (super-mulher era a outra, com as braceletes e a tiara e o vestido sexy cheio de "Stars n'stripes") deve reinvindicar os valores familiares. Tem de se impor na sociedade como profissional e como mãe de familia. E, se o facto de ser mãe de família a (pode) prejudicar, deve exigir que os companheiros sejam pais de família para que não haja descriminação (ou seja independente dos sexos - podendo tornar a velha guerra entre casados e solteiros mais tangível)! E deve exigir que o seu companheiro ajude nas tarefas da casa (mesmo com empregadas - ou domésticas para as mais tiazooorras), que ambos eduquem os filhos e não deixem essa penosa e demoradamente constante tarefa apenas para os professores (que nunca poderão suplantar os pais, serão no máximo um suporte e/ou um complemento destes).

É tempo de deixar de passar horas em frente ao espelho, de gastar fortunas em salões de beleza para compensar as faltas ao ginásio, de deixar de cobiçar todos os vestidos e pares de sapatos que se vêm nas montras mas que sabem de antemão que apenas os vestirão uma vez, quando muito.

A übermulher é uma mulher prática, evoluída, mas ao mesmo tempo mais próxima da sua família. É uma mulher que não tem medo de (re)tomar o controlo da situação familiar, da relação com o seu parceiro, de transmitir à sociedade (sim, sociedade, porque mais do que os homens, ela precisa convencer as suas companheiras) o seu valor e a necessidade dela poder desempenhar esse papel em condições. Ela tem de voltar a ser o pilar da família, sem ser o velho, decadente e imóvel pilar que, sofrendo em silêncio, sustentava toda a casa à sua volta.

Eu sou a favor do übersexualismo... em conjunto!

Parece que...

A época da seca terminou oficialmente...

Poderia jurar que vi o Noé a passear por aí :)

quarta-feira, outubro 26, 2005

Soares é Fixe!

É pá! O gajo falou que "é preciso uma grande dose de inconformismo". Ora quem melhor para o aconselhar no inconformismo que moi, O Inconformado? Cheira-me a tacho pá! Há que malhar enquanto o ferro está quente... pois!

:)

A Lua


A Lua,
No seu quarto minguante,
Tentava adivinhar os meus sentimentos.
E eu no meu quarto,
Crescente por ti,
Tornava-os mantimentos.
Saudade.

É o meu abcedário que está errado?

A B C D... W X Y Z

Ora este é o abcedário internacional...
E os furacões têm nomes de acordo com as letras do abcedário...
Quando os nomes acabam, volta-se ao princípio podendo-se optar por um novo abcedário (neste caso optou-se pelo grego)...
A seguir a Wilma ainda havia lugar para o Xavier, Yolanda e Zebediah...

Então porque c*r*lho se passou para o Alfa??? Acho que me está a escapar qualquer coisa...

sábado, outubro 22, 2005

Sou teu...

Pensei em a cabeça decapitar…
Pensa em muitas asneiras…
Faz-me dizer baboseiras
Mas sem ela não te posso beijar.

Pensei nas mãos e os braços cortar…
Mas sem eles, não te posso abraçar!
Pensei nas pernas amputar…
Mas sem elas, contigo não posso caminhar.

Todo o tronco
Por certo daria!
É bronco
Mas sem ele os membros não seguraria!

Se tirar o meu peito,
No calor do leito,
Não podes nele te encostar,
Recostar, aninhar, sonhar.

Cheguei à conclusão de que eu,
Não sou eu… sou todo teu.
Tudo em mim é um pedaço de ti.

quarta-feira, outubro 19, 2005

Já não "posto" há uma semana!

Entre as derrotas do SCP, a candidatura do Aníbal e o preço da gasolina a aumentar, a vontade não é muita...

Aqui vai, para não parecer mal. Há que manter o estímulo!

quinta-feira, outubro 13, 2005

E fim das frangas romenas...

Por causa da gripe das aves, acaba-se o consumo das tenrinhas franguinhas romenas. Se isto alastra ao resto dos países de leste...

Brasil deixa de exportar carne para Portugal

União Europeia impede importação de carne brasileira.

Já não era sem tempo... ao invés daquelas vitelinhas deliciosas que se vêm nas novelas, a importação era de carne de dragão... Já que o S. Jorge não abre a pestana, a UE impõe-se :).

Jogo Viciado

É apanágio dos déspotas que, ao serem vencidos no próprio jogo, mudem as regras:

Candidaturas de Independentes vão mudar.

À primeira vista nada de mais e sou forçado a concordar... até que as (poucas) células cinzentas começam a "sinapsar" e vejo a luz... Porque é que só as candidaturas de independentes? Porque é que, se a Fatinha Felgueiras continuasse no PS, o Valentão e o Isaltão no PSD. poderiam candidatar-se na mesma? Ah, e tal, porque os partidos são exemplares e, recorde-se, foram os partidos que correram com eles! Em relação à primeira metade da frase, acredita quem quiser... eu não! Em relação à segunda acredito piamente que é uma questão de tempo para que, no futuro, um autarca com o poder angariativo de votos destes 3 (ou semelhante que apareça no futuro), seja desculpabilizado com a maior cara de pau capaz de envergonhar o Paulinho das Feiras!

Cada vez mais acho que isto só lá vai com uma revolução...

quarta-feira, outubro 12, 2005

Eleitárquicas

Dos 4 "célebres", só um não ganhou a autarquia... Avelino Ferreira Torres. Daí pode-se concluir, não que o povo de Amarante votou em plena consciência (porque, diga-se, aquela percentagem de votos obtida por ele não é para brincar) mas que ele não ganhou porque eles não sabiam se ele roubava mas ao menos construía!

Fosse em "Marquinho de Canavezezinhos" e ia-se a ver a chumbada no traseiro... ai não!

terça-feira, outubro 11, 2005

Rescaldado...

De um modo geral, a democracia funcionou e venceu em toda a frente. Inclusivé na frente das virtudes e dos defeitos. Mas teve uns efeitos perversos, mostrando uma realidade perigosa que, creio, em breve será assimilada pelos partidos. Falo dos independentes à força. Dos candidatos que, renegados pelos seus partidos por estarem a ser alvo de investigações judiciais enquanto autarcas, decidiram concorrer (e vencer) as eleições, mostrando o quanto errado está o nosso sistema judicial e o quanto o populismo vence quando confrontado com a "força" (forca?) dos partidos. A única excepção foi Avelino Ferreira, mas também foi o único que incrivelmente conseguiu ser "condenado" (não se pôde recandidatar no "seu" concelho, tentou "comer em passagem" o concelho vizinho).

Essa foi a parte boa. O povo votou e elegeu quem quis para o liderar, ao contrário das legislativas em que se vota nos partidos.

A parte má resumia-se a uma frase da minha irmã: Mas o país só tem 2 partidos? Quase, diria eu! Quase. Assim não há democracia que aguente. Não há democracia que aguente um sistema judicial que iliba autarcas e deputados! Que os coloca, como representantes do povo, não ao seu lado mas num patar acima deles e acima da própria justiça. Um sistema podre que não tem coragem nem se sente legitimizado para, por exemplo, advertir exemplarmente Alberto João e Mário Soares pelas declarações feitas a público. Sim, fala-se muito da declaração de Soares no apelo ao voto no filho (da qual não acredito que saia mais do que um puxão de orelha), mas não se ouve falar da ameaça que Alberto João fez na madeira, relativamente aos apoios do governo regional às autarquias caso o PS ganhasse alguma câmara... Aliás Alberto João, mais do que a "Fatinha", ou o "Valentão", representa o que de podre vai nesta sociedade. Ninguém o suporta, mas ninguém tem a coragem de correr com ele. Apoiado por isso mesmo, e talvez pela idade já avançada, Alberto João tem-se tornado cada vez mais uma chaga irritante e purulenta. Desafia tudo e todos e, como não há quem "lhe jogue a mão à trela", não tem sequer pejo em "morder a mão do dono". Sente-se dono e senhor e, diga-se em abono da verdade, no lugar dele eu sentiria provavelmente o mesmo pelo que sinceramente não o critico mas sim aos que, podendo, decidem não colocar um limite às baboseiras, incongruências e ataques ao espírito democrático.

sábado, outubro 08, 2005

Caramba...

"A imprensa apenas se alimenta de cadáveres e heróis. Tudo o que se situe entre estes bem distantes extremos não serve para ocupar páginas ou antena. Então, o que fazem os bravos licenciados em comunicação social? Adulteram os factos para que um pobre coitado fique MESMO na miséria, e transformam um remediado caso de vitória no nosso ícone de gerações. Fica por descobrir se o curso em Portugal lecciona uma cadeira secreta de manipulação dos factos - talvez a cadeira seja tão eficaz que se auto-anula do currículo sem que ninguém perceba."

Em Being José Mourinho!

Fico sempre feliz quando encontro alguém que concorda comigo. Sim, porque não é fácil! Mais feliz ainda quando essa pessoa não me conhece de lado nenhum e provavelmente nem sabe que existo. E ainda mais contente fico por verificar que essa pessoa consegue-se exprimir nas "minhas" ideias, melhor do que eu!

Caramba, depois daquele texto só me resta pegar numa marreta e descobrir os poucos escombros que BJM deixou em pé :).

E pronto, voltei a "bater" nos jornalistas portugueses, sem ter escrito nada sobre eles... exercício estranhamente revigorante... como ir para o estádio nacional para se fazer exercício mas bastar uma lufada daquele ar fresco do pinhal e pensar "Por hoje está bom!".

Próxima vítima, os políticos... numas eleições perto de si.

sexta-feira, outubro 07, 2005

"Peçoas cumo nozes"

"posso afirmar, com propriedade, que Margarida Rebelo Pinto despertou o masoquista que há em mim. Que lê-la, do primeiro ao último livro, foi um tormento digno da Bíblia"

Isso, e muito, muito mais, para ler aqui.

Até tremo :).

O direito de me peidar(*) em público

Ao entrar hoje num restaurante para jantar e, estando o mesmo cheio de fumadores (normal num qualquer restaurante), senti-me deveras incomodado mas, alas, não tive outra escolha que não encolher os ombros e sentar-me para comer.

Foi então que uma intervenção divina, ou a coisa mais parecida com ela, me atingiu os "neurónis" ao mesmo tempo que me segurava para não me peidar(*)...

Se os fumadores têm direito a fumar em público e, com isso incomodar quem fuma, porque razão não hei de eu reservar o meu direito de me peidar em público? Obviamente que no cinema, ou na ópera, não será aconselhável, mas que melhor forma de liderar um protesto contra o fumo poluente e cancerígeno do tabaco com o colocar-me mesmo ao lado de um fumador e PIMBA, lá vai alho? As utilidades são imensas, por exemplo, no dito restaurante, com um senhor atrás de mim a fumar (não era o caso, mas isso não interessa nada agora):
  • (peido nº1)
  • Snif, snif...
  • (peido nº2)
  • snif, cof, AHAM!
  • (peido nº3)
  • snif, cof, cof, pffuuuu, que cheiro!
  • (peido nº4, monumental, a cheirar a ovos podres)
  • Desculpe! O senhor vai continuar a soltar traques durante quanto tempo?
  • Depende de quanto tempo o senhor demorar a fumar esse cigarro!
  • (cigarro apagado quase instantaneamente)

Ou numa discoteca? Quer melhor maneira de arranjar espaço e me livrar de bêbados que acotovelam e molham e de pontas de cigarros, quais lanças reluzentes, empunhadas contra as minhas vestes e, não raro, a pele? Uma boa feijoadazita à transmontana, ou uma catchupa, antes de ir sair e a pista é minha... literalmente!

(*)peidar
Conjugar
do Lat. pedere, com mudança de conjugação
v. int. e refl., pleb.,
expelir ventosidades, com estrépito, pelo ânus.

quinta-feira, outubro 06, 2005

Não à dor!

http://www.animal.org.pt/bo/conteudos/imagens/Relatorio_Basta_Sofrimento_nos_Circos_pt.pdf

Deixei de ir ao circo há muito tempo. Por estas razões e outras ainda.

Teste ao meu positivismo

Hoje é um daqueles dias que mais valia ter telefonado ao meu chefe a dizer que estava com uma brutal caganeira!

De manhã tudo a correr bem, saio do duche depois de um bom passeio pela praia e penso "Vou vestir umas calças e uma camisa, que o meu chefe já me mandou a boca a dizer que só vou trabalhar de calções e t-shirt. Olha, vou levar estas calças de linho que, além de frescas, vieram agora de fazer a baínha e assim experimento-as". Até aqui tudo bem... saio de casa com um espírito revigorado e penso "Hoje vou começar uma nova fase na minha vida profissional. Vou contrariar este pessimismo latente e vou hoje começar a espalhar e exercer positivismo". Pois, pois. É mais fácil dizer, ou pensar, que fazer... senão veja-se...

  • Chego à estação e vejo que tenho um comboio dentro de poucos minutos... os poucos minutos passam e o horário do comboio, nos painéis electrónicos, muda para mais alguns minutos. Já estava ligeiramente atrasado (o que, diga-se, não é um bom começo), agora ia ficar definitivamente atrasado!
  • Quando o comboio finalmente arranca, pára pouco antes da estação seguinte. 1 minuto, 2, 5, levanto-me do lugar a bufar, à procura do revisor... claro que o comboio arrancou antes de eu o achar. Mesmo assim perguntei-lhe o que se tinha passado - "Foi um comboio que avariou na estação e impedia a passagem". Ah, que bom, e os altifalantes do comboio estão avariados, não? Ou o maquinista é atrasado mental e não se lembrou de avisar "Srs passageiros, informamos que este comboio está parado porque..."?
  • Chego ao trabalho muito atrasado! Sento-me a trabalhar e percebo que já tinham passado umas quantas horas desde que tinha almoçado e vou buscar uma das maravilhosas sandes de queijo (uma de queijo fresco, com sal e pimenta, outra com queijo da ilha) e uma peça de fruta... ok, está aqui a fruta, mas cadê as sandes? @#$%&*, ficaram no comboio quando me levantei à procura do revisor! @#$%&*, @#$%&* e @#$%&*! Minhas ricas sandes que me deixaram com água na boca enquanto as fazia e que não as comi para as guardar quando realmente tivesse fome! Só me apetecia partir tudo, quase chorei!
  • Acabo de comer a fruta e penso "é pá, isto não deu para o gasto... mas tenho um chocolate na minha gaveta"! Vou abrir a gaveta e vejo que deixei aquilo trancado... ok, no problemo, vou buscar a chave... a chave... onde está a chave? Será que a perdi? Não me parece... deve ter ficado no carro (espero que sim, só vou ver quando voltar!).
  • Não contente vou jantar e vou a um hotel que tem um buffet e que servem comida para fora. Como não tinha tido tempo de ir à net, penso que o melhor é trazer a comida enquanto vejo os meus blogues favoritos... pois é! Mas os talheres para comer a comida estão na gaveta, como o chocolate!

Felizmente um colega meu tinha a gaveta dele aberta e uns talheres de plástico a mais! Mas ainda faltam umas boas horas até o dia acabar e até eu me deitar, para amanhã acordar e pensar nisto como um sonho estranho!

Tenho de deixar de ir passear para a praia antes de vir trabalhar... faz-me mal :).

quarta-feira, outubro 05, 2005

PROCURA-SE...

Alguém sabe da desassossegada? Só me dá isto há vários dias:

"Not Found

The requested URL was not found on this server. Please visit the Blogger homepage or the Blogger Knowledge Base for further assistance."

Apagou o blog? Mas porquê?

Post SMS

Leva-me a jantar. Melhor ainda, leva-me a comer. Comes-me. Eu como-te: na mão; com os olhos; com imaginação; com prazer; por necessidade; por amor...

Passeio dos tristes.

As IC19 e 2ª circular são das estradas com mais trânsito (congestionamento e número de veículos/hora/via)a nível europeu. Gostava de saber porque razão, aos fins-de-semana e feriados milhares de tristes escolhem passear para sitios onde terão inevitavelmente de circular pelas mesmas (especialmente a IC19). Não apanham trânsito durante a semana e, portanto, não se importam de esperar 60, 90, 120 minutos para chegarem a Sintra/Cascais e outro tanto para sair? São masoquistas e gostam de sofrer? Não são masoquistas mas a vida corre-lhes demasiado bem e procuram motivos para reclamar? Ou são tristes, pobres de espírito, conduzidos pelo espírito de manada?

Sinceramente gostava de compreender...

sábado, outubro 01, 2005

Desafiar as minhocas no cérebro...

Comer um gelado de Macadamia, com a mão esquerda :).

sexta-feira, setembro 30, 2005

Como é que eu sei que o Inverno está à porta...

Já vejo o pôr-do-sol, da minha varanda, às 20:00 já está tudo escuro (e, em breve, às 18:00) e já não posso ir à praia, ao final da tarde, só de t-shirt...

Who let da dogz out?

Aí está, o que promete ser o melhor blog da blogosfera e arredores, lol.

RESERVOIR DOGS, o filme, faz 10 anos e aí está um blog com esse nome! Bem, quase...

domingo, setembro 25, 2005

Sem palavras...

É que num cei onde começare... se nas estatisticas que apontaum que em Protugal á menos analfabetos (mas, ainda assim, claramente em grande número)... Ou na lata de quem colocou ali aquele cartaz à laia de "Como isto está, este outdoor não estorva e prometo, se votarem em mim, melhorar este sítio, nem que seja removendo o outdoor (e deixando tudo como está até às próximas autárquicas".

Dedicado ao Animal :)

Fartei-me...

E liguei o Word Verification! Rastaparta o SPAM!

Controversa Felgueiria

O Ivan que me desculpe, mas esta parte do tal "texto indispensável" não passaria no teste do algodão:

"O artigo 204º do Código de Processo Penal prevê quais as circunstâncias que, verificando-se em concreto, poderão fundamentar a decisão de aplicar (entre outras medidas) a prisão preventiva a um arguido. Tais circunstâncias são: a existência de fuga ou de perigo de fuga, e os perigos de perturbação do decurso do inquérito ou da instrução do processo, de perturbação da ordem e da tranquilidade públicas ou de continuação da actividade criminosa.

(...)

Em termos estritamente formais, esta decisão faz todo o sentido; dizer que se verifica, em concreto, perigo de fuga, quando a arguida se apresentou voluntariamente ao Tribunal, é uma profunda estupidez
."

E o teste do algodão é o teste mais simples que possa haver. Volto alguns anos atrás e tenho 6 anos. A minha mãe entra no meu quarto e descobre uma série de malfeitorias e a mim, sozinho, no dito quarto. Ela parte para cima de mim, a deitar fumo pelas ventas, a dizer que me vai por de castigo em conjunto com umas boas palmadas e eu, enquanto me tento esquivar, vou-lhe dizendo que não fui eu, e tal, que aquilo foi obra da minha irmã, do vizinho, do piriquito e de todos-os-santinhos. Mas, ao ver que a coisa não pega, salto pela janela (moro num rés-do-chão, nessa altura) e fujo para casa de um familiar onde peço guarita durante a noite e nas noites seguintes até ela estar mais calma. Ao fim de alguns dias volto para casa, não sem antes ligar ao meu pai para me ir buscar. Garanto que não me livrava de umas boas palmadas e de ter ficado na mesma de castigo. Se não era por ter feito a feitoria era, agora, por ter fugido! E, creio, que isto se passaria com a maioria das mães que, podendo mesmo não dar as tais palmadas, colocariam na mesma os filhos de castigo.

Ora bem, pegando no texto, se o artigo 204 prevê a aplicação de prisão preventiva havendo existência de fuga ou perigo de fuga, então... mas ela não fugiu? Ou o código é explícito dizendo que, havendo fuga mas depois a mesma cesse por decisão do/a fugitivo/a, considera-se que a mesma nunca existiu? E onde é que na lei diz que a apresentação às autoridades elimina o risco de nova fuga? Onde? No pólo-sul, provavelmente! Devo ser muito estúpido, para não perceber isto, mesmo não sendo jurista. Isto deve ser tão claro como água e eu é que tenho cataratas nos olhos e vejo tudo turvo. E, se a continuação de actividade criminosa cessou porque a mesma suspendeu o mandato, se ela é candidata, a continuação da actividade criminosa não é possível e até latente? Isto não é brincar com a lei?

Que, realmente, muita da Comunicação Social e da "classe" política já a condenou, ou fez por isso, é uma realidade. Mas nem toda a gente que critica a forma como a senhora está-se a permitir andar em liberdade, como se nada de mal tivesse feito (porque fugiu do país e à justiça), tem interesses políticos ou mesmo interesses em denegrir a imagem da senhora. Se ela é culpada, ou não, que se decida isso à barra dos tribunais. Aquilo que não pode, não podia, mas aconteceu, foi que agora, todo o cidadão que seja alvo de uma medida coerciva, pode evitar a prisão preventiva escondendo-se o tempo suficiente para que possa inviabilizar as outras acções que ditam a dita medida e assim continuar depois, desde que se apresente às forças de lei, em liberdade como se nada se passasse.

Aliás permito-me até fazer um outro pequeno exercício tão mediático como este. Imagino que a senhora era, não uma autarca, mas uma juíza do tribunal de menores. A polémica que tinha sido instalada era não por causa de um saco azul, mas porque haviam acusações de que alguns menores tinham sido absolvidos, ou tido pena comutada, por alegados favorecimentos sexuais à mesma (logo, pedofilia). Se a mesma, ao juntar 2+2 (e com ajuda de alguns amigos dentro do ramo - da lei, não da pedofilia, claro) percebesse que ia ser alvo de uma prisão preventiva, "emigrasse" para a república dominicana, tókio ou timbuktu, enviando daí uma carta de rescisão e depois voltasse ao país, entregando-se à chegada, seria aceite, sabendo-se que ela poderia voltar a ser juíza novamente - não foi condenada, porque é que a barra havia de a expulsar? - e, com isso, fazer apenas um reset ao aparelho? Mas isto não é gozar com o sistema? Não é gozar com os portugueses? É legal? Que seja, mas que se entenda que não deveria ser e se tomem medidas para que, no futuro imediato (já nem digo próximo), o deixe de o ser, caramba!

Videovigilância II

Tivera eu visto este post antes :)

sábado, setembro 24, 2005

Les Triplettes de Belleville (o CD)

Perplexidade e uma certa alegria foi o que senti ao ouvir o fim da faixa 19, última faixa do CD. A música acaba e ouve-se silêncio. Vejo o tempo da faixa e percebo que vai a pouco mais de meio... espero mais uns segundos... nada... faço um pouco de fastforwarding (FF) e, num tom desafinado acompanhado por um piano que tinha tanto de desafinado, como descoordenado, ouço:

Numa casa portuguesa fica bem,
Pão e vinho sobre a mesa...
...
4 paredes caiadas,
e um cheirinho à'lecrim
...

:D

sexta-feira, setembro 23, 2005

Felgueiras Sempre Presente

A "Fatinha" lá se safou, para já, mas outra coisa não era de se esperar... ela tem tudo calculado desde o momento em que decidiu por-se ao fresco. Aproveitou aquela lacuna na lei. Sim, digo lacuna porque a lei deveria contemplar os casos em que os Srs. Candidatos já estão sobre investigação há, por exemplo, mais do que 12 meses de antecedência à candidatura.

Mas acho piada ao slogan... Felgueiras Sempre Presente. Ora Felgueiras, a região, não sai do sítio pelo que certamente o slogan é alusivo à candidata... mas ???? A candidata não esteve 2 anos ausente no Brasil? Ou é porque o Brasil é um país irmão que não conta? Do estilo, "Ah e tal, estava aqui em casa do teu irmão, pá, mesmo aqui ao lado, era só atravessar o oceano..."

Estou baralhado!

Carmona e Carrilho fazem as pazes

Depois do desaguizado após o debate, os dois candidatos finalmente trocam apertos de mão.

"Fui objecto de uma calúnia violenta em relação a uma matéria infame e a minha reacção na altura teve a ver com isso. Entretanto o Engº Carmona Rodrigues diz-me que não sabia da decisão judicial e que também se deixou envolver", explicou Manuel Maria.

Pois... e que tal explicar isso na altura, após o debate se não o conseguiu durante, ao invés de amuar e sair a deitar fumo pelas ventas? É que um político tem de dar o exemplo, LOL.

Por outro lado Carmona diz "já passou e ainda bem", faltando completar com "não vá o gajo ganhar e assim ainda posso tentar um tacho de vereador" :).

Lisboa sem carros...

Venho quase todos os dias de transportes e ontem, por necessidade mas também por falta de conhecimento, vim de carro! E não é que não notei nada, que era um dia europeu sem carros? Especialmente a tentar sair dos Olivais, em direcção a Benfica, às 17:30...

O Candidato Carrilho afirmou para o Metro:
"Para o ano haverá Dia Europeu sem Carros e eu próprio darei o exemplo andando de transportes públicos. Um político deve dar o exemplo."

Pois é! Um político deve dar o exemplo. E ele foi exemplarmente político... Não cumpriu o que devia mas colmatou essa lacuna com uma PROMESSA de o fazer PARA O ANO que vem (20 valores). Passou com distinção!

É caso para dizer que é um "candidato do carrilho", este homem!

Supermodelo Kate Moss perde vários contratos...

Depois da H&M, vêm agora as Chanel e Burberry anunciar que não renovam o contrato actual (a 1ª) e cancelaram (a 2ª) as campanhas que iriam ser lançadas.

O mais engraçado disto tudo é que é mais do que sabido que os modelos (vários), internacionais ou não, consomem drogas. A Cocaína é a mais apreciada até porque "ajuda a manter a silhueta" já que é excitante. Então porquê só agora todo este escândalo? Porque apareceu num tablóide de grande tiragem! Antes disso, ninguém queria saber...

E agora, José?

Das duas, três :). Ou a Kate se inscreve num programa de reabilitação e cura para a toxicodependência (e ganha uns kilitos) ou os modelos, a partir de agora, arriscam-se a ter de ir fazer xixi para o copo para assinarem e manterem os seus contratos :). Já estou mesmo a ver, no final do Fashion Show de Milano, aparecer um carequinha com uma lista com nomes e começar a chamar para irem ao teste anti-dopping :).

quinta-feira, setembro 22, 2005

Metrossexualidades

Vinha eu hoje a ouvir a prova oral na Antena 3 e o tema de hoje era a Metrossexualidade (ou a interpretação, ou falta de, que as pessoas têm dela).

Confesso que, do que ouvi, foi tudo muito superficial... tinham lá uma esteticista (! posso estar enganado, mas foi a ideia que fiquei pois não ouvi de início) e os temas rondavam à volta da depilação masculina, do uso de cosméticos (perfumes, cremes, esfoliantes), dos cuidados com a pele, com a roupa, etc. Dos "convidados" ao telefone tb tudo andava à roda disso. Uns admitiam depilar-se, outros diziam que não queriam ser metrossexuais se isso implicava ser como o white castle, umas ligavam para lá a dizer que gostavam muito dos seus namorados (uns + outros -) metrossexuais etc... mas não ouvi ninguém discutir a base dos conceitos, ficando apenas nos fait divers...

Primeiro vou tentar colocar aqui as minhas ideias, para depois as poder descrever extensivamente, para não correr o risco de perder a maioria delas: Não gosto de rótulos; Depilo-me em algumas zonas; Não faço a barba todos os dias (felizmente); Tenho cuidados com o meu corpo em geral; Tenho um vestuário e calçado diversificados; Sou heterossexual; O conceito de metrossexual foi criado por gays; Tenho muitos amigos gays com quem gosto de privar; O conceito metrossexual é explorado pela indústria de marketing porque o homem heterossexual é um filão de ouro por garimpar; O marketing feminino está esgotado nele próprio.

Creio que agora já vou conseguir agrupar estas ideias chave em textos intelegíveis:

- (: Não existe nenhum homem com 1m de sexo :). Logo o conceito metrossexual é, em si, como Freud certamente diria, um extensão do desejo masculino de ser maior, mais forte, mais possante. Piadas a parte, dado que o conceito deriva da junção de METROpolitano com heteroSSEXUAL, acredito piamente que, se o conceito se chamasse NANO ou MICROSSEXUAL, a maioria dos homens se desmarcaria inequívocamente. Como é METROssexual, ficam na dúvida e tal... não querem dizer que sim porque, regra geral, o "sufixo" sexual é mais usado com o prefixo homos, mas este prefixo METROs... se calhar é bom e tal, não convém dizer que não...

- Para um hetero que desde sempre foi habituado a ter cuidados básicos de higiene e que, na juventude, descobriu que alguns produtos melhoravam o aspecto borbulhento da pele, o aspecto de palha e a facilidade de pentear o cabelo encaracolado, que foi acompanhando as tendências da moda (masculina e feminina) e adaptando-se às alterações (cíclicas) da mesma, confesso que o conceito de metrossexual peca por ... tardio. Basicamente o homem desde há umas poucas gerações tem evoluído na sua maneira de ser, estar e pensar mas agora alguém descobriu um rótulo para o homem moderno e evoluído (seja ele metropolitano, ou não). Faço a barba quando me apetece. Por vezes gosto de ter a cara "lavada", outras gosto do aspecto da barba por fazer (a chamada barba de 2 dias, que dá aquele aspecto meio-malandro) e no inverno às vezes deixo-a crescer, quando a pachorra não abunda. Felizmente sou pouco peludo (e ainda bem, porque não gosto de pêlos) e, como tal, posso-me dar ao luxo de só ter de fazer a barba a cada 2 ou 3 dias. Coloco um bálsamo after shave e/ou um creme hidratante a seguir. Uso o creme hidratante para manter a pele hidratada e minimizar a ocorrência de pêlos encravados. Tomo banho todos os dias e uso desodorizante e perfumes. Tenho, em quase todos, pelo menos o perfume E o desodorizante e, de alguns meus preferidos, a linha completa (perfume, after shave, gel de banho, desodorizante). Corto as unhas das mãos e dos pés. Depilo algumas zonas por uma questão de gosto pessoal. Tenho cuidado com o meu corpo de uma forma geral. Tenho cuidado com a alimentação, tento fazer desporto regularmente, tenho cuidado com a pele, com o cabelo, tento dormir um mínimo de 5 horas e não mais de 10... Tenho um vestuário suficiente para me permitir vestir de acordo com o que me apetece e, se isso significar ir a um casamento sem gravata ou ir a uma festa de jeans rasgados e blazer, acontece no melhor estilo. Há muito que troquei os slips pelos boxers e deixei os slips para praticar desporto. Só que fazia isto e outras coisas ANTES, muitas delas muito antes, de aparecer o conceito de metrossexual o que me deixa baralhado... então se agora sou um metrossexual, antes era o quê? Ou o conceito de metrossexual é como o da pescada, antes de o ser, já o era (mesmo não sabendo)? Daí que rejeite o rótulo por completo;

- O conceito foi inventado, criado, descoberto, whatever, por gays. The beautifull people como, meritoriamente diria até, são chamados, são quem mais facilmente e comummente são identificados com as roupas fashion, os penteados extravagantes, os cuidados de beleza extremos, etc. São cultos e/ou instruídos e são pessoas com quem é agradável estar em variados eventos, desde festas a discussões sobre temas actuais. Interessam-se pelas novas tendências, sejam elas tecnologicas, políticas, literárias, entre outras. Cuidam do corpo num ginásio e usam vários produtos de beleza, fazem tratamentos de pele, massagens, SPA, etc... a maioria dos gays tem muitas amigas e muitas dessas amigas têm companheiros. Muitas das que têm companheiros começaram a "transpirar" alguns dos cuidados que os gays têm, para os seus companheiros e filhos. E este processo foi lentamente "cozinhando" de há umas duas décadas para cá. Obviamente que, nos EUA - onde apareceu o conceito, a diferença entre o homem metropolitano e o homem rural é maior. O mesmo acontece, acredito, em quase todos os países onde, por força da sua dimensão e/ou por força da disparidade numérica entre as populações urbanas e rurais, não haja um centro homogéneo em torno do qual rode a população masculina. Em todo o lado há a versão neanderthal (a peúga branca, a unhaca comprida, os cabelos no peito bem à mostra junto com o fio d'oiro e os cachuchos) e em todo o lado há a versão drag queen mas, é quando a maioria se encontra afastada destes extremos que se consegue uma maior homogeneidade. Mas faltava uma bandeira, um ícone, um símbolo vivo desta expressão de aspecto cuidado mas "muito macho" por dentro. A maioria dos modelos são gay mas, mesmo que não o sejam, a sua profissão exige que andem sempre na moda, pelo que não seriam o melhor exemplo. Precisava-se de alguém popular, com uma profissão popularmente masculina (nada de cabeleireiros ou bailarinos). Alguns cantores, como o Robbie Williams, eram bons candidatos mas os artistas não são idóneos o suficiente para serem um estandarte (sex, drugs & rock'n'roll não coadunam propriamente com uma imagem saudável), embora sejam um bom suporte para este pela parte do glamour... até que apareceu o David Beckam. É um jogador da bola, desporto "macho" e "viril" (apesar de todas aquelas palmadinhas e festinhas e abracinhos), casado com uma das mulheres mais bonitas (e fashion) do mundo e admite sem preconceitos cuidar de si e insinuar até que é esse o seu segredo com as mulheres. Admitiu até, numa ocasião, usar lingerie da mulher em algumas ocasiões. O conceito metrossexual ergueu a sua estátua e estancou de pedra e cal no mundo masculino.

- Quem são os principais dinamizadores (e benefíciários) de toda esta campanha de metrossexualidade? O mundo da moda (que me remete, novamente, ao ponto dos gays) e as agências de marketing e publicidade! Agora, um Figo, um Nuno Gomes, um Pauleta, um Cristiano Ronaldo, já não servem só para vender combustíveis, hambúrgueres ou queijo, servem para vender relógios, roupas, produtos de beleza masculina, tudo! Os jogadores da bola, em particular, e os desportistas em geral tornaram-se nos ícones da metrossexualidade, ajudados pelos já normais artistas (actores, músicos, artistas plásticos). Ele é vê-los com os seus fatos designer, as malinhas de viagem L-V (que podem ser muito boas, ou não, mas são feias a olho), a sua pele reluzende e luzidia, os dentes perfeitos (ok, há excepções, especialmente em PT), os penteados cuidados e diversos, rodeados de mulheres também elas bem cuidadas e com os carros que todos gostaríamos de ter. Mas, e é aqui que está o verdadeiro filão, o truque é que os estudos de mercado mostram que os homens são "melhores" consumidores que as mulheres. Não andam 5 horas num centro comercial para comprarem 3 peças de roupa, para cada uma dessas peças não andam 1h30m a ver todas as lojas que têm igual, ou parecida e, a cereja no topo, para eles o preço não interessa tanto como o prazer de ter aquela peça ou objecto. O MKT à volta dos produtos femininos anda-se a reinventar a ele próprio há décadas (há séculos, diria milénios, que as mulheres dominam este mercado). Uns milhares de anos têm tendência a fazer isso :). O MKT masculino abriu aqui uma nova janela que, qual poço de petróleo descoberto no próprio quintal, promete muitos e bons anos de rendimentos. As agências de MKT e PUB vendem a metrossexualidade como o ideal do homem perfeito e a indústria de moda (desde a roupa à cosmética, passando pelos acessórios, ginásios e spas) fornece-nos isso... mediante um preço.

quarta-feira, setembro 21, 2005

Ninguém para Sintra II

É pá, fizeram um blog e tudo...

Rompendo com preconceitos...

Um documento divulgado pelo Instituto da Psicologia da Universidade de Brasília (Brasil) revela que crianças talentosas de classes sociais baixas têm mau aproveitamento escolar e que a formação dessas crianças depende da conduta familiar
(...)

A psicóloga Jane Farias Chagas atribui esse dado a factores como dificuldades socioeconômicas, tédio do estudante, má organização do currículo escolar e preparação dos professores. "O superdotado de baixa renda encontra dificuldades muito maiores e têm realidades diferentes daquelas vividas pelos mais abastados, o que reflete directamente no seu rendimento escolar", afirma Jane. Muitos têm de trabalhar e estudar, dependem de vários transportes diariamente e não encontram na escola pública um ambiente rico em recursos sócio-culturais que respondam às suas expectativas. "Eles acabam não tendo condições de explorar seu potencial e ficam frustrados", reforça a pesquisadora.

Precisamente por causa do desempenho acadêmico insatisfatório, muitos sobredotados passam despercebidos. "É necessário um olhar mais apurado para perceber o potencial dessas crianças e dar um acompanhamento correcto", explica Jane. Dos 67 alunos matriculados na turma especial para sobredotados em que Jane foi professora, apenas 14 eram menos favorecidos. "Mais retraídos e com baixa auto-estima, esses talentos podem ser perdidos se pais e professores despreparados não entenderem que notas baixas não significam falta de capacidade", alerta a psicóloga. Já existe um programa daquele instituto voltado para dar orientações a pais de crianças sobredotadas.

O resto da história está aqui.

Rita aumenta de intensidade

O furacão aumentou de intensidade e prevê-se que possa chegar a nível 4...

Espero que o povo americano comece a entender, e a pressionar os seus sucessivos governos, que podemo-nos enganar o tempo que quisermos, mas a natureza não se deixa enganar. Continuo a achar isto irónico...

Extraordinário...

...Grande Ordinário.

Era assim que Carmona Rodrigues definia o facto de Miguel Carrilho não lhe apertar a mão, no final do debate na SIC.

Esta semana de férias foi produtiva :).

Sinceramente, como é que ainda hoje há pessoas assim. Não nutro qq tipo de simpatia por Carmona mas, o Carrilho, conseguiu descer abaixo dos calcanhares deste, com tamanho gesto. Pensou o quê? Que ninguém ia reparar? Que já não estava a ser filmado? Teve azar... Pensou mal, muito mal. Votem nele, votem ...

Já que estou a bater no anormal...

"SEGURANÇA E SAÚDE NAS ESCOLAS" é um dos outdoors deste... muito bonito! Lírico até... só não explica como... vai fazer o quê, concretamente? Colocar enfermeiros à beira da reforma (os tais que o governo quer manter no activo até aos 65 anos)? Aí temos sáude mas não muito segura... Vai aumentar o policiamento? Com que operativos? Ou vai colocar seguranças privados que, legalmente, não têm valor nenhum e, em caso de problemas graves são os primeiros a fugir? Pois... era bom ter uma coisa mais concreta, não? Como "DAR A CARA POR LISBOA"! Ou não :).

O Treinador

Era uma vez um treinador. Um treinador de sucsexo! Tinha uma equipa invejável e ganhadora. Mas esse treinador não estava contente, a sua (equipa) era pequenina. Ainda por cima os outros treinadores, das equipas vizinhas, começaram a reparar nos seus jogadores e começaram a cobiçá-los, indo buscar alguns. Ele não podia fazer nada, não podia ir contra as directivas da SAD e contra a vontade dos jogadores... Então o treinador teve uma ideia. Criar uma equipa grande o suficiente para que possa perder alguns jogadores pelo caminho e ainda assim ganhar jogos. Mas a equipa tinha subido de divisão e começou a perder alguns jogos. O treinador ficou preocupado e continuou a ir buscar mais jogadores. Continuou a perder jogos e começou a meter os suplentes no lugar dos titulares, para que estes (os titulares) estivessem frescos para os jogos "importantes". Não percebeu que todos os jogos são importantes, até o campeonato estar assegurado. A equipa continou a perder e agora o treinador culpa os suplentes por não jogarem tão bem como os (antigos) titulares. Ele tinha de fazer alguma coisa... então começou a dar-lhes treino num campo mais pequeno, só há uma bola para todos, deixou de fazer aquecimentos (o que começou a causar algumas lesões), os médicos, massagistas e fisioterapeutas... só para os antigos titulares que, curiosamente, só jogam de vez em quando!

"SE ELES NÃO JOGAM (bem) A BEM, JOGAM A MAL" - foram as últimas palavras que se ouviram da boca do treinador.

Qualquer semelhança entre este treinador e alguns "chefes" é pura coincidência... ou não!

sábado, setembro 10, 2005

Militâncias

Na tua boca fiz a recruta,
Nos teus seios, a especialização,
Tornei-me Cabo em torno da tua anca,
Tenente,
Nesse teu ondular de serpente,
Do teu ventre,
Capitão.
Fui o Major desse teu pescoço,
Num ápice passei de Coronel a Marechal,
Com muito esforço
e dedicação,
Aos teus pés, entrego a minha rendição,
Agora e sempre, teu General.

Deu-me pra isto :)

Última hora!

Duas personalidades de renome, estrangeiras, confirmaram há pouco o seu apoio total a Soares...

São elas:

Alzheimer e Parkinson.

:)

quinta-feira, setembro 08, 2005

Furacão “Katrina”: UE e NATO recebem pedido de ajuda dos Estados Unidos

Vem tarde mas...

"Em comunicado, o comissário europeu para o Ambiente, Stavros Dimas, indicou que os Estados Unidos solicitaram “kits” de emergência médica, cobertores, camiões com água e 500 mil refeições já preparadas, sendo que está a ser identificado outro tipo de necessidades."

Então mas não havia um senhor, chamado Fidel, que tinha mais de 1000 médicos para enviar para lá, para ajuda? E não aceitaram! Não devem estar a precisar... pelos menos os governantes!

Não gosto de dar o dito por não dito...

Acerca de post Anonymous de SPAM.

Mas sou obrigado a reconhecer... retirar os privilégios dos comments obriga a que apenas utilizadores do Blogger.com possam deixar comentários, o que não agrada nada porque não gosto de monopólios (só o jogo).

Como tal, restou-me apagar o comentário e resta-me, no futuro, utilizar o "trash bin" para outros que venham no futuro! :(

Ninguém para Sintra

No seguimento do post sobre Fernando Seabra e no seguimento de uma falha na comunicação com uma pessoa amiga. Nota-se bem a diferença linguística motivada por uma gralha (neste caso foi auditiva, mas escrita percebe-se bem):

Slogan actual:
"Ninguém pára Sintra"

Slogan real:
"Ninguém para Sintra"

quarta-feira, setembro 07, 2005

A Videovigilância de Carrilho

Não gosto de política, mas sou obrigado a debatê-la e a confrontá-la porque me afecta todos os dias da minha vida.

Não moro, mas infelizmente trabalho em Lisboa. Mas, mesmo que não trabalhasse, considero este assunto como um mau prenúncio e um perigoso precedente que se pode alastrar a outros município, como as bandas sonoras nas estradas (embora considere este assunto muito mais perigoso de lidar).

A videovigilância não resolve nada. Ou melhor, liricamente até será possível dizer que actuará como detentor de algumas acções criminais. Mas, para isso, é necessário conhecerem-se todas as variáveis das equações, todas as equações possíveis e, mais importante, dados estatísticos credíveis que nos permitam dar tamanho passo. Porquê? Porque:

1- Afronta claramente contra a liberdade individual de cada um pois, mesmo em situação passiva, as câmaras registam tudo e todos que por elas passarem, a toda a hora. É o efeito Big Brother sem que, para tal, nos tenhamos inscrito;
2- Não é de descurar a forma como as mesmas vão ser colocadas, nem os locais. Onde e como as mesmas vão ser colocadas? Vai ficar ao cuidado de quem? Sob que pretextos? Nas zonas com maior criminalidade (seria lógico)? E novas câmaras em todas as zonas onde a criminalidade exceda um valor a definir? E que valor é aceitável? Que tipo de crime é aceitável e qual o tipo de crime hediondo o suficiente para colocar lá uma câmara de vigilância? E, depois, quem impede o estado de recorrer à videovigilancia para outros propósitos?
3- Creio não estar em erro quando digo que vão ter de ser feitas alterações à constituição. Dada a forma leviana como as alterações às leis têm sido conduzidas, as minhas reservas são muitas neste campo;
4- Cria um sério precedente em termos de abandono de um estado de direito em favor da criação de um estado policial.

A bandeira da videovigilância está a ser levantada para se mostrar como a solução de males que, há muito, vem corrompendo a sociedade em geral. Mas não soluciona o pior dos males que é o contínuo recurso, por parte da classe política, a medidas avulsas que pecam, em excesso, por notoriedade e grandiosidade e, em defeito, pela aplicação clara, segura, notória e com resultados comprovados das mesmas (tomo como exemplo o novo código da estrada que, praticamente mais nada foi feito além de se aumentar o valor das coimas). A falta de meios (pessoas ou objectos) das forças de segurança resulta numa inoperabilidade suficientemente grande para agirem como detentoras do crime. A escalada da criminalidade traz a necessidade de mais meios e com isso temos a bela da pescadinha de rabo na boca. Se depois juntarmos o tempo que um processo demora a ser julgado e a actual e crescente descridibilização do sistema judicial em PT... a videovigilância pode surgir como a luz ao fim do túnel. Mas essa pequena luzinha vermelha, intermitente, não se revela o final do túnel mas sim um beco onde, escrito em grafitti, se pode ler:

BIG BRODA'S WATCHIN' U

Ainda sobre o Katrina

Porque razão deveria George Bullshit enviar ajuda mais cedo a New Orleans se aquela cidade deve centrar o que o (actual) governo americano mais detesta? A maioria da população é negra, pobre e muitos falam francês!

Negros e pobres, se calhar ainda lá iam... agora falarem francês? Mas que raio, já não chegam os vizinhos canadianos a norte e eles ainda têm de levar com francês na sua própria terra? Assim matam-se uns quantos pobres (literalmente) coitados e arrasa-se uma cidade para depois a volta a construir, dando empregos miseráveis aos mesmo pobres (e que assim continuarão) coitados que ficaram sem casa. Empregos esses que serão na construção das casas que foram arrasadas, estimulando assim a economia dado que a construção é um factor positivo no desenvolvimento da economia americana (fonte - RTP1, telejornal), mas casas essas que já não serão habitadas pelos que agora as constroem, mas antes por uma nata que há muito anseia por aqueles terrenos e está agora na mão dos especuladores imobiliários.

terça-feira, setembro 06, 2005

Another 4 years of Bu(l)sh Administration...

http://www.voanews.com/

God Bless America... coz it'll need He's Blessing 2 survive!

segunda-feira, setembro 05, 2005

Ironias

Entrando na fase de rescaldo do Katrina não consigo evitar pensar que é, no mínimo, irónico que o país mais poluente e que não rectificou o protocolo de Kioto (ou Quioto).

Só é pena é que, como sempre, seja sempre nos mais desafortunados (New Orleans é das zonas mais pobres) que a trajédia se abate. Esperemos que agora comecem a fazer mais pressão no seu (des)governo.

quinta-feira, setembro 01, 2005

My 1st BD!

Estou excitadíssimo. Sendo um adepto de banda desenhada há anos que não comprava nada porque, meio em jeito de desespero, percebi que nunca iria poder ler todos os livros que gostaria e que o preço era cada vez mais upa upa. Bem, nessa altura tb era estudante e depois a mesada não dava para os copos :P.

Hoje, ao fazer as compras, passei na secção de livros e vi um que me chamou à atenção. Sobre o aparecimento de Wolverine, como tudo começou... abri-o, folheei-o e deliciei-me. Gastei os melhores 9€ desde há algum tempo e senti-me como quando era um teenager e comprei a minha primeira ESC (por acaso, a reedição desde o nº1)!

Está lá em casa, em cima da cama, à espera de mim quando me for deitar... agora só temo, qual toxicodependente, ter iniciado uma série de eventos cósmicos que me vão levar a gastar rios de dinheiro em BD! :)

segunda-feira, agosto 29, 2005

Ninguém pára Fernando Seabra...

Quando vinha hoje, para o trabalho, deparo-me com uma alimária de um outdoor de FS a dizer "Ninguém pára Sintra". Curiosamente, o mesmo está em frente ao de João Soares que, diga-se, também não peca por boas qualidades num outdoor. Com efeito ambos têm um contexto vazio, desprovido de conteúdo, mas que, talvez por isso, sejam fáceis de fixar. O de João Soares tem cerca de 3 frases a enaltecerem umas poucas qualidades do candidato... o de FS tem um slogan que, pelo que soube pelo Troll de serviço, é "imaginado" pelo mesmo que fabricou o slogan do "Ninguém pára o Benfica".

Ora se ambos são maus, porque deixam no vazio o que é que os mesmos querem de Sintra, o de FS consegue ser pior que o de JS à légua! Senão, veja-se...
1- O de FS é "colado" ao de um clube de futebol. O gajo deve ter pensado "É pá e tal, somos campeões..." mas está-lhe a correr mal o princípio da época. Se o SLB não melhorar até Outubro, será que FS perde as eleições? Ele deve estar a pensar o mesmo... Espero que o Santana não se lembre de concorrer às presidenciais com a foto do Marquês de Sad... er.... Pombal como pano de fundo e a dizer "Com o Leão no Coração"!
2- O slogan deixa muito em aberto... caso para pensar se, por baixo dele, não faltam lá umas letrinhas a dizer:
"Ninguém pára Sintra"
"(nem mesmo eu...)"

Não me lembro se foi no Frangos, ou no Marretas, que li em tempos que os slogans políticos estavam desprovidos de conteúdo. Que agora a estratégia era não revelar nada mas tentar tudo numa frase que chamasse à atenção do votante... Não sei se eles (partidos) perceberam, mas esta é a estratégia do tiro no pé... Por exemplo, João Soares, ao enaltecer as suas "qualidades" no seu outdoor, certamente tentou fazer esquecer "birrinhas" e "teimoso" pois, quem mora ou trabalha em Lisboa, não se esquece do "mamarraxo" que o mesmo queria construir em plena zona histórica da cidade (estou a falar daquela famosa passagem aérea...). E, mesmo depois de tudo e todos (excepto os seus "Yes Man") levantarem a voz contra, o mesmo ainda tentou levar a dele avante... e o que dizer de Carmona Rodrigues a levantar a manga da camisa e a dizer "Vamos a Isto, Lisboa"? É que se ele quer meter mãos à obra, pode começar a mudar as coisas lá na câmara, que aquilo até custa ver tanto desocupado a tempo inteiro!

Pois é, hoje em dia vota-se num candidato e não (também) nos projectos que o mesmo tem! "Quero lá saber se o Carmona é mais trabalhador", dirão algumas tias, "o Manuel Maria é muito mais bonito e "benzoca" que ele. Certamente que dará umas festas "d'arrasar" e até poderemos "privar" com a Bárbara. O máximo!" O Fernando Seabra, por exemplo, terá de rezar que, em Sintra, haja mais benfiquistas que sportinguistas e portistas juntos... e que o Benfica esteja no top até às eleições, senão... temos pena! A derrota vai ser estrodosa! E mesmo noutros partidos e/ou concelhos o problema mantém-se... o que vale é que o povo, quando (pensa que) não tem escolha, escolhe o mal menor e isso vai servindo para os "grandes" PS e PSD porque, excepto em alguns concelhos do país, ora é um, ou outro a mandar. O povo não entende de política e, para os políticos, isso até é bom porque, se entendesse, podia ser que alguns pequenos partidos deixassem de o ser ou, até, que uns certos ensaios publicados fossem, na realidade e não apenas na ficção, os vencedores de algumas eleições.

Dou graças ao "Professor Martelo" por, aos domingos, ir ensinando a pouco e pouco o povo a entender o que se passa na política.

sexta-feira, agosto 26, 2005

Jo

Chegas amanhã,
Que já é hoje.
Contei as semanas,
Os dias,
Agora as horas
e em breve os minutos.

Em que te posso rever,
Cheirar com os meus dedos,
Beijar com os meus olhos,
Saborear com o meu nariz.
Como quando era pequenino
e chegava a casa
e a minha mãe tinha feito o meu prato favorito.

A minha mãe riu-se,
Quando lhe disse que morria de saudades.
Sorriu largamente e vi-lhe a alma brilhante.
Uma mãe sabe destas coisas.
Sabe quando o seu filho desespera profundamente,
Como um poço,
Um poço de paixão,
E carinho
E paixão
E saudade
E paixão
E amor.

Amo-te.

.
.
.

Entrego-te agora, por esta via, o meu coração. Mesmo que não o saibas, mesmo que não (me) leias por aqui. Já está usado, um pouco mal tratado, eu sei. Mas é o melhor que tenho em mim... Não! Mentira! É o melhor que tenho de mim! O melhor que tenho em mim és tu. Apoderaste-te dos meus lábios e da minha pele naquela noite em que tudo começou. Subiste-me à cabeça mais rápido que o vinho e, quando te fartaste das vistas, desceste ao meu sexo. Divertiste-te, e como, por lá (eu também). Subiste-me ao coração. Inteligente (mas também não queria de outra forma). De lá, como um adenovírus bondoso, foste bombeada para todo o meu ser. Estás nos meus olhos, na minha boca, fazes-me tremer as pernas de vez em quando, perder a cabeça, invades os meus sonhos, as minhas fantasias, tudo sem pedir licensa nem dizer obrigado no fim.
Como um toxicodependente não procuro a cura, apenas o vício. Sei que ele não acaba enquanto eu o alimentar... mas quem o pode deixar morrer assim, à fome, desamparado? Eu acolho-o de braços abertos, amparo-o, dou-lhe uma sopinha quente e um bocado de pão e, por fim, deito-o na minha cama, no meu colo, no meu regaço. Faço dele um regato, com cascata e tudo. Nele mergulho, dela mergulho, nado, chapinho, submerjo e tento suster a respiração, vou ao fundo apenas para ganhar mais impulso para subir e no fim, deito-me na margem. Exausto, deito-me sobre um dos lados e aninho-me em ti.

Benefícios Fiscais.. pode ser que pegue...

Ouvi hoje nas notícias, uma que me deixou boquiaberto! Então não é que os donos de terrenos com matas querem agora benefícios fiscais, para as deixarem limpinhas e menos susceptíveis a incêndios?

E o "representante" até dizia à boca cheia que certamente, com essa medida, as matas iam andar mais limpinhas. Só não percebo como é que o/a (n me recordo se era um ou uma) jornalista não se lembrou de perguntar, como é que ele tinha tanta certeza? Que garantia havia de que os senhores limpassem as matas e não se limitassem apenas a colocar os dados na declaração do IRS? Como é que o estado iria verificar quem é que tinha limpo a mata e, portanto, ter direito a benefícios fiscais? E como é que os benefícios seriam tomados? Bastaria limparem as matas uma vez por ano, antes da época dos incêndios? Ou teriam de a ter limpa durante os 3 meses mais quentes do ano? E porque não teriam de ter 12 meses por ano?

Se o estado aceitar esta alarvidade (o que, convenha-se, duvido), tb quero um benefício fiscal para não me tornar um porco asqueroso e não deixar a minha casa cheia de lixo que, em caso de incêndio e como moro num rés-do-chão, pode significar uma catástrofe em todo o prédio. Ainda por cima não tenho gás canalizado, é de bilha. E toda a gente sabe o que é que acontece quando a bilha pega fogo...

Aliás, crio logo uma CMARVA-SMC-CFU... Cooperativa dos Moradores em Apartamentos, Residencias, Vivendas ou Anexos - Sem Matas Circundantes - para o Combate aos Fogos Urbanos. Se este lobby não funcionar e forem precisas mais formas de luta já estão pensadas as seguintes formações:
- Como deixar a sua casa amontoar de lixo;
- Como impedir a esposa de limpá-lo e convencê-la a despedir a empregada;
- Como choramingar na TV por ajuda, depois de um incêndio, para que o estado se sinta obrigado, através da opinião pública, a dar subsídios.

Ora, como há muito mais gente a viver em ARVA-SMC do que em terrenos com matas, as hipóteses de este lobby ser bem sucedido, parecem-me ser francamente boas.

Serenidades...

Vi, li tudo. Tudo não! Quase tudo. Não se pode ler tudo porque, quando se lê, fica-se sem mais nada para ler... e apetece ler mais.

terça-feira, agosto 23, 2005

Auto-retrato



Eu, sou eu? Sou apenas um reflexo daquilo que me rodeia? Ou sou apenas o reflexo que vejo, naquilo que me rodeia?

segunda-feira, agosto 22, 2005

2 ma boyz... and girlz


Malta fixe. Apresentei-me humildemente e eles humildemente, mas despreocupadamente, me receberam. O grupo é grande, conhecem-se todos há anos, mas têm alguma paciência para o newbie, o peixe-fresco, da zone. O grupo é grande mas, um a um, vou conhecendo, fixando os nomes... não há pressa, chill out, sem stress. O surf é a paixão que têm em comum. Praticam, aprendem e ensinam (os peixes frescos como eu).

Obrigado!

Sempre que puder, retribuo! Podem crer!

"Bitch Asstrays"


Porque algumas pessoas nunca aprendem!

Só assim se compreende que, dia após dia, menos e menos cinzeiros de praia sejam levados, mas não devolvidos. A minha sobrinha tem mais juízo que muitos destes selvagens! Talvez não saibam ler... ela (a minha sobrinha), tem essa desculpa!

A inveja de Colombo

Para o Daniel.

A Inveja de Colombo é o quê? Quando começou? Como começou? Quem a começou?

Ela é, nada mais, nada menos, que a inveja que todos os homens, que estavam a seu lado, sentiram quando ele colocou o ovo em pé! Começou quando, seguramente, um dos presentes afirmou de peito feito (pela inveja) que "isso também ele sabia fazer" ou seja, ao invés de o terem congratulado por ter tido uma ideia da qual ninguém foi capaz, envergonhados por não a terem tido mais cedo (por tão simples ela ser), rejeitaram a ideia como fruto de um "desenrascanso" e não de um pensamento que, por ter sido simplificado, não implica não ter sido estruturado e metódico.

É isso que se passa, diariamente, em todas as sociedades, mas o seu expoente máximo é atingido quando envolve dinheiro, muito dinheiro. Tb assisti à, no meu entender, falsa polémica pela TV e afirmo que, a única coisa que se passa, é que muitas empresas, PT e não só, não acordaram para a realidade dos tempos da Internet. Duvido muito que a "Sª Casa" e/ou os casinos, consigam anular o patrocínio da Betandwin.com à Superliga! O GP de Portugal de Motociclismo do ano passado teve esse patrocínio, mas pelos vistos "passou ao lado" porque não era bola! Azar, agora há um precedente...

Opinião...

É aquilo que, quanto menos se pede, mais se recebe (gratuitamente).

quinta-feira, agosto 18, 2005

E eu que achava que...

Um orgasmo era uma coisa relativamente simples...

Como estava enganado :)

War of the worlds

Gostei mais do original... Ou o Splielberg está a perder qualidades, ou tem falta de alguém com tomates ao seu lado, para lhe dizer umas verdades! A sensação que fico, ao ver o filme, é a de que ele perdeu tanto tempo em torno dos ET, que se esqueceu de pormaiores como ter um argumento plausível. Parece que o Cruise e restantes actores estão ali a encher as cenas sem os invasores :(. Quase que dormi, num filme que se quer de acção e suspense!

Logo ao princípio, depois da tempestade de raios ter causado um EMP que parou tudo o que era aparelho electrónico, vê-se um gajo de câmara digital em punho a filmar um dos tripods! Please! E isto sem falar na equipa de TV que conseguiu filmar a tempestade propriamente dita e descobrir um alien a viajar nela... Os desenvolvimentos no filme são avulsos e até controversos...

Parafraseando o Homem que não consegue mentir: É muito bom, excelente, é bomzito... médio, fraco, fraquinho... uma merda! :(.

Cena má do dia...

Estar às 09:00 a rir a bom rir a ouvir o Nuno Markl na Ant3na e olhar para o lado e ver um funeral :S.

Sinceramente...

Com o último post, apetecia-me não mexer mais no blog e deixar aquela foto em grande destaque durante... sei lá! 1 semana, 1 mês... até me fartar! Mas pronto...

Tugas 2 - Cleopatos 0. Nada de mais a acrescentar, até porque não sou muito versado na matéria... mas quer-me parecer que o Pedro "ciclone dos Açores" Pauleta, sofre de uma frente fria... onde andam os golos?

Se nem em casa o ciclone se faz sentir...

terça-feira, agosto 16, 2005

Ha ha ha ha ha ha ha


Palavras para quê, se uma imagem vale por mil?

Mas esta vale 1 milhão... Não! 1 Euromilhões de gargalhadas!

ROTFLOL

segunda-feira, agosto 15, 2005

Pensamentos

Em Cabo Verde escrevi, pela primeira vez. Uma pequena crónica, de 24 páginas, mas fui fazendo o gosto aos dedos e, frequentemente, tinha de me abstrair do que estava a escrever para poder sair do quarto do hotel e ir divertir o corpo, além da mente.

Como não acredito que alguém a queira publicar (ó pra mim, do alto do meu ego), penso que a vou colocar aqui, depois de corrigida.

E agora, algo completamente diferente:

Quando estou sozinho no mundo, sou livre ou prisioneiro?

deLINQUEnte

Será um link que não aspira a apontar a nenhum HTML, na sua existência?

Actualizações

A RITITI foi corrigida... salvo seja :).

A coluna dos "linques", tb... novamente :).

Estou de volta...


Voltei daqui ...


Para aqui...


Felizmente moro aqui... senão enlouquecia!

terça-feira, julho 26, 2005

Last minute changes

Mesmo antes de ir de férias descubro que, para meter fotos no blog, não preciso do Hello e posso fazer directamente do browser...

Só me ocorre : Duh!

:D

Isto quer dizer que este blog vai entrar numa nova era... provavelmente influenciado pela Silly Season e a "tesão do mijo" de descobrir que posso inserir as fotos que quiser, quando quiser (olhó meu sorriso de Machiavel), o declínio deste blog vai ser profundo. Ali pelos lados das abissais :).

Nha Terra...

A partir de hoje, vou estar aqui...

http://www.caboverdeonline.com/









...

pois... tb tinha pensado nisso :).

domingo, julho 24, 2005

New Blog Order

Com o ir de férias, a vontade de deixar a casa arrumada é grande. Assim, (re)organizei os links, pois alguns deixaram saudades e outros lá deram uma posta da sua graça como quem diz "É pá, não nos coloques no O inconformado Memória" :). Isso é (quase) batota! :).

sábado, julho 23, 2005

O Arrastão - O Caldo (entornado)

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=184121

Certamente algumas vozes, as mesmas que antes achavam que a PSP e os Jornais tinham razão, agora vêm a público desmentir tudo e dizer que a PSP foi manipulada a produzir tal relatório.

Eu, por cá, sou levado a pensar o seguinte... Não tenho confiança nenhuma numa força policial que num dia diz alhos, noutro diz bugalhos, (des)comandada por um imbecil que, à revelia de uma atitude pensada e sensata, lança para o ar uma questão que lesou a imagem de Portugal em todo o mundo ao nível de um país anfitrião e seguro, quiçá à mercê de interesses mesquinhos e obscuros daqueles que temem que, por exemplo, Cabo Verde a conseguir unir-se à CEE como parceiro de Portugal abra um precedente (negativo) para a entrada de outros países não-europeus. Mas isto sou eu...

Vou voltar a ler só as partes a negrito (nem de propósito, a negrito, hehehe)...

Porque é que este é um blog de sucesso?

Não o meu blog... mas este aqui!

Eu não diria melhor... bem dito professor.

O meu mais recente vício...

S U D O K U
U D O K U S
D O K U S U
O K U S U D
K U S U D O
U S U D O K

Os easy já não dão pica... venham os medium.

As regras? As dicas? Li-as depois de ter feito o meu primeiro "puzzle". Não foram uma grande ajuda, :P. Agora vou lê-las para ver se me escapou algo :O).

Em relação ao post anterior...

Estou mesmo a imaginar a cena...

Recepcionista: Bom dia, em que posso ajudá-la?

Punk Wanna-Be: Bons dias, pode-me dizer se é aqui que me posso tornar punk?

R: Sim senhora, está no sítio certo. Tem aqui este formuláriozinho para preencher e depois entra na 2ª porta a direita para falar com o avaliador. Se ele a aceitar (é-nos requerido que digamos isto - aceitamos todos) irá ter 1h de curso intensivo de "Como ser um punk, para tótós" que inclui : Aula de "Como ter um look Punk em apenas 15 minutos" - pode incluir despir a roupa que traz vestida; Aula de 1 minuto de "Os ideais Punk e como os aplico"; e finalmente uma aula prática de 44 minutos - para não fazer má figura lá fora. Se passar no curso recebe uma coleira de picos, um Gel extraforte para fazer penteados weird (o look Prodigy está muito em voga) e um crachá a dizer "I'm a punk, I don't care" ou, é a escolha, "Fuck off".

PW: Mas disse-me que posso ter que tirar a minha roupa?

R: Sim, esses cor-de-rosa não ficam bem, a não ser no cabelo ou nas unhas, esqueça as florzinhas e... peixinhos na roupa, só se forem piranhas. Nós podemos fornecer a roupa que vai passar a vestir, com a vantagem de ser vendida a preços de fábrica. Você não tem uma única peça de roupa preta... não leve a mal, é uma Beta?

PW: Pois, nota-se muito não é? E o que fazem à minha roupa?

R: Queimamos qualquer ligação com o passado!

(...)

4 anos depois...

Punk Assumida: Bons dias.

R: Bom dia, então de volta? Em que posso ajudá-la?

PA: Bem, isto foi giro nestes 4 anos. Mas...

R: Quer desistir? Não tenha problemas! É normal, sabe, o movimento punk já morreu há muito tempo, nós é que acreditamos que há pessoas que necessitam de passar por essa fase e então identificámos este nicho de mercado, que não tinha um produto, e lançámos um produto inovador. Mas logo à partida sabíamos que é um produto com uma vida útil limitada, pelo que desenvolvemos mais alguns produtos, mais fashion... Posso interessá-la num "Como atingir o Nirvana, para tótós", com uma estadia de um fim-de-semana numa autêntica estalagem tibetana, ou num "Como a minha vida mudou depois de fugir para uma ilha (quase) deserta, para tótós"? Há um desconto para quem tenha já ficha connosco!

Ex-PA: Não, obrigado, vou tentar encontrar um rumo para a minha vida... se calhar vou virar-me para as artes.. escrever um livro, plantar uma árvore... ou pintar... ou realizadora de filmes, quem sabe?

R: Olhe que você acabou de nos dar mais umas ideias para novos produtos... "Como encontrar o rumo à minha vida, para tótós" é capaz de ser um produto complementar a todos os outros que temos. Se o lançarmos teremos todo o prazer em lhe oferecer qualquer dos outros cursos, à escolha. Aqui tem esta chavinha, os seus pertences pré-punk estão no cacifo 123.

Ex-PA: Mas, não disse há 4 anos qq coisa como que queimavam os traços passados?

R: É-nos requerido que digamos isto, por obrigação contratual, com cláusula de confidencialidade até à desistência do participante e sob pena de despedimento, por forma a afastarmos os menos decididos e aumentar o valor estrutural e intrínseco do curso. Obrigado pela preferência, esperamos que tenha gostado :D (grande sorriso).

"Fui punk durante 4 anos..."

Uma amiga minha conheceu uma realizadora que foi punk durante 4 anos...

Espero que tenha gostado da estadia...

domingo, julho 17, 2005

Ordem na casa

Na natureza nada se perde, nada se ganha, tudo se transforma. O meu blog mudou hoje um pouco mais. A coluna dos links foi (re)organizada. Já merecia.

Alguém vire aí o frango...

Não pode ser! Desde dia 14 que não há churrasco? Foram passar o fds fora? :)
E eu a bulir!
Não há direito! :(

O Arrastão - O Escaldo

Este post está excelente!

Some people...

... just don't know when their standing in the middle of a lose-lose situation.

É incrível como, algumas pessoas, quando confrontadas com situações desagradáveis, mas inevitáveis, escolhem sempre a pior.

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta"
Autor: Einstein , Albert

A família...

Acerca deste post...

Até há cerca de 1 ano atrás, altura em que terminei com a minha ex-namorada, percebi que nunca tinha dito à minha família que os amava, o quanto os amava. Já o tinha dito a algumas (porque só o disse quando o senti) namoradas, mas nunca o tinha dito aos meus pais (excepto naqueles postais do dia do/a pai/mãe que se fazem na primária) ou aos meus irmãos e isso soava-me a algo estranho. Porque razão eu era perfeitamente capaz de olhar alguém, a quem eu era capaz de dar o meu coração, nos olhos e dizer, sem quaisquer pruridos, que a amava e não era capaz de o fazer com alguém que me tem acompanhado, cuidado, protegido, aconselhado e, sobre tudo, amado desde que eu nasci?

Tratei de corrigir esse problema rapidamente.

Teoria da conspiração

Uma das razões pelas quais as pessoas tendem a não acreditar nelas é a de que é muito mais fácil acreditar na mentira do que investigar a verdade! É muito mais fácil acreditar que as pessoas que elegemos para tomarem as melhores macro-decisões o fazem com base no que é melhor para nós e não nos seus interesses. É muito mais fácil pensar que o sistema judicial é isento em toda a sua pirâmide, desde os magistrados aos polícias de giro, que o combate à droga e ao crime é feito da melhor forma possível e não que as poucas notícias que se vêm são migalhas atiradas aos olhos dos contribuintes. É muito mais fácil pensar que o racismo é algo marginal, que está praticamente erradicado excepto na cabeça de alguns mentecaptos e/ou incultos...

Eu não digo que isto seja verdade, mas que há realmente muitas coincidências... há! E sinto um ligeiro cheiro a esturro, mas não sei de onde vem...

sexta-feira, julho 15, 2005

True Tones

Ouvir um telemóvel tocar Eric Pridz - Call On Me - e não aparecerem umas gajas a dançar em poses "aeróticas", não tá com nada!

:)

quinta-feira, julho 14, 2005

Ovelhas Suicidas

Na Turquia uma ovelha atirou-se de um penhasco e as cerca de 450 que lhe seguiam, foram atrás...

Isto dá um novo significado à expressão "parecem um bando de carneiros".

A comunidade científica mundial está a analisar as causas de tal comportamento, mas ao momento não emitiu qualquer comunicado.

A União Europeia está a averiguar as causas, uma vez que a Turquia pretende aderir à CEE, com medo de que o-que-quer-que-tenha-sido-aquilo se pegue às ovelhas europeias em caso de adesão.

Os EUA estão a verificar se as ovelhas fazem parte de um treino da capacidade das ovelhas seguirem ordens cegamente. Temem que estas possam ser usadas como ovelhas-bomba.

O Presidente da República Portuguesa já se mostrou preocupado com a situação.

terça-feira, julho 12, 2005

baSIN CITY

"Pullin' that trick made you feel powerfull? Power don't come from a badge... a gun... power comes from lyin'... Lyin' big n'get the whole damn world to play along with you.
Once you got everybody agrein' with what they know in their hart's ain't true, then you gott'em by the balls.
There's what, maybe? 500 people in this hospital... I could pump you full of bullets right now, and I wouldn't even be arrested. Everyone would lie for me... everyone who counts..."

Uma das maiores verdades do mundo actual. Vejo-a todos os dias e, no entanto, a maioria das pessoas prefere jogar com ela ao invés de a denunciar. Têm todos tanto assim a perder? Mais do que a sua alma, a sua integridade, a sua honra, o seu respeito? Como conseguem essas pessoas olhar-se ao espelho dia após dia? Eu não conseguiria.

segunda-feira, julho 11, 2005

A morte dos cisnes

Como não podia deixar de referir, aqui vai:

http://balletgulbenkian.blogspot.com

Sinceramente não me interessam as razões pelas quais a Administração da Fundação decidiu extinguir a companhia. É uma instituição privada, com fundos próprios e, portanto, dona do seu nariz!

Mas há uma pergunta que me assola... porquê nesta altura? Porque não no final da época, já que os espetáculos estão (estavam) todos marcados, os ensaios em curso... Porquê desta forma? Estará a Gulbenkian de tanga também?!

Nah :(.

domingo, julho 10, 2005

Um mês depois...

Ao Superintendente do Comando Metropolitano de Lisboa,

O meu muito obrigado! Obrigado por ter lesado a imagem de Portugal a nível internacional. Realmente nem o Alberto João, com as teorias sobre os chineses, conseguiu dar tanto destaque (negativo) a Portugal como país anfitrião, acolhedor e bom recebedor de turismo!

http://www.eraumavezumarrastao.net/

Eu, na minha ignorância, pergunto-me se será possível alguém daquele posto não ter conseguido, como o próprio indica, desmistificar toda esta questão em minutos ou horas (quanto mais semanas, ou meses - dado que faz hoje um mês). Eu, na minha ignorância, não acredito. Eu, na minha ignorância, acho que o principal beneficiado desta teoria do arrastão foi o próprio "Super" pois, passando a fase negativa e entrando em rescaldo, obteve mais meios e mais "atenções" por parte do governo... é algo a que os incendiários chamam de "teoria da terra queimada"... deixar arder para depois reconstruir!

Só me pergunto, na minha ignorância, como é possível que este "senhor", ainda esteja a desempenhar funções!?

:(

Queria agradecer ao Troll Urbano por ter pegado na lebre.

quinta-feira, julho 07, 2005

Atentados em Londres

À hora de almoço, na RTP, um sr. General, todo pomposo, afirmava com a mesma certeza do Gajo de Alfama que "Aquilo (estou a falar de memória, mas era +- assim) eram os Muçulmanos Britânicos que eram aliciados pela Al-Qaeda e aderiam às suas causas".

Ora eu, na minha ignorância, pergunto-me que fontes tem o dito sr. General para afirmar tal coisa... teria ele tido acesso ao ADN de um dos bombistas e ter sacado todo o historial dele no MI5?

quarta-feira, julho 06, 2005

Descobri quem é o Pipi!

É verdade, já não é só a bomba que sabe :)...

Hoje de tarde, no jornal da uma, aparece o advogado do Bibi a dizer (perante a apresentação de um requerimento de que o Bibi, sendo o único arguido em prisão preventiva, saia em liberdade):

"Ou há moralidade, ou comem todos"

Ora esta é a frase mais famosa do Pipi e, bem vistas as coisas, faz sentido... o Pipi é o advogado do Bibi.

:)

terça-feira, julho 05, 2005

Jardim Poluído

A pérola do Atlântico foi conspurcada (novamente).

Mas nem tudo é mau! Segundo fontes bem implantadas a Frente Nacional pretende mudar a sua sede para a Madeira e começar aí, finalmente, a luta pela libertação da Madeira do poder central do "contenente". Fonte próxima do líder da Frente (a quem carinhosamente apelida de maquinista - ???) afirma que ouviu nas suas costas (o que lá fazia, não sei) "Madeira Independente, Já".

Espero que o Compaio não se oponha!

Uma sondagem de rua a duas pessoas obteve as seguintes declarações:
- E não se pode oferecê-lo aos espanhóis?
- Podiam tê-lo mandado para Macau antes de o devolvermos à China!

Fedeu-se!

E agora?

segunda-feira, julho 04, 2005

Melancolia

É estar à beira de um abismo e saber que, com um pequeno passo - para trás ou para a frente -, tudo se resolve.

(des)Ilusões

Há pessoas que nos desiludem porque contamos com elas e não correspondem às expectativas...

E há pessoas que nunca nos desiludem porque podemos contar com elas para nos desiludirem sempre!

segunda-feira, junho 27, 2005

Aprisionei o céu

Hoje fartei-me de olhar para aquele céu azul e zombeteiro, altivo e gozão e aprisionei-o.

Coloquei um espelho, no fundo de uma caixa, bem no meio da rua e, devagarinho, fui espreitando para dentro dela a ver se ele lá estava.

De um salto coloquei-lhe uma grade em cima.

(Os minutos seguintes foram passados comigo em pé a admirar o céu por debaixo dos meus pés.)

Senti-me um Deus enquanto o pisava, lhe dava ou retirava sol, deixava que os pássaros e as nuvens nele viajassem.

Senti que estávamos quites.

Mais do que isso!

Senti que ele tinha entendido que lhe poderia fazer aquilo sempre que quisesse.

"Desci à terra".

Acocorei-me junto da caixa e sorri enquanto lhe retirava a grade de cima.

Olhei para cima e ele sorriu de volta para mim.

sábado, junho 25, 2005

Caça aos cães de luta

Sendo dono de um Rottweiller e, obviamente, sendo um dos otár... honestos que o legalizou devidamente, porque não tem nada a esconder, não posso deixar de reparar que, como em tudo, as leis que determinam se um cão é "potencialmente perigoso" (termo designado na lei), ou não e inclusive as medidas aplicadas a estes são, no mínimo, discutíveis. Diria até avulsas e caricatas e isto sem chegar às medidas de fiscalização impostas as quais, se existem, até agora só as vi no papel!

É que, convenhamos, estas leis feitas sob pressão e sem devida informação mais não servem do que chatear aqueles que, já antes dela existir, a cumpriam e tinham normas de conduta aplicadas aos seus bichos de companhia. Mas o que é facto é que, ainda hoje, continuam a haver lutas de cães patrocinadas por interesses mesquinhos daquilo que promete vir a ser um lucrativo negócio negro em Portugal como, de resto, se passa um pouco por todo o mundo.

Este post veio no seguimento de, a caminho do trabalho, ter-me cruzado com um automóvel que, no seu vidro, rezava +- assim "Ninhada de Pit Bulls disponível. Contacto xxxxxxxxx". É exactamente aqui que quero chegar e será aqui nesta base que apresentarei, que divirjo da lei. Os cães, todos eles, precisam de progenitores para nascer. Ora se não se conseguem controlar os progenitores, porque é impossível ir porta-a-porta perguntar se tem cão e pedir a respectiva licensa (embora se possa e deva, fazê-lo na rua mas não conheço caso nenhum), porque não controlar as ninhadas? Basta colocar uns poucos agentes a pesquisar anúncios nos jornais, sites e ao mesmo tempo "educá-los" para serem sensíveis a outras formas de escaparem a este controlo geral - como colocar o anúncio no vidro do carro ou no veterinário da zona - para depois enviar alguém a casa dessas pessoas para verificar se está tudo em ordem. Caso não esteja apreendem-se os animais até que o dono os legalize devidamente. Se este não o fizer, bem, estes cães, devidamente treinados, serão óptimos ingressos nas forças da ordem e os donos, obviamente devidamente identificados aquando da apreensão, responderão em tribunal.

Obviamente isto só não basta, não é uma fórmula milagrosa! Há que haver vontade política e social para resolver os problemas dos animais de companhia, nomeadamente implicar a "chipagem" e/ou tatuagem a todos os animais de companhia e verificar regularmente, seja nas ruas, seja através das ninhadas, seja através de um controlo de dados veterinários, para que este problema, tal como o problema do abandono dos animais quando já "não interessam" aos seus donos, comece a ser combatido eficazmente. Só assim se conseguirá incutir a responsabilização não só de quem tem animais de companhia, mas também de quem mora na vizinhança destes. Há que entender que se, o vizinho do prédio ao lado cuja cadela estava prenhe, teve uma ninhada e esta não foi devidamente registada, então estamos perante um potencial criminoso que deve ser denunciado às autoridades sob pena de, um dia, o nosso Bobby ser raptado no meio da rua ou mesmo do quintal, para servir de "treino" e/ou, então de ver os Bobbies e as Ladies que não foram vendidos, andarem aos caixotes, abandonados, no meio da rua!

sexta-feira, junho 24, 2005

O Arrastão - A Mudança

O Ministro das Pescas já mandou mudar o nome dos Arrastões de Pesca, por causa da conotação negativa associada ao nome das embarcações.

Ao momento desconhece-se qual o novo nome mas será algo do género:

"Esforço Violento e Impetuoso de Pesca"

de acordo com fontes próximas de Edite Estrela.

quarta-feira, junho 22, 2005

O orgasmo feminino...

Isto vai dar pano para mangas, mas para já fica por aqui...

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=164096&idCanal=10

depois de ler o texto surgiu-me uma dúvida... o "levar aos céus" tem escalas? O que acontece quando se leva alguém à lua? A lua está para além do céu!

;c)

Sobre Álvaro Cunhal

Não gostava dele. É um facto. Não me prendo ao politicamente correcto de sublinhar apenas as qualidades esquecendo os defeitos (e, inclusive, que muitas dessas qualidade, dependendo do ponto de vista, podem ser defeitos). Mas respeito-o, aliás sempre o respeitei, pelo homem que foi, pela figura política que foi.

O PCP perdeu o seu Pai, vamos ver se o "neto" toma melhor conta da casa porque o "filho" era um banana que soava sempre a uma cassete gasta (devia ser da sibilação). Vamos ver agora como reagem os "reformadores" se voltam à carga, se integram outros partidos ou, até, criam um novo!

O Arrastão - o rescaldo

Este é um assunto que, pelo que tenho visto, tem sido tratado de formas díspares. Desde minimalismos a hipérboles tem havido de tudo varrendo todos os quadrantes sociais e políticos.

Este post vai ser sucinto:

Quem quiser conhecer as razões pelas quais "os pretos" são excluídos socialmente, pode inscrever-se numa associação humanitária e fazer trabalho de voluntariado (ou mesmo remunerado), projectos, etc. Visitar as cadeias, visitar os bairros, falar com as pessoas. Ver as condições em que os pais deles são obrigados a viver, ver o tempo que eles (não) têm para educar os filhos, ver e/ou compreender como é fácil para um criminoso, sob a alçada de uns quantos euros, aliciar uma criança a cometer pequenos delitos e, em poucos meses, criar um mini-criminoso profissional. E não talvez perceber que isto acontece só com "os pretos". Há muitos brancos nestes bairros nas mesmas condições, mas esses não interessam à extrema direita (afinal a culpa deles estarem ali é "dos pretos" que lhes roubaram o trabalho), nem às forças de segurança (quantos "pretos" existem nelas?) nem aos jornalistas (não vende jornais, nem cria manchetes).

Até lá poupava-se muito latim. . .

segunda-feira, junho 06, 2005

Ái-me béque

Ainda ontem me dizia o meu amigo Stephen, enquanto nos banhávamos ao sol e nas (frias) águas do Magoito "Não tens actualizado o teu blog".

É um facto. Tive algum vontade mas um sobrinho novo e mais de 3 semanas de sonos trocados fazem isto a um homem :).

Entretanto, e mercê dos emails que ele me manda, pude seguir as polémicas do cada vez melhor Frangos para Fora!

30(e um) anos depois do 25 de Abril...

E eis que parece que o tempo voltou atrás... este discurso, com mais de um século, tão bem se aplica aos dias de hoje...


" Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta (...)

Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta ate à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados (?) na vida intima, descambam na vida publica em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira a falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na politica portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro (...)

Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do pais, e exercido ao acaso da herança, pelo primeiro que sai dum ventre, - como da roda duma lotaria.

A justiça ao arbítrio da Politica, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas;

Dois partidos (...), sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes (...) vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se amalgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, - de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar (...)"

Guerra Junqueiro, in "Pátria", escrito em 1896

quarta-feira, abril 27, 2005

Baleias no deserto?

E esta, hem?

:)

A Natureza não se engana nem se deixa enganar...

E não é que os Católicos até podem ter alguma razão nos ensinamentos?

http://www.fact.on.ca/news/news0207/ts020701.htm

Obviamente sou a favor da pílula, quando se trata de uma parceira fixa, namorada ou amizade colorida (partindo do princípio que nenhum "brinca por fora" ou, se o faz, que o faz com preservativo - sempre)! Se antes já era, agora então...

Mas a bela da camisinha sempre à mão :).

Anjinhos?

Como poderia discordar?

Halos

:cD

quarta-feira, abril 20, 2005

A perfeita desculpa.

Quem pensa nos cientistas, com aquela imagem de computer nerds ou então aqueles ratinhos de laboratório que só pensam em trabalho... pense duas vezes :cD.

"Podemos dizer que o homem é influenciado sexualmente por uma substância denominada Feromona. Esta substância actua no ser humano de uma forma inconsciente, condicionando os seus comportamentos sexuais. As Feromonas são substâncias químicas inodoras, que são transportadas pelo ar através do cheiro que qualquer pessoa liberta para cativar o sexo oposto.

É, então, possível ser encontrado no homem um órgão responsável pela recepção das Feromonas. Este órgão, só muito recentemente descoberto e objecto de estudo, é designado cientificamente por Órgão Vomero-nasal ( OVN ) ou " Nariz Sexual ".Para além dos cinco sentidos conhecidos no ser humano e que lhe permitem receber estímulos sexuais, das mais variadas espécies, o Órgão Vomeronasal, constitui um 6º Sentido, visto também ele fornecer informações ao homem, que neste caso são as feromonas, na sua actividade humana.

Portanto, o homem não foge à sua natureza animal, uma vez que as suas relações sexuais se baseiam também na troca de substâncias químicas."

Até as florzinhas gostam...

segunda-feira, abril 18, 2005

Porque me toca a mim...

Para já em projecto, um Sindicato de Informáticos...

Para defesa da classe, embora em todas hajam pessoas sem classe, mas porque é de pessoas que se fala. Quer-se debater ideias, conhecer problemas. Tem pernas para andar (o blog, pelo menos). Afinal o mundo informático é tão vasto, que até para os próprios é desconhecido.

Um bem hajam.

Cai-cai

As corridas de MotoGP deste fds, no Estoril, foram mais mornas que as de Jerez, mas uma coisa serviu para animar o espetáculo... a chuva e, consequentemente, as novas regras relativamente aos procedimentos quando chover!

Ver os pilotos naquele bailarico de cai-não-cai ao travarem, ou acelerarem, em cima de poças de água causa o mesmo efeito do que ver uma boazona a correr no parque de calças de licra e top cai-cai! ;cD

sexta-feira, abril 08, 2005

Yeti

A mulher perfeita não existe!
Eu quero é a mulher que é perfeita para mim...
(eu)

Liberdade

“A liberdade é uma necessidade humana; Talvez até seja mais do que humana. Eu tenho um gato. Ele é bem alimentado, bem tratado, e dá-se-lhe tudo aquilo de que ele precisa. No entanto, sempre que encontra uma janela aberta, foge…”

(Dalai Lama)